FAD® ASSINATURA AUTÓGRAFA DIGITAL LÍDER NO MÉXICO CHEGA AO BRASIL COM ATRIBUTOS DE TECNOLOGIA BIOMÉTRICA

A NA-AT Technologies, empresa de origem mexicana, chegou ao Brasil por meio de seu carro-chefe, FAD® Assinatura Autografa Digital, com atributos únicos que atestam a identidade digital dos envolvidos. O objetivo é trazer ao mercado brasileiro soluções que garantam um alto nível de segurança na assinatura remota de contratos, com tecnologia biométrica e de alto nível de segurança.

A FAD® alcançou no México um aumento de até 300% na colocação de novos produtos financeiros e uma redução de 99% nos pedidos de repúdio à assinatura de contratos nas mais de 200 empresas que atualmente operam com suas soluções, consolidando a empresa como o principal provedor do setor financeiro mexicano.

Recursos de segurança exclusivos reduzem o risco de fraudes

De acordo com Carlos Chavarría, Diretor Geral da NA-AT, por conta das mudanças implementadas durante a pandemia no Brasil, as tecnologias de assinatura eletrônica passaram a ser utilizadas em larga escala pelas empresas. Somente em 2020, houve um aumento de 80% nas tentativas de fraude de identidade, segundo levantamento feito pela FEBRABAN. “Dentro deste cenário, nosso objetivo no Brasil é trazer para os bancos, seguradoras e todas as empresas abertas à inovação digital, soluções para fechamento de acordos que garantam eficiência e alto nível de segurança. Queremos reduzir drasticamente o roubo e a usurpação de identidade, por meio de nossa tecnologia para assinatura eletrônica e validação multibiométrica, proporcionando total autenticidade jurídica”, afirma.

Em termos de segurança digital a solução conta com características únicas que certificam a identidade digital dos envolvidos, garantindo a diminuição de riscos, cumprimento à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e, ainda, aderência aos princípios das Leis Modelo para Comércio Eletrônico da UNCITRAL (Comissão das Nações Unidas para o Direito do Comércio Internacional). “Nossa solução cumpre com todos requisitos para que uma assinatura eletrônica tenha total validez legal como acessibilidade, integridade e atribuição. Ou seja, assegura que todos os que assinam tenham acesso ao documento a qualquer momento; garante que o documento não sofra alteração ao longo do tempo e que somente a própria pessoa possa assinar em seu nome. Graças aos diferentes elementos tecnológicos aplicados ao documento, a solução proporciona maior segurança que o papel”, comenta.

Prevenção de fraudes e roubo de identidade

Um estudo realizado em 2020 pela Market and Markets (M&M), prevê que a fraude por roubo de identidade chegará a mais de 100 bilhões de dólares até 2023, somente na América Latina. O dado alarmante está relacionado a maneira como os contratos são assinados. “Hoje, a viabilização de um contrato exige a assinatura de duas ou mais pessoas. No entanto, muitas vezes não são os titulares que assinam, mas outras pessoas em seu nome, resultando em sérios problemas em relação à fraude de roubo de identidade. A assinatura de documentos através da FAD® conta com recursos como vídeo da assinatura, vídeo de aceitação do acordo, geolocalização e constância de conservação aprovada pelas autoridades, evitando fraudes e garantindo a segurança digital”, esclarece Chavarría.

Há quase 20 anos, foi criada no Brasil a Medida Provisória 2200-2, que tem por objetivo regulamentar as especificações técnicas a serem adotadas para assinaturas eletrônicas, visando proporcionar segurança e legalidade nas relações eletrônicas. Segundo Chavarría, sua importância e necessidade de adequação têm sido vitais para a emissão de documentos digitais. “Não cair no atraso tecnológico tem sido uma questão prioritária para o mercado brasileiro, um gigante com oportunidades de negócios em tecnologia. Seu grande potencial econômico permite a entrada de soluções biométricas como a FAD®, melhorando a eficiência principalmente do setor financeiro, com o objetivo de transformar a maneira como os acordos são realizados”, finaliza o executivo.

NA-AT Technologies é uma organização de origem mexicana com presença internacional. Foi fundada em 2005 com o objetivo de desenvolver plataformas tecnológicas para transformar o ecossistema financeiro latino-americano por meio de tecnologias que permitem digitalizar processos, validar identidade e legitimar operações remotas. Seus clientes incluem grandes empresas como Santander, Scotiabank, American Express, HSBC, New York Life Insurance, AXA Seguros, JPMorgan, Toyota, Volkswagen, MetLife, entre muitas outras.

 

Foto: FAD® Assinatura Autografa Digital.

Crédito: Divulgação.

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