FANEM E ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN REALIZAM CONCURSO DE DESIGN DE PRODUTOS

Em parceria com o IED São Paulo – Istituto Europeo di Design, a Fanem realizou o II Concurso de Design de Produtos, engajando na iniciativa alunos do Curso de Design de Produto e Serviços da instituição. O principal objetivo é incentivar os estudantes a aplicar seus conhecimentos acadêmicos no desenvolvimento de soluções, participando de uma experiência concreta de aprimoramento técnico e inovação. “Embora os alunos sejam premiados, inclusive com a oportunidade de um estágio, o melhor reconhecimento de todos é ver os projetos aos quais se dedicaram, materializados e fabricados por uma indústria como a Fanem, conhecida pelo seu elevado grau de inovação”, explica Felipe Garcia, professor do Curso de Design de Produto e Serviços do IED e um dos idealizadores do concurso.

A ideia foi trazer os alunos o mais perto possível do cenário que encontrarão no mercado de trabalho e, para isso, o concurso reproduziu o ciclo de desenvolvimento de produtos de um escritório de design, subdividindo-se em três etapas: imersão, desenvolvimento e técnica.  Os 25 alunos participantes concorreram em duas categorias, nas quais os desafios foram: o desenvolvimento de um novo produto e ideias de melhor aproveitamento das sobras de acrílico.  Como proposta, respectivamente, foram convidados a desenvolver uma cúpula para o Agitador de Plaquetas 2540; e novos produtos utilizando retalhos de placas de acrílico para outros segmentos. “Inovação é sair da zona de conforto, buscar o novo. E é exatamente isso que os alunos do IED proporcionaram nesta experiência: novas e criativas soluções que fogem do padrão tradicional, por estarem propícios a experimentação e implementação de recursos inéditos”, explica Claudio Curvelo, Supervisor de Marketing da Fanem.

A escolha dos vencedores nas duas categorias teve como critérios o alinhamento à identidade visual, criatividade, robustez, design atemporal e inovador. Além disso, também levou em consideração a inspiração em projetos idealizados pelo fundador da Fanem, Arthur Carl Schmidt, respeitando a história e origem da empresa. “Podemos dizer que esses projetos, que estão praticamente 60% concluídos, estão em total consonância com os demais produtos e processos produtivos da Fanem”, ressalta o professor.

Neste ano, os trabalhos vencedores foram dos alunos: Luiz Fernando Politano Bley Lacerda, Luciana Capuani Masini, Julia Lafetá, Maria Julia Anahia, Leticia Martins Bastos, Julia da Mata e Silva, Bruno Cezar Amorim e Gabrielle Schkolnik.

O Istituto Europeo di Design (IED) é uma rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas. Desde sua inauguração, em 1966, o IED apresenta-se como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico. Reunindo as melhores características das escolas profissionalizantes e da Academia, o Istituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento do seu fundador e ex-presidente, Francesco Morelli: “Saber e saber fazer”. Possui sedes atualmente na Itália, em Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari; na Espanha, em Madri e Barcelona; e no Brasil, em São Paulo e Rio de Janeiro e, começando pela China, expande sua presença internacional com atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante transformação.

A Fanem é uma empresa brasileira que fabrica produtos inovadores nas áreas de neonatologia e de laboratórios, aliando pioneirismo e tradição. Atuando neste segmento desde 1924, é uma das mais importantes indústrias nacionais de equipamentos médicos, líder de mercado em produtos neonatais e com know-how em equipamentos para laboratórios desde a sua fundação.  Várias vezes premiada por sua atuação como exportadora, comercializa hoje para mais de 135 países. Anualmente, em média, 8% de seu faturamento são investidos em P&D. Com sede em São Paulo, dispõe de três unidades industriais – uma no Brasil, em Guarulhos (SP); e duas no exterior, em Bangalore, Índia; e Guadalajara, México.  Conta também com um escritório na Jordânia, em Amã e uma rede organizada de representantes em todos países em que atua.

 

Foto: Segunda edição do desafio de design.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SANTANDER OFERECE A SEUS CLIENTES ACESSO À ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL, COM ECONOMIA DE TARIFA

O Santander Brasil oferece a correntistas de 20 estados brasileiros, entre eles São Paulo, e …

Facebook
Twitter
LinkedIn