FARBE É CASE DE EVENTO COM ESTRATÉGIA DE E-COMMERCE B2B

15 de junho de 2016.
A distância da
indústria para a comunicação e para a venda online está sendo encurtada nos
últimos anos. Mas uma barreira que apenas as companhias mais inovadoras já
ultrapassaram é estabelecer estratégias de e-commerce também para quem vende
apenas para outras empresas – o chamado mercado B2B. Por ter superado este
desafio, a Farbe, companhia especializada em tecidos para os mercados feminino
casual, fitness e praia, foi o case de um evento da Guia Fácil Comunicação,
realizado na última quarta-feira (08/06), em Joinville (SC). A programação
contou também com uma palestra de uma das gerentes de parcerias estratégicas do
Google Brasil, Julia Lopes.
Jonathan Kipfer,
coordenador de vendas da Farbe, apresentou os desafios que levaram a empresa a
apostar num canal B2B. “Entendemos que precisávamos oferecer uma
ferramenta direta de venda e reposição que nos aproximasse do nosso cliente e
trouxesse resultados para o representante de vendas, que continua sendo
responsável pela ampla maioria das nossas vendas”, contou. Foi aí que, em
agosto de 2015, foi lançado oficialmente o e-commerce destinado para os
confeccionistas.
Em menos de um ano,
as vendas já se equiparam às lojas físicas que a companhia mantém em Blumenau
(SC) e em São Paulo (SP). “Nossa base de clientes no e-commerce é maior,
com pedidos de menor volume. Mas a ferramenta se mostrou uma excelente porta de
entrada para novos clientes em regiões longínquas que os nossos representantes
não chegam ou ainda uma importante ferramenta para reposição”, finaliza
Jonathan.
O crescimento nas
vendas online é registrado a cada mês. Embora a companhia não abra números de
vendas, o executivo garante que a estratégia será mantida e a atenção destinada
a esse canal será ampliada.
Responsável pela
comercialização de 550 toneladas de tecidos ao mês, a Farbe é uma indústria
localizada em Santa Catarina especializada em tecidos para moda fitness, casual
e praia. Com estrutura totalmente verticalizada, atua desde a tecelagem até a
estamparia, passando pela tinturaria e pelo beneficiamento.
Entre os destaques do
mix de produtos estão os tecidos com aplicação de nanotecnologia para proteção
UVA e UVB, menor absorção do suor e secagem rápida.
O time de vendas
conta com 75 representantes e apoio na plataforma de e-commerce disponível em
www.farbe.com.br. São 1,5 mil clientes ativos e, além do Brasil, vende também
para Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru e Bolívia.

Foto 1 – Jonathan Kipfer apresentou informações sobre a estratégia online da Farbe no evento em Joinville (SC).
Foto 2 – Tecidos produzidos no parque fabril da companhia podem ser comprados online .
Crédito: Divulgação.

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