FÓRMULAHUM DESENVOLVE TECNOLOGIA DE PREPARO DO PÃO FRANCÊS CONGELADO

A empresa catarinense FórmulaHum, que atua no mercado da panificação, dobrou de tamanho em dois anos com o desenvolvimento de uma tecnologia que prepara o pão congelado em apenas duas horas, a metade do tempo do processo tradicional. Tudo isso com a mesma qualidade. “A técnica do Pão Ultrarrápido alia o sabor inconfundível do pão tradicional à conveniência do pão congelado e à velocidade que padarias, lojas de conveniência e supermercados demandam”, explica o empresário Ronaldo Leite, entusiasta da ciência de alimentos e nutrição, que trabalhou mais de duas décadas na indústria de alimentos, incluindo quase dez anos na Nestlé em Pesquisa & Desenvolvimento e gerenciamento de inovação.

Atualmente, a FórmulaHum produz 150 mil pães franceses congelados por dia com capacidade para triplicar essa quantidade. “Com apenas seis anos de trajetória, estamos no início de nossa jornada, conscientes de nosso tamanho, mas confiantes no potencial das soluções para impulsionar nossa ascensão no mercado. A líder do setor já produz impressionantes 11 milhões de pães franceses diariamente, destacando o impacto transformador da indústria de pão congelado, que simplifica a produção, eliminando a necessidade de equipamentos sofisticados, estoques extensos de ingredientes e processos complexos. Em contraste, nosso Pão Ultrarrápido redefine os padrões, reduzindo pela metade o tempo necessário para preparo, enquanto mantém intactas as características do tradicional pão francês encontrado nas padarias de maior prestígio”, destaca Leite.

Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o pão francês, conhecido também como pão de sal, pão careca, pão d’água ou cacetinho, é consumido por mais de 155 milhões de brasileiros (76% da população). O consumo anual ultrapassa 2 milhões de toneladas, o que representa 53% do total de pães produzidos no Brasil.

Emerson Ferrarezi, cofundador e diretor industrial da FórmulaHum, destaca que as características inerentes ao pão francês preparado de maneira convencional podem impactar significativamente o seu sabor, o que, por sua vez, pode levar à rejeição por parte dos consumidores mais exigentes. “Portanto, é de suma importância que o processo industrial seja concebido de maneira a reproduzir fielmente os resultados das técnicas empregadas pelas melhores padarias. Ao combinar tradição e tecnologia, desenvolvemos o Pão Ultrarrápido, receita que mantém as características mais valorizadas do pão artesanal – um pão delicioso, produzido em tempo recorde, sem comprometer a qualidade e o sabor”, diz.

O mercado brasileiro de panificação movimenta impressionantes R$ 140 bilhões por ano, consolidando a atividade como um importante pilar na economia do país. De acordo com a ABIP, o Brasil abriga mais de 70 mil padarias, que atendem diariamente aproximadamente 41 milhões de clientes. Esse setor gera cerca de 1 milhão de empregos diretos e outros 1,6 milhão de forma indireta. Com a tecnologia inovadora do Pão Ultrarrápido, a FórmulaHum se posiciona como uma força impulsionadora do crescimento dessa indústria em ascensão.

 

Foto: Empresário Ronaldo Leite.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LK DESIGN HOTEL TEM NOVA CARTA DE VINHOS E LANÇA BEBIDA DE MARCA PRÓPRIA

Um dos mais badalados hotéis da capital catarinense, o LK Design, renovou sua carta de …

Facebook
Twitter
LinkedIn