FÁBRICA DE SORVETES DE AMERICANA CONQUISTA NOVOS MERCADOS COM INOVAÇÃO E PIONEIRISMO

28 de maio de 2015.
A indústria de sorvetes Skimoni com
fábrica e sede na cidade de Americana (SP) completa 50 anos em 2016 e a receita para
estar tanto tempo no mercado são garra e determinação de uma empresa familiar
que procura utilizar a inovação e o pioneirismo em sua linha de produtos. Em
1990 foi a primeira empresa de Americana a industrializar a produção de
sorvetes, o que permitiu a ampliação dos pontos de venda. Neste mesmo ano,
surgiram os carrinhos e freezers em pontos comerciais. Em 1995, a organização
deu início à ampliação de seu porfólio, quando começou a produzir sorvetes em
potes. Em 1998, a Skimoni foi uma das primeiras fábricas brasileiras a produzir
sundae e cones. No ano de 2004, mais novidades, a marca lançou a linha light,
com a utilização de sucralose no lugar do açúcar em picolés e potes. Em 2007
foi o grande divisor de águas com a inauguração da nova fábrica, totalmente
automatizada, com 12 mil m², o que permitiu a diversificação do mix de
produtos, com o lançamento das linhas Sorbet, Gourmet Premium, Sabores da
Fazenda, além das infantis Hello Kitty e SkiBola. Em 2011, a Skimoni adquiriu
uma nova área de 23 mil m² para a sua nova expansão, totalizando, agora, uma
área total de 35 mil m² com localização privilegiada, no Km 127 da rodovia
Anhanguera. Recentemente a empresa investiu R$ 2 milhões para desenvolver novos
produtos incluindo capital humano, maquinário e marketing.
A fábrica está instalada dentro de
uma fonte de água mineral, portanto todos os produtos produzidos pela empresa
utilizam água mineral. A empresa emprega 80 funcionários na fábrica em três
turnos de produção e mais outras 140 pessoas entre motoristas, ajudantes,
supervisores, vendedores e promotores.  A
empresa tem capacidade para produzir até 100 toneladas por dia, mas produz e
vende 60 toneladas por dia e atinge cerca de 300 cidades no Estado de São Paulo,
inclusive a capital.
No ano
passado a empresa teve um crescimento de 62% e atingiu um faturamento de R$ 50
milhões. A meta para 2015 é manter o mesmo crescimento e faturamento do ano
passado.   O diretor da Skimoni,
César de Souza, disse que o mercado tem mudado bastante. “O pessoal tem
procurado produtos inovadores. Nós da Skimoni soltamos produtos light com fonte
de fibras e vitaminas. Soltamos também a linha Sorbet, que é um sorvete de chocolate
com base de água para pessoas que tem intolerância a lactose e açúcar. Tudo
isso representa novos mercados e novos desafios”, diz.
A Skimoni notou o potencial do mercado
e investiu na criação de novas linhas, à base de creme de leite, ingrediente
que confere maior cremosidade ao sorvete e, também, produtos extrusados, cuja
textura lembra o sorvete de massa, só que em forma de picolé. Dentre as
novidades estão as Linhas Gourmet Premium, com matéria prima superior, para
atender o paladar cada vez mais exigente do brasileiro, além dos extrusados:
SkiCream, com bombons de sorvetes, e os infantis Skiminho, Hello Kitty e
SkiBola.  “Os sabores mais elaborados, como pistache e
menta com chocolate, aliados à cremosidade do creme de leite tornam o produto
ideal para o consumo também no inverno, uma vez que não apresentam uma sensação
tão ‘gelada’ quanto os sorvetes à base de água”, destaca. Com as novidades, a
projeção é que as vendas cresçam cerca de 30% neste inverno, em comparação com
anos anteriores.
César de
Souza disse que a crise econômica não assusta. “Já passamos por várias e
diversas crises piores que esta, mas o sorvete na crise foi a época que mais
crescemos porque é uma sobremesa muito  barata
ainda e na época da crise a população migra para o sorvete, pois você leva um
pote de sorvete para um churrasco, todo mundo gosta e atende muita gente. O que
está afetando o nosso setor hoje é que as pessoas estão deixando de ir várias
vezes ao supermercado para fazerem as suas compras e em vez de irem 4 vezes,
elas estão indo duas vezes por mês e o nosso produto é um produto de impulso.
Ele não vai no supermercado para comprar sorvete, ele vai para fazer compras”,
diz.
Foto 1 – Diretor da Skimoni, César de Souza.
Foto 2 – Fábrica da Skimoni em Americana.
Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

BAZAR DAS BIAS OCORRE COM OPÇÕES DE PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES

As empresárias e amigas Bia Milani e Bia Traldi se uniram em 2019 para trazer …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn