FINTECH ANTECIPA FÁCIL AUXILIA EMPRESAS A MANTEREM CAPITAL DE GIRO

O crescimento e a sobrevivência de uma empresa depende diretamente da sua capacidade de gestão do seu capital de giro. Em muitos casos, precisam recorrer a financiamentos para honrar seus compromissos como despesas de manutenção, suprimentos para produção e salários de funcionários.  Uma das alternativas para equilibrar o fluxo de caixa é através da antecipação de recebíveis. Porém, em muitos casos, pequenos e médios empresários encontram grandes dificuldades neste processo, como o corte da linha de crédito do banco e algum apontamento restritivo nos cadastros de proteção ao crédito. Pensando nesses entraves, o empreendedor Elber Laranja e o estatístico e analista Thiago Chiliatto juntaram suas visões de mercado e fundaram em julho de 2016 a Antecipa Fácil,  fintech que facilita o acesso ao crédito às empresas desassistidas pelos bancos através da tecnologia com produtos financeiros.

A experiência do Thiago Chiliato, em mais de 15 anos no sistema bancário, e a visão de Elber Laranja, empreendedor e consultor financeiro, se complementaram para a concepção de um modelo de antecipação de recebíveis.

O início da operação ocorreu em janeiro de 2018, e a fintech em 10 meses de operação já movimentou mais de R$ 5 milhões em notas fiscais na plataforma Antecipa Fácil. O sistema é baseado no conceito de leilão digital de recebíveis, ou seja, pequenas e médias empresas que precisam manter seu capital de giro disponibilizam suas notas fiscais com os valores que iriam receber no futuro e, após passarem por uma validação da plataforma, estas notas são colocadas em leilão. Atualmente a plataforma conta com 34 agentes financeiros que atuam no mercado de fomento comercial conhecidos como factorings  credenciados na Antecipa Fácil e 54 micro e pequenas empresas cedentes cadastradas aptas a oferecer suas notas fiscais na plataforma.

Segundo Elber Laranja a plataforma atende a todo o Brasil, no entanto a maioria dos usuários está concentrada em São Paulo e no Rio de Janeiro “A gente coloca o capital de giro na conta do empresário da micro ou da pequena empresa por meio da antecipação de recebíveis. A nota fiscal emitida por essa micro ou pequena empresa é o ativo que ela tem. Essa nota fiscal é disponibilizada em nossa plataforma e oferecida para esses agentes financeiros através de leilão. Os agentes financeiros vão dando os lances para essa nota fiscal. Quem descontar menos do empresário que emitiu essa nota fiscal fica com a operação, ou seja, coloca o dinheiro no mesmo dia na conta desse empresário. A partir daí, esse agente financeiro envia uma carta de cessão de direito creditório para a empresa que vai pagar essa nota fiscal, informando que fez uma antecipação à empresa que emitiu essa nota fiscal substituindo o valor a ser pago naquela nota fiscal pelo pagamento de um boleto no mesmo valor”, explica.

Elber Laranja disse que é empresário industrial e a ideia de criar a Antecipa Fácil surgiu de sua própria necessidade diante muitas vezes da dificuldade de antecipar recebíveis quando prestava serviços ou vendia produtos. No caso de grandes clientes, muitos deles deixam claro em contrato que não realizam pagamentos de boletos. diante desse impasse. Para isso, a Antecipa Fácil desenvolveu uma solução inédita no mercado financeiro brasileiro. “Nós estamos chamando carinhosamente de crédito consignado para empresa porque o conceito é basicamente o mesmo e a gente tem a mesma coisa para as empresas. Nós temos uma parceria no Rio de Janeiro com o Banco Arbi e criamos uma conta exclusiva para pequenas e médias empresas com titularidade delas para que possam receber a antecipação dos recebíveis. Na emissão da nota fiscal para esse grande cliente que não paga boleto bancário ao invés de disponibilizarem a conta de um banco tradicional para o depósito é disponibilizada a conta do banco Arbi e através da gestão da Antecipa Fácil, esse micro ou pequeno empresário recebe essa antecipação”, diz.

Elber detalha que a Antecipa Fácil amplia o leque de possibilidades para as empresas acessarem capital de giro para honrarem seus compromissos e financiarem seus crescimentos, sem dependerem dos grandes bancos. “Muitas empresas produzem, tem um belíssimo potencial para crescer, mas os bancos não reconhecem isso. A Antecipa Fácil reconhece a competência dessas empresas e dá oportunidade delas adquirirem crédito de uma forma diferenciada e sem a burocracia tradicional dos bancos”, afirma.

A Antecipa Fácil foi considerada uma das 12 melhores startups do Brasil do programa de aceleração InovAtiva, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e SEBRAE. Participaram do programa 1200 startups de todo o país. Em outubro a Antecipa Fácil recebeu uma premiação do InovaCampinas um prêmio de R$ 5 mil, espaço de aprimoramento da tecnologia em um coworking por seis meses e assessoria jurídica.

Elber Laranja disse ainda que estuda a possibilidade de atender no futuro Microempreendedores Individuais (MEIS). “A MEI faz parte da nossa visão de negócio. Nós queremos atender, mas ainda não temos capacidade operacional para isso”, finaliza.

 

Foto 1 – Plataforma Antecipa Fácil.

Foto 2 – Elber Laranja e Thiago Chiliato, fundadores da fintech Antecipa Fácil.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Facebook
Twitter
LinkedIn