FORTE AQUECIMENTO E ESTIAGEM FORA DE ÉPOCA PREJUDICA SAFRA DE CAFÉ

O tempo muito
quente e a estiagem prolongada fora de época já prejudicou a safra de café
deste ano. A afirmação foi feita pelo diretor comercial do Café Canecão, com sede
em Campinas, Natal Martins. Segundo ele, a situação amenizou um pouco nas
regiões produtoras de café, mas o estrago já está feito.”Nós tínhamos uma
previsão para esse ano de 58 milhões de sacas de café de 60 quilos no Brasil.
Essa previsão foi revista para 51 milhões, ou seja, 7 milhões de sacas se
perderam por conta da seca e do calor excessivo. Os especialistas estão dizendo
que houve uma redução significativa no tamanho dos grãos. Isso em peso acaba
reduzindo muito e ocorre também uma menor qualidade da produção”, diz.
Natal Martins
disse que o mercado deve passar esse ano por muita volatilidade com preços
subindo e descendo muito rapidamente e isso para a indústria não é bom, que
precisa de estabilidade. Na região de Campinas o preço do pacote de café de 500
gramas na gôndola veria de R$ 5,00 a R$ 8,00. O setor aponta que o aumento máximo
previsto para este ano é de 35%, no entanto as indústrias de café devem
repassar algo em trono de 21% a 23% para o consumidor na gôndola. A expectativa
é de que os valores oscilem entre R$ 7,00 e R$ 11,00. “O aumento deve ocorrer
em três parcelas. No mês de março o percentual foi de 7%. Para abril estão previstos
mais 7% e para maio mais 7%, porém esse percentual não vai impactar no
orçamento e nem negativamente no consumo do café. O café ainda continua sendo
mais barato do que água, pois um pacote de 500 gramas é possível fazer até 7
litros de café”, explicou. Natal Martins disse ainda que o repasse foi
necessário devido ao aumento dos custos de distribuição e produção.
O diretor
comercial do Café Canecão acredita que durante a copa do mundo entre junho e
julho deve ocorrer um aumento no consumo de café. Campinas vai receber
delegações de duas seleções do mundial, que são as de Portugal e Nigéria.
Logicamente que ocorrerá, principalmente na primeira fase da copa um aumento de
turistas, imprensa, pessoal de apoio, entre outros. O Café Canecão vai promover
ações de marketing até abril. No período da copa paralisa em função de que as
atenções estarão voltadas para o mundial com retorno das ações no mês de
agosto. “A gente está querendo trabalhar durante a copa. A gente vai dispensar
os nossos colaboradores no dia de jogos do Brasil, provavelmente após o almoço.
O período em que vão ocorrer os jogos são meses muito bons para nós porque são
meses de inverno e são bons para o comércio de café”, diz.
O Café Canecão prevê
um faturamento de R$ 39 milhões e a comercialização de 3,4 milhões de quilos de
café para 2014. O diretor do Café Canecão, Natal Martins, informou que a
empresa comercializou 3,1 milhões de quilos de café em 2013, com um faturamento
de R$ 33,2 milhões. “Praticamente dobramos o faturamento da empresa, no período
de 2009 a 2013”, acrescenta Natal Martins.
Em 2013, a empresa
ampliou a sua atuação, com a abertura de filial na cidade de Miracatu, para
atender as regiões do Vale do Ribeira, Baixada Santista e Litoral Sul do Estado
de São Paulo. Abrangendo cerca de 30 municípios, a filial de Miracatu, no seu
primeiro ano de atuação, registrou vendas de 103,7 mil quilos de café e
faturamento de R$ 1,03 milhão. Para 2014, a previsão é de que essa filial tenha
um crescimento de 15%.
O Café Canecão
possui outra filial em Lins, na região central do Estado de São Paulo, que
passou por uma reestruturação em 2012 e 2013 e atualmente, através dessa
filial, atende também as regiões de Bauru, Araçatuba e São José do Rio Preto.
O Café Canecão tem
uma estratégia de estar com seus produtos até 2020 em todos os 645 municípios
do Estado de São Paulo. Atualmente o Canecão está em 150 municípios. Para atingir
esta meta, a empresa pretende abrir novas filiais no Pontal do Paranapanema e na
região de Ribeirão Preto. Estas filiais funcionam como centros de distribuição.

O Café Canecão tem
projetos em andamento que incluem a locação de máquinas de café e a venda de
café pela Internet. “Temos os projetos de serviços e locação de máquinas. Está
indo muito bem. É um setor que deve crescer 50%. Se nós conseguirmos crescer
50% nos próximos anos vai ser um modelo de negócio interessante para nós e
também a venda pela Internet. A gente está de cabeça nisso vendendo por Internet.
Ainda é uma base de comparação baixa, mas é um negócio que cresce”, pontua.
Foto: Diretor comercial do café Canecão, Natal Martins.
Crédito: Roncon & Graça Comunicações.
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