FISIOTERAPEUTA DÁ DICAS PARA MANTER A MASSA MAGRA NAS FÉRIAS

Com as férias, damos uma “laceada” na rotina, comemos mais e não ficamos tão aplicados nos exercícios. E ainda tem aqueles que aguardam para fazer matrícula na academia depois do Carnaval. No entanto, a falta da prática regular do exercício traz problemas para a saúde. Além do ganho de peso, a pessoa perde rapidamente a massa magra que conquistou num período grande de tempo e ainda pode sofrer os terríveis “travamentos” na coluna fazendo as mais corriqueiras atividades do dia a dia.Marcia Viana_crédito Matheus Campos

A fisioterapeuta Márcia Viana alerta que a manutenção do exercício é mais importante do que se imagina. Ela afirma que 30 minutos diários de alguma prática bastam para dar um “xô na preguiça”, sair ileso dos dias de folga e voltar desenferrujado para iniciar a próxima jornada.

A caminhada é uma atividade democrática. Pode ser feita até por idosos que apresentam uma saúde regular. “Não precisam ser 30 minutos seguidos. Fracionar em três saídas de 10 minutos já movimenta o corpo o suficiente para não figurar sedentarismo”, observa a especialista, que lembra que passear com o cachorro também vale. O mesmo período diário também pode ser feito na bicicleta ou nadando numa piscina.

Márcia indica também a substituição dos elevadores pelas escadas durante as férias. “Já que não se está com tanta pressa e os sapatos de salto ficam em segundo plano, aproveite para subir e descer degraus, atividade que rende ótimo exercício para os músculos, ossos e respiração”, frisa.

Estar de férias não é sinônimo de aumentar a quantidade de comida nas refeições. De acordo com Márcia, não deixe de experimentar novos sabores nestes dias especiais, mas contenha-se e não repita o prato se, normalmente, não tem esse hábito. “É muito comum a pessoa perder a referência e se entregar à gula só porque está de férias. Além de sentir-se desconfortável por horas após a refeição, a extravagância pesa na balança no retorno pra casa”, alerta. “Entregue-se às saladas e frutas e hidrate-se com muita água. E não se esqueça do protetor solar!”, complementa.

A Dra. Márcia Regina Delbel Viana é fisioterapeuta, com especialização em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina-UNIFESP e especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela CECAFI-USP.

Foto: Fisioterapeuta Márcia Viana.

Crédito: Matheus Campos.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

OS BENEFÍCIOS DA INTERGERACIONALIDADE NO MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho passa constantemente por transformações significativas, e uma das mudanças que está …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn