FERRAMENTA PARA ESCOLHA DE PONTO IDEAL É MUITO UTILIZADA POR REDES DE ALIMENTAÇÃO PARA SUCESSO DO NEGÓCIO

A escolha do ponto físico é crucial para montar um negócio. Um pequeno erro de cálculo poderá arruinar a escolha do empreendimento e o levar a falência. Por isso, muitas redes utilizam a geolocalização (localização do ponto comercial) para entender melhor a área a ser instalado o novo negócio.

Henrique Mol, diretor executivo da Fórmula Pizzaria, conta que essa ferramenta digital possibilita analisar o mercado, perfil de consumo, renda per capita, densidade populacional, verticalização gerador de fluxo de pessoas e o potencial de consumo para o setor. “Para quem está em busca de abrir um negócio do segmento de alimentação é necessário antes de fechar o ponto comercial analisar com cuidado o público que cerca o estabelecimento, o mercado e a viabilidade para o negócio e, assim deixar um trabalho ainda mais assertivo”, avalia o empresário que afirma utilizar a geolocalização desde que a marca entrou para o franchising em 2016.

O estudo é feito através de mapas de uma forma rápida, porém assertiva, levando em média quatro horas para ser concluído. Com o levantamento final da análise de local, o franqueado poderá dar início ao projeto arquitetônico para instalação da franquia.

Especialistas afirmam que até mesmo as franquias mais conhecidas e prestigiadas estão fadadas a caírem no fracasso se a escolha do ponto comercial for ruim. Justamente para evitar qualquer tipo de dor de cabeça, que as redes de franquias têm investido em ferramentas digitais para análise geográfica da área em estudo e assim auxiliar no sucesso do negócio. “Sem dúvidas a escolha e entendimento do mercado é fator decisivo para sucesso do empreendimento. É muito importante a análise, antes de fecharmos com o candidato, pois não basta acreditar na intuição é necessário ter planejamento e coletas de dados”, analisa Mol.

Na Fórmula Pizzaria o trabalho de geolocalização é feito por um consultor de franquias. Esse profissional é responsável por auxiliar o franqueado em todo o processo, desde a escolha do ponto até a entrega do estabelecimento, inclusive, com questões estratégicas, administrativas, jurídicas e financeiras.

Geomarketing para crescimento do negócio

As técnicas de geomarketing poderão auxiliar o franqueado não somente a encontrar o ponto ideal para abertura da franquia, mas também traçar estratégias de campanhas de marketing e expansão do negócio com pesquisa geográfica e financeira, inclusive como forma de potencializar ainda mais o negócio.

Com o uso crescente de smartphones, o uso de marketing digital ampliou e hoje é possível estabelecer estratégia de mercado sobre uma exata localização de forma ainda mais inteligente. Basta um smartphone com GPS ativo para que as empresas obtenham todas as informações necessárias sobre localização, e os lugares visitados recentemente. “Trata-se de uma estratégia fundamental e muito interessante de ser aplicada que favorecerá franqueado e franqueadora, sendo essa última por decidir na escolha do ponto. Utilizamos esse recurso nas 13 unidades ativas da Fórmula Pizzaria e implementamos em todas as novas unidades, assim que fechamos o contrato”, conclui o diretor executivo.

Fundada na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, a Fórmula Pizzaria atua no segmento de alimentação, com o objetivo de levar um alimento de qualidade e atrativo ao consumidor de forma rápida. A marca surgiu no mercado em 2014 e após a fundação da unidade piloto se estruturou para o franchising. A rede tem fácil operação, alta rentabilidade e itens como central de atendimento e cozinha da franqueadora, tornam o negócio muito atrativo. As unidades oferecem pizzas e calzone com mais de 40 sabores diferenciados. São quatro modelos de negócio com investimento inicial a partir de R$145 mil.

 

Foto: Fórmula Pizzaria utiliza as técnicas de geomarketing.

Crédito: Divulgação.

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