EXPOTROVA 2019 NO CIESP CAMPINAS

A Galeria do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas divulga trabalhos dos trovadores de Campinas, durante todo o mês de abril. Trata-se da Expotrova 2019, exposição que reúne painéis com 32 trovas  dos membros da Seção Campinas da UBT, União Brasileira dos Trovadores. Trova é uma modalidade de poesia e este ano o tema da mostra é a palavra DOCE e cognatas. A exposição pode ser conferida até o final do mês, no Ciesp Campinas, que fica na Rua Padre Camargo Lacerda, 37,bairro Bonfim, no horário comercial. Acesso gratuito.

A abertura da exposição ocorreu na última terça-feira (02/04), no CIESP, com a presença da Presidente Nacional da UBT, Domitilla Beltrame, a presidente da Seção Campinas, Vania Figueiredo, o presidente do Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores, Vicente, Montero, artistas, músicos e convidados. O evento contou, também, com a apresentação do coral Me Chama Que Eu Vou”,  que entoou o hino dos trovadores e outras canções.

O evento acontece pelo segundo ano consecutivo no local. Além da exposição, a Expotrova também marcou a premiação de um concurso realizado em âmbito municipal. Os trovadores concorreram em duas categorias: Lirico/Filosófica e Humor, sendo premiados, na primeira, Geni Dagnoni, Kátia Sentinaro, Lisa França e Lu Narbot. Na segunda classificaram-se Lia Cavellucci, Flávio Levy e Ilca Bressan.

A União Brasileira de Trovadores (UBT) é a mais antiga entidade exclusivamente poética no Brasil. A entidade é filiada à Organização Mundial de Trovadores (OMT). Em Campinas, é representada pela Seção UBT Campinas, cuja Presidente é a trovadora Vânia Figueiredo.

Desde que nasceu, como Delegacia, em 2017, a entidade vem realizando a cada ano o seu evento maior, a EXPOTROVA, para divulgação junto ao público  da beleza desse tipo de poesia.

 

 

A trova

A trova é uma poesia em apenas quatro linhas, cada uma delas com sete sílabas sonoras, não apenas gramaticais; Isso  a torna ao mesmo tempo difícil e atraente, pois dentro das quatro linhas tem que caber um pensamento completo.

 

Fotos 1 e 2 – Lançamento da Expotrova 2019 no Ciesp Campinas

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

HÁ DIFERENÇA ENTRE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DE DOENÇAS?

Inúmeras enfermidades importantes podem ser evitadas com prevenção. E o antecipar-se a problemas de saúde …

Facebook
Twitter
LinkedIn