FÁBRICA DE BRINQUEDOS AJUDA NO CONTROLE DA PANDEMIA

Uma inovação muitas vezes nasce de setores que não fazem parte de sua referência. Durante a pandemia da Covid-19, algumas empresas descobriram essa possibilidade ao pensar em novos caminhos, seja para tentar reduzir a velocidade de contaminação do vírus ou para tentar enfrentar os tempos difíceis com a queda nas vendas. A fabricante de brinquedos Elka, que tem 65 anos de atividade no Brasil na fabricação de brinquedos para a primeira infância, integrou esse coro.

Segundo Eduardo Kapaz Junior, COO da Elka, a empresa tinha a expertise da produção de itens com termoplástico (TPE), o maquinário e a vontade de ajudar a resolver o problema da falta de máscaras para os consumidores no início da pandemia. A planta produtiva da indústria passou a abrigar um espaço dedicado para a fabricação da Oto Mask, uma máscara de proteção reutilizável, feita com material antimicrobiano com nanotecnologia que é lavável, equipada com filtro descartável e previne contra a contaminação do SARS-CoV-2.

Tecnologia

A nanotecnologia em questão são micropartículas de prata, composto produzido pela Nanox Tecnologia, que são capazes de inativar em mais de 99% a carga viral do novo coronavírus por contato em até 2 minutos, no caso da Oto Mask. Segundo Daniel Minozzi, CMO da Nanox, o processo de inativação do coronavírus, ao ter contato com o TPE se dá a partir da reação das micropartículas de prata ao vírus. “Ele entra em contato com a prata e passa por um processo de oxidação, que ocasiona a quebra de sua membrana e faz sua inativação”.

A Oto Mask também chama a atenção por seu design diferenciado, cujo formato é maleável e conta com duas válvulas nas quais os filtros são inseridos, ajudando na filtragem dos microrganismos, incluindo o SARS-CoV-2.

Para garantir uma proteção eficaz, a máscara de proteção da Elka atende as necessidades dos consumidores finais, empresas e profissionais de saúde oferecendo duas categorias de filtros: cirúrgica e PFF2.

Os filtros que integram o grupo cirúrgico são voltados para o uso por consumidores finais. Contam com camada tripla e capacidade de filtragem superior a 95% e tem prazo de validade de 4 horas de uso. Já os filtros da categoria PFF2 tem como foco oferecer uma forte proteção aos profissionais de saúde. Seu índice de filtragem é de 97%, maior do que o exigido pelo Inmetro, que é de 94%, além de estar em conformidade com as análises da RDC 142 do Ministério da Saúde e ABNT NBR 13698 que atestam equipamentos de proteção respiratória. Ele perde a eficácia a partir de 8 horas de uso e é próprio para ambientes hospitalares, onde há a maior circulação do vírus.

Adequação e certificação

A Elka teve que promover algumas mudanças em sua planta industrial para apostar na produção da Oto Mask. De acordo com Eduardo, um terço da área produtiva passou a ser dedicada somente para a produção da máscara, seguindo as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fazer a fabricação do produto com segurança. “Tivemos que isolar a área, desenvolver moldes para os filtros, separar as máquinas de lugar e deixar um ambiente focado somente na Oto Mask”, conta.

O projeto da máscara foi para o papel pouco tempo depois do início da pandemia e em 60 dias já estava gerando seus frutos nas máquinas da empresa. “É um projeto que normalmente leva um ano para ser concluído. Investimos em vários testes, análises de conformidades, entre outros e em dois meses nossa primeira máscara já estava sendo produzida”, enfatiza Eduardo.

A Elka tem a capacidade de produzir entre 300 mil e 400 mil máscaras de proteção mensalmente, o que deixa a empresa confortável quando acontece o aumento da demanda.

Além de atender às normas técnicas, a Oto Mask tem a chancela de aprovação do Instituto Falcão Bauer de Qualidade (IFBQ), um dos órgãos mais importantes de certificação de produtos e sistemas, que tem grande representatividade na área de saúde.

Perfil e custo/benefício

A Oto Mask tem como um de seus principais diferenciais a possibilidade de ser lavada sem perder a capacidade de proteção contra a Covid-19. Segundo Minozzi, da Nanox, as micropartículas de prata são misturadas com o termoplástico no momento da produção da máscara, o que impede a ineficácia de ação do composto. “Enquanto o produto tiver vida útil, ele estará protegendo contra o coronavírus”.

Disponível em diversas cores, as máscaras de proteção da Elka custam entre R$ 14,99 a R$ 39,99, com elástico comum ou de silicone. Segundo Eduardo, elas caíram no gosto de um público final com estilo e personalidade, como cabeleireiros, tatuadores, profissionais de estética, fisioterapeutas, que têm contato direto com as pessoas. “São nichos de público bem fiéis ao nosso produto”, enfatiza o CEO.

Indy Kapaz, engenheiro industrial da companhia, coloca no lápis a relação custo benefício da Oto Mask, mostrando que, ao final, há economia na opção pela máscara, além de maior proteção. “O filtro sai R$ 1,50 o par. Uma máscara descartável custa em torno de R$ 3,00. Ambos têm o mesmo prazo de eficácia. Em dois meses já é possível sentir a diferença no bolso”.

Futuro

De acordo com Eduardo Kapaz, a máscara é muito bem aceita pelo público final e que responde pelo maior core da compra da Oto Mask. O produto hoje é responsável por 3% a 4% do faturamento da Elka. “Parece ser pouco, mas quando é transformado em valores, o montante é significativo”, afirma.

Para os próximos meses, a intenção é intensificar a disseminação do produto no mercado de saúde, incluindo médicos e dentistas, enfatizando a adoção da máscara como um item de uso permanente, não somente em fases de pandemia. “Eu acredito que as pessoas entenderam a importância de usar máscaras e que estaremos sempre suscetíveis a sermos contaminados por microrganismos que ficam cada dia mais fortes e resistentes”, conclui.

Criada em julho de 2004, a Nanox® é uma empresa pioneira em nanotecnologia que produz e desenvolve soluções com materiais inteligentes para multimercados em parceria com empresas inovadoras. Composta por modernas áreas de produção, laboratórios de controle de qualidade, desenvolvimento de produtos, suporte técnico, científico, de marketing e uma equipe multidisciplinar qualificada, a Nanox® segue diretrizes de elevado nível de gestão e transparência. Com as diversas patentes de novos produtos e de aplicação, suas marcas registradas e suas premiações ao longo de seus anos de existência, a Nanox® diferencia-se pela capacidade de transformar o conhecimento de nanotecnologia em soluções úteis para a melhoria da qualidade de vida, e em competitividade para os negócios que as adotam.

 

Foto 1 –   Eduardo Kapaz Junior, COO da Elka.

Foto 2 –  Daniel Minozzi, CMO da Nanox.

Foto 3 –  Oto Mask.

Crédito: Divulgação.

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