FABRICANTES DE AUTOPEÇAS RECUPERAM JUNTAS MÉDIA DE 2,6 MIL TONELADAS DE MATÉRIAS-PRIMAS AO ANO

16 de novembro de 2015.
A ANRAP, Associação Nacional dos
Remanufaturadores de Autopeças, anunciou que um levantamento realizado pela
associação revelou média de 2,6 mil toneladas de matérias-primas recuperadas
anualmente por suas dez associadas, como o alumínio e o ferro. O estudo também
mostrou que o crescimento médio do setor de remanufatura de peças no país tem
sido de 10% ao ano. As fabricantes de autopeças destacam que o maior desafio
para aumentar esses resultados continua sendo a falta de incentivos para a
logística reversa, visto que a devolução da peça usada (casco) ao fabricante
original é fundamental para se manter o processo da remanufatura vivo.
O ano de 2015 vai ficar na história
como um ano de forte retração econômica no Brasil em todos os setores. Por
isso, o reaproveitamento, a reciclagem e o reuso de recursos são uma forte
tendência, abrindo chances de redução de custos diante deste cenário. Na
reparação automotiva, uma boa opção é o uso de produtos remanufaturados.
“Quem faz uso do remanufaturado colabora para a preservação do meio
ambiente e tem uma manutenção mais segura, confiável e econômica, pois o
produto remanufaturado é mais barato do que um item novo. A aplicação do
remanufaturado também ajuda a estender a vida útil do veículo”, comentou
Jefferson Germano, presidente da ANRAP e gerente de aftermarket para o Brasil e
América Latina da Knorr-Breme.
O executivo explica que todo o
processo é realizado dentro das instalações do fabricante original.
“Quando a peça usada chega à fabrica, ela passa por um criterioso processo
de restauração, incluindo a desmontagem dos componentes, inspeção e lavagem das
partes. Itens não mais utilizáveis têm um descarte correto através de práticas
em conformidade com as leis ambientais, sendo substituídos por itens novos e
atualizados tecnologicamente. O processo é finalizado com a montagem da peça e
testes finais de qualidade”, destacou Germano. “A peça, após
remanufaturada, volta ao mercado certificada com originalidade, procedência e a
mesma garantia de um produto novo”, completa.
Atualmente, a ANRAP conta com dez
fabricantes associadas: BorgWarner, Cummins, Delco Remy, Eaton, Garrett,
Knorr-Bremse, Schaeffler Brasil (LuK), TRW Automotive, WABCO e ZF. As fabricantes
de autopeças destacam as dificuldades específicas que, hoje, atrasam o
crescimento da remanufatura no país, como as de logística reversa e de
tributação. “Com a logística reversa é possível garantir que as peças
usadas retornem para a indústria e tenham seu devido destino. Mesmo com a falta
de incentivos para se obter o casco (peça usada), as fábricas continuam
investindo. Entendemos que ao disseminar o conceito e os benefícios dos
produtos remanufaturados, por meio das ações da ANRAP, conseguimos fazer com
que o consumidor perceba a grande oportunidade que a remanufatura de produtos
representa para a sustentabilidade global e o meio ambiente”, concluiu
Jefferson.
A Associação Nacional dos
Remanufaturadores de Autopeças, ANRAP, foi criada em 1994 a partir da
associação dos fabricantes Cummins, Bosch, SACHS Automotive e TRW Automotive.
Desde então, atua em diversas frentes para difundir o conceito da remanufatura
no mercado. Para isso, tem demonstrado aos aplicadores, profissionais de manutenção
e usuários as vantagens do produto remanufaturado de qualidade na manutenção de
veículos. Atualmente, os principais fabricantes de autopeças do país estão
associados à ANRAP: BorgWarner, Cummins, Delco Remy, Eaton, Garrett,
Knorr-Bremse, Schaeffler Brasil (Divisão LuK), TRW Automotive, WABCO e ZF (com
a linha de embreagem SACHS).
Foto 1: Processo de Remanufatura na Knorr-Bremse.
Foto 2 – Motor usado e o remanufaturado.
Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CONSTRUÇÃO CIVIL ABRE 28,6 MIL NOVOS EMPREGOS EM MARÇO

A indústria da construção abriu 28.666 empregos em março, um crescimento de 1,01% em relação …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn