15 de junho de 2016.
A distância da
indústria para a comunicação e para a venda online está sendo encurtada nos
últimos anos. Mas uma barreira que apenas as companhias mais inovadoras já
ultrapassaram é estabelecer estratégias de e-commerce também para quem vende
apenas para outras empresas – o chamado mercado B2B. Por ter superado este
desafio, a Farbe, companhia especializada em tecidos para os mercados feminino
casual, fitness e praia, foi o case de um evento da Guia Fácil Comunicação,
realizado na última quarta-feira (08/06), em Joinville (SC). A programação
contou também com uma palestra de uma das gerentes de parcerias estratégicas do
Google Brasil, Julia Lopes.
indústria para a comunicação e para a venda online está sendo encurtada nos
últimos anos. Mas uma barreira que apenas as companhias mais inovadoras já
ultrapassaram é estabelecer estratégias de e-commerce também para quem vende
apenas para outras empresas – o chamado mercado B2B. Por ter superado este
desafio, a Farbe, companhia especializada em tecidos para os mercados feminino
casual, fitness e praia, foi o case de um evento da Guia Fácil Comunicação,
realizado na última quarta-feira (08/06), em Joinville (SC). A programação
contou também com uma palestra de uma das gerentes de parcerias estratégicas do
Google Brasil, Julia Lopes.
Jonathan Kipfer,
coordenador de vendas da Farbe, apresentou os desafios que levaram a empresa a
apostar num canal B2B. “Entendemos que precisávamos oferecer uma
ferramenta direta de venda e reposição que nos aproximasse do nosso cliente e
trouxesse resultados para o representante de vendas, que continua sendo
responsável pela ampla maioria das nossas vendas”, contou. Foi aí que, em
agosto de 2015, foi lançado oficialmente o e-commerce destinado para os
confeccionistas.
coordenador de vendas da Farbe, apresentou os desafios que levaram a empresa a
apostar num canal B2B. “Entendemos que precisávamos oferecer uma
ferramenta direta de venda e reposição que nos aproximasse do nosso cliente e
trouxesse resultados para o representante de vendas, que continua sendo
responsável pela ampla maioria das nossas vendas”, contou. Foi aí que, em
agosto de 2015, foi lançado oficialmente o e-commerce destinado para os
confeccionistas.
Em menos de um ano,
as vendas já se equiparam às lojas físicas que a companhia mantém em Blumenau
(SC) e em São Paulo (SP). “Nossa base de clientes no e-commerce é maior,
com pedidos de menor volume. Mas a ferramenta se mostrou uma excelente porta de
entrada para novos clientes em regiões longínquas que os nossos representantes
não chegam ou ainda uma importante ferramenta para reposição”, finaliza
Jonathan.
as vendas já se equiparam às lojas físicas que a companhia mantém em Blumenau
(SC) e em São Paulo (SP). “Nossa base de clientes no e-commerce é maior,
com pedidos de menor volume. Mas a ferramenta se mostrou uma excelente porta de
entrada para novos clientes em regiões longínquas que os nossos representantes
não chegam ou ainda uma importante ferramenta para reposição”, finaliza
Jonathan.
O crescimento nas
vendas online é registrado a cada mês. Embora a companhia não abra números de
vendas, o executivo garante que a estratégia será mantida e a atenção destinada
a esse canal será ampliada.
vendas online é registrado a cada mês. Embora a companhia não abra números de
vendas, o executivo garante que a estratégia será mantida e a atenção destinada
a esse canal será ampliada.
Responsável pela
comercialização de 550 toneladas de tecidos ao mês, a Farbe é uma indústria
localizada em Santa Catarina especializada em tecidos para moda fitness, casual
e praia. Com estrutura totalmente verticalizada, atua desde a tecelagem até a
estamparia, passando pela tinturaria e pelo beneficiamento.
comercialização de 550 toneladas de tecidos ao mês, a Farbe é uma indústria
localizada em Santa Catarina especializada em tecidos para moda fitness, casual
e praia. Com estrutura totalmente verticalizada, atua desde a tecelagem até a
estamparia, passando pela tinturaria e pelo beneficiamento.
Entre os destaques do
mix de produtos estão os tecidos com aplicação de nanotecnologia para proteção
UVA e UVB, menor absorção do suor e secagem rápida.
mix de produtos estão os tecidos com aplicação de nanotecnologia para proteção
UVA e UVB, menor absorção do suor e secagem rápida.
O time de vendas
conta com 75 representantes e apoio na plataforma de e-commerce disponível em
www.farbe.com.br. São 1,5 mil clientes ativos e, além do Brasil, vende também
para Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru e Bolívia.
conta com 75 representantes e apoio na plataforma de e-commerce disponível em
www.farbe.com.br. São 1,5 mil clientes ativos e, além do Brasil, vende também
para Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru e Bolívia.
Foto 1 – Jonathan Kipfer apresentou informações sobre a estratégia online da Farbe no evento em Joinville (SC).
Foto 2 – Tecidos produzidos no parque fabril da companhia podem ser comprados online .
Crédito: Divulgação.