FI GROUP PROMOVE FÓRUM SOBRE INOVAÇÃO E NEOINDUSTRIALIZAÇÃO FOCANDO POLÍTICAS PÚBLICAS E PARCERIAS ESTRATÉGICAS

FI GROUP PROMOVE FÓRUM SOBRE INOVAÇÃO E NEOINDUSTRIALIZAÇÃO FOCANDO POLÍTICAS PÚBLICAS E PARCERIAS ESTRATÉGICAS

Com o objetivo de impulsionar a cultura da inovação no setor produtivo brasileiro, o FI Group realizou no dia 22 de maio, em São Paulo, a 4ª edição do evento “Falamos de Inovação”. Com mais de 150 participantes, o encontro se consolida como um dos principais fóruns de debate sobre Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Brasil, reunindo representantes do governo, de empresas e de instituições técnicas.

A edição deste ano teve como tema central a neoindustrialização e a importância da articulação entre setor produtivo, governo e entidades especializadas como caminho para o fortalecimento da indústria nacional. A programação contou com a participação de nomes relevantes, como Hideraldo Luiz de Almeida (MCTI), Hudney Antunes de Jesus (FINEP), José Menezes (EMBRAPII) e o economista Paulo Gala, além de representantes de grandes empresas como Stellantis, Eve Air Mobility, Gerdau e Gestamp.

Durante a abertura, o Diretor do Hub Latam do FI Group, Rafael Costa, destacou o papel da inovação no crescimento das empresas e do país. “A diversidade de painéis foi pensada para mostrar aos participantes como os mecanismos de fomento à inovação criam uma melhoria no desenvolvimento tecnológico industrial e, por consequência, geram um progresso econômico no país como um todo”, afirmou.

A programação incluiu uma análise do cenário econômico da inovação com o economista Paulo Gala, uma mesa redonda com empresas que compartilharam suas estratégias de PD&I, além da apresentação de um estudo inédito do FI Group sobre os impactos da Lei do Bem no desempenho das empresas brasileiras.

Outro destaque foi o painel dedicado aos principais instrumentos públicos de fomento à inovação, como o próprio Programa Mover, a Lei do Bem, e as linhas operacionais da Finep e da Embrapii. “Esses mecanismos são agentes impulsionadores da inovação no Brasil, desempenhando um papel fundamental para a transformação da indústria nacional”, explicou Rafael Costa.

Segundo Andressa Melo, Diretora de Inovação do FI Group, o evento também teve como objetivo desmistificar o acesso aos incentivos e ampliar a compreensão sobre seus impactos. “A proposta do Grupo FI ao realizar essa iniciativa foi criar um ambiente para desmistificar a aplicação aos incentivos e apresentar ganhos reais, que vão muito além do financeiro”, ressaltou.

Ela destacou ainda que a escolha do tema da neoindustrialização foi motivada pela necessidade de reposicionar a indústria nacional nas cadeias globais de valor. “Ainda existe uma percepção limitada de que o fomento à inovação se resume ao incentivo fiscal. Mas há um conjunto muito mais amplo de resultados sendo gerados por essas políticas”, afirmou. “Para explorar esses impactos, é fundamental que haja uma convergência cada vez mais estruturada entre setor produtivo, governo e instituições técnicas”, completou.

Referência no setor de financiamento de PD&I, o FI Group atua há mais de 25 anos na consultoria e gestão de incentivos fiscais e financiamento à inovação. Com presença global, o grupo trabalha com mais de 24 mil empresas e valida anualmente mais de 20 mil projetos, consolidando-se como parceiro estratégico para o desenvolvimento tecnológico e econômico de seus clientes.

Foto: Evento “Falamos de Inovação”.

Crédito: Divulgação.

Assine nossa newsletter

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Aplicam-se os Termos de Serviço.