EXISTE O MOMENTO CERTO DE EMPREENDER?

Em diversos os momentos da vida, com bastante frequência, questões ligadas à nossa vida profissional vêm ao pensamento. E, diante da atual situação de crise econômica, crise da saúde pública e isolamento social, onde alguns fazem home office, alguns estão ociosos e muitos estão aflitos por não saberem como será o futuro ou quando conseguirão um novo trabalho, é natural que perguntas como: ‘o que devo fazer?’,  ‘eu deveria me arriscar e empreender?’, ‘este é o momento certo?’, venham à tona, trazendo as mais profundas reflexões. Kadú Pimentel, empresário de sucesso há oito anos aponta. “O momento certo é interior, não exterior. É quando nosso coração manda, quando nossa alma pede por essa mudança”, diz.

Partindo deste ponto, desta força interior que desabrocha nas pessoas como uma nova verdade dentro de cada um, Kadú conceitua o empreendedorismo como o processo de produzir e criar novas oportunidades de valor para você e para outras pessoas, que pode ocorrer dentro ou fora dos negócios, lançando mão dos recursos que você dispõe para conquistar resultados positivos. “E, é a partir do momento que você compreende este conceito, que você percebe que pode empreender como empresário, mas também como funcionário, como autônomo, como pai, como mãe, só basta inovar e agir”, orienta.

Decidir ser empresário não será tarefa fácil, principalmente porque será necessário abrir mão de determinados conceitos e padrões para que se realize com êxito a função. “Para quem hoje é funcionário e quer empreender, será preciso passar por uma mudança drástica de mentalidade e de comportamento. Esse é o maior desafio de quem decide empreender um negócio próprio, pois está amarrado a conceitos, teorias, atitudes e moldes mentais que não funcionam no universo empreendedor”, explica.

Como empresário, o comando é seu, mas as vitórias e as perdas também. “Um empreendedor trabalha mais, investe mais, perde mais, ganha mais, estuda sem parar, não tem hora para entrar e nem para sair do trabalho, compreende que  ganhar dinheiro é normalmente objetivo de longo prazo, é ímã e solucionador de problemas, entre tantas outras transformações”, comenta.

Na vida de Kadú, empreender veio no momento de maior desafio. E, o ponto de início nessa jornada aconteceu entre 26 e 27 anos, quando ainda atuando como advogado enfrentou dificuldades financeiras. “Eu estava quebrado e infeliz. Empreendi quase que por acaso, em um momento de desafios profissionais na advocacia, desafios financeiros e pessoais. Foi quando iniciei meu primeiro negócio próprio dentro do segmento das vendas diretas e tive que me reinventar, que me recriar, que me desenvolver, que descobrir formas diferentes de produzir e, a partir deste processo, me apaixonei e encontrei minha verdadeira vocação”, conta.

O melhor empreendedor será o mais preparado. Aquele que conseguir, além do preparo, compreender que empreender não significa exatamente seguir padrões preestabelecidos, mas sim, criar novos. “Talvez se tornar dono de um negócio seguindo um padrão predefinido seja mais simples (não mais fácil), do que empreender algo do zero absoluto. Por exemplo, o modelo de franchising, onde você paga pelo know-how, pelo método já testado e aprovado e apenas reproduz o que já funcionou em outras situações. Por outro lado, ao construir seu negócio partindo do zero você poderá colocar o seu jeito, suas ideias, suas maneiras, seus toques especiais, tendo mais flexibilidade criativa. Tudo é uma questão de escolha”, afirma.

Mas, para empreender, é necessário antes decidir no que vai investir. Portanto, o principal ponto de partida é começar decidindo qual será o segmento e de que maneira, adquirindo uma franquia ou iniciando um negócio do absoluto zero. Mas, também é importante que você conheça e se interesse pelo segmento de atuação. Segundo Kadú isto é algo fundamental para a sua tomada de decisão. “Uma pessoa que não gosta e não entende nada sobre moda, não deve aventurar-se em uma boutique. Ganhar dinheiro não pode ser o único fator decisório”, afirma.

Kadú Pimentel da algumas dicas:

Apegue-se ao valor que pode criar às pessoas com o seu projeto, produto, serviço, negócio. Esse deve ser o guia de todo e qualquer empreendedor;

Faça um plano de negócios para conseguir, minimamente, estruturar o negócio e prever seus resultados;

Preparar-se acima da média. Estude, mergulhe de cabeça no projeto e cerque-se de bons profissionais e boas pessoas. Afinal, será fundamental também no processo.

O momento é você quem faz, as escolhas são suas e onde, com o que e porquê começar também são decisões que nascem no sentimento do fazer por você, do desenvolvimento pessoal e profissional, do construir algo de valor e do querer estar sempre preparado para uma crise, pois mesmo empresário, elas não desaparecem, mas com as corretas habilidades empreendedoras, passará com muito mais tranquilidade por elas. “Nunca esqueça que empreender está relacionado com assumir riscos, porém, também se relaciona com conquistas grandes recompensas e alto nível de satisfação e realização pessoal. Eu acredito que vai valer a pena empreender se aquilo que pretende fazer esteja alinhado com seus objetivos, com seu propósito. Se realmente te traz aquela sensação gostosa de trabalhar sem ver o tempo passar, de inquietude, de vontade de produzir incansavelmente, de construir algo de valor para a sociedade, de completar a lacuna que falta na sua vida profissional, então já existe um empreendedor dentro de você!”, finaliza.

Empresário no segmento de Marketing de Relacionamento, palestrante e investidor, desde 2012, Kadú Pimentel, nasceu em Amparo, interior do estado de São Paulo, nos berços de uma família típica brasileira: sem posses, sem luxos materiais, porém abundante no amor, na fé e no trabalho duro. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, descobriu anos mais tarde sua vocação no mundo dos negócios e rompeu com absolutamente todas as previsões, o que o levou ao seu primeiro milhão de reais aos trinta anos. Atualmente lidera uma rede internacional de distribuição de produtos de antienvelhecimento que já faturou quase meio bilhão de reais.

 

Foto: Empresário Kadú Pimentel.

Crédito: Divulgação.

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