FIPE DIVULGA PESQUISA SOBRE FEIRA DE NEGÓCIOS EM SÃO PAULO

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
Aplicadas (Fipe) divulgou nesta terça feira (22/10) os resultados da pesquisa
“Avaliação do Impacto das Feiras de Negócios na Região Metropolitana de
São Paulo”. O levantamento utilizou dados do Observatório do Turismo,
núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal
de turismo e eventos), que realiza diversos trabalhos estatísticos,
especialmente nos segmentos de feiras, grandes eventos e hotelaria na capital
paulista.

O projeto foi realizado em parceria com a Ubrafe (União Brasileira dos
Promotores de Feiras), o Sindiprom/SP (Sindicato das Empresas de Promoção,
Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo)
e o Sindieventos-SP/RJ (entidade sindical representativa dos trabalhadores na
indústria de eventos em São Paulo e do Rio de Janeiro).

Para o economista e presidente da Fipe, Carlos Antonio Luque, o mercado de
eventos e feiras é muito forte em São Paulo, onde o setor de bens e serviços ganha
cada vez mais importância e movimenta R$ 16,3 bilhões ao ano na cidade. Uma
especificidade desse setor é a sazonalidade bienal, já que alguns eventos são
realizados a cada dois anos, como é o caso do Salão do Automóvel e a Bienal
Internacional do Livro, ambos no Anhembi.

São Paulo tem, em média, 803 feiras que envolvem exposição de bens e serviços e
mais de 8 milhões de visitantes por ano. Segundo o secretário especial para
Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, cerca de 75% de turistas
que vêm à cidade são motivados por negócios e participação em eventos e esse
levantamento confirma a vocação da capital paulista para o setor.

A pesquisa mapeou todos os agentes envolvidos direta ou indiretamente no
segmento, como organizadores e promotores de eventos, pavilhões de exposição,
centros de convenções, espaços para eventos em hotéis, expositores e
fornecedores. Com base no ano de 2012, os pavilhões receberam, no total, 202
eventos, o que significa 25,3%. Entretanto, esse tipo de espaço superou a marca
de 70% em relação à quantidade de visitantes e de expositores, bem como
representou quase 79% de metros quadrados da área total utilizada. “O
Anhembi, centro de eventos administrado pela SPTuris, inclui o Pavilhão de
Exposições e o Palácio das Convenções, e recebe cerca de 50 grandes feiras de
negócios ou eventos com feiras por ano. Isso sem contar outros eventos de menor
porte e os que são realizados no Sambódromo, como shows musicais”, destaca
Rehder. No total, são cerca de 300 eventos ao ano no complexo.

Perfil e gastos dos turistas

O levantamento da Fipe também utilizou diversos materiais elaborados pelo
Observatório do Turismo da SPTuris, entre eles o “Perfil de Hóspedes em
Meios de Hospedagem Paulistanos”, fundamental na consolidação de dados do
impacto de visitantes de fora da cidade, que gastam com hospedagem,
alimentação, transporte, compras, lazer, entre outros. As despesas locais desse
público chegam à casa dos R$ 4 bilhões ao ano, acrescidos de mais R$ 2,5
bilhões de gastos desses viajantes com transporte aéreo, locação de veículos e
transporte terrestre de longa distância.

Já no que se refere aos residentes em São Paulo, a pesquisa considerou ainda
despesas com alimentação, transporte e estacionamento, que têm impacto de R$
765 mil no total movimentado na cidade anualmente.

Foto – Secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Marcelo Rehder.

Crédito – José Cordeiro – SPTURIS

 
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