
A 11ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) encerrou sua programação com resultados expressivos, consolidando-se como um dos principais eventos do setor no país. Realizada entre os dias 21 e 23 de maio no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, a feira atraiu mais de 10 mil visitantes e movimentou mais de R$ 53 milhões em negócios entre as 132 marcas expositoras e nas estreantes rodadas de negócios promovidas durante o evento.
Organizada pelo Sindilojas Porto Alegre em parceria com o Sebrae RS, a FBV 2025 teve como tema “Viva o futuro do presente” e reuniu mais de 100 palestrantes em quatro palcos simultâneos – Negócios, Mão na Massa, MKT & Vendas e Pequenos Gigantes. As discussões abordaram tendências como inteligência artificial, experiência do consumidor, vendas online, redes sociais e novos modelos de negócios, refletindo os desafios e as oportunidades que moldam o varejo atual.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, celebrou os resultados alcançados. “A FBV 2025 se encerra com muito sucesso, reforçando o papel essencial do varejo na economia gaúcha. Ver os palcos lotados, público interessado e expositores gerando negócios é a prova de que estamos no caminho certo”, afirmou.
Uma das principais novidades da edição foram as rodadas de negócios promovidas pelo Portal de Negócios do Sebrae RS, que colocaram frente a frente pequenas, médias e grandes empresas de segmentos como Moda, Casa & Construção e Alimentos Personalizados. Ao longo dos três dias, foram realizadas 586 agendas comerciais envolvendo 60 compradores e 230 fornecedores.

A pequena empresa porto-alegrense El Capitan, especializada em farofas e geleias, foi um dos destaques nas rodadas. “Saio daqui com uma minuta de contrato da empresa. Agora iremos analisar para tentar encaixar as nossas farofas nesta grande rede de supermercados, onde sempre quisemos estar”, contou a sócia Cristianne Mendes.
Luiz Carlos Bohn, presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, destacou o papel estratégico da FBV. “Ao agregarmos empreendedorismo e geração de negócios à feira, ampliamos seu valor e trilhamos uma parceria que tende a se fortalecer ainda mais no futuro.”
A pesquisa de satisfação realizada pela organização do evento apontou que 90% do público pretende retornar à próxima edição da feira, e 95% considerou o conteúdo adquirido aplicável ao dia a dia do varejo.
A FBV 2026 já tem data marcada: acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de maio, novamente em Porto Alegre, prometendo ampliar ainda mais sua contribuição para o fortalecimento do setor varejista.
Foto 1 – Rodadas de negócios Sebrae RS na FBV
Crédito – Eduarda Ferreira.
Foto 2 – FBV contou com quatro palcos oficiais com programações simultâneas nos três dias de evento.
Foto 3 – Lee Peterson, Vice-presidente Executivo de Liderança de Pensamento da consultoria WD Partners, na principal palestra da FBV 2025.
Crédito – Studio ProHub