FOTON É ENQUADRADA NO INOVAR-AUTO

A Foton Aumark do Brasil foi enquadrada no
programa Inovar-Auto, o que permitirá que a montadora deflagre operações no
Brasil. O regime automotivo estabelece a redução de Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI) até 2017 para empresas que produzem veículos no país. Em
agosto, a Foton anunciou a implantação de uma fábrica de caminhões em Guaíba,
no Rio Grande do Sul. A portaria 354 do Ministério de Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior (Mdic), que habilita a marca chinesa no programa foi
publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28/11). “O
enquadramento, concedido em menos de dois meses, permitirá à Foton efetivar seu
processo de inserção no mercado brasileiro e, consequentemente, a instalação de
sua montadora no Estado”, explica o secretário de Desenvolvimento e Promoção do
Investimento (SDPI), Mauro Knijnik. A empresa começará a produzir
comercialmente no Rio Grande do Sul no primeiro trimestre de 2016.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio Exterior, Fernando Pimentel, destacou a importância da vinda da Foton
Aumark ao Brasil e o lançamento do Inovar-Auto. “O anúncio de investimentos da
Foton Aumark no Rio Grande do Sul comprova, mais uma vez, que estamos no
caminho certo para o fortalecimento e a modernização da indústria
automobilística brasileira. Ao lançarmos o Inovar-Auto, tínhamos a expectativa
de atrair aproximadamente R$ 5,5 bilhões em novos investimentos, mas já
chegamos a quase R$ 9 bilhões. Além do valor expressivo, a variedade dos
investimentos também chama a atenção por ter destino variado, de ampliações a
construções de novas fábricas de carros de passeio e caminhões que ainda não
são produzidos no Brasil. Com o Inovar-Auto, estamos conseguindo diversificar e
atualizar nossas plantas industriais, garantindo mais competitividade para a indústria
nacional desse segmento“, declarou.

O presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz
Carlos Mendonça de Barros, enfatizou que o enquadramento da empresa
Inovar-Auto  vai colocar a empresa numa
nova etapa.  “Entramos em uma nova etapa. A partir de agora
poderemos comercializar os caminhões e montar a rede de concessionárias da
marca. Já temos caminhões atravessando o oceano. Eles devem desembarcar no
Brasil até o final do ano”, revela. Segundo ele, a marca já tem três revendas
acertadas na região da Serra e negocia com duas empresas em Porto Alegre. A
intenção é montar uma rede de 80 distribuidoras entre São Paulo e Rio Grande do
Sul nos próximos dois anos. Ao longo deste período, a empresa poderá importar
um total de 7,5 mil caminhões com IPI reduzido, conforme a cota estabelecida no
Inovar-Auto. “A partir da Foton, o Rio Grande do Sul se tornará um polo de
atração de investimentos chineses”, aposta o empresário.

O governador Tarso Genro, o secretário Mauro
Knijnik e o empresário Luiz Carlos Mendonça de Barros visitarão a sede da
montadora, em Pequim, durante a missão do Governo gaúcho à China, no dia 2 de
dezembro.

A Foton importará inicialmente cerca de 3 mil
caminhões, conforme cota do Inovar-Auto. A partir de 2015 iniciará a produção
de caminhões em Guaíba, com progressiva nacionalização até atender a exigência
de 65%, prevista para 2017. Os modelos fabricados no Estado terão de 3,5
toneladas até 24 toneladas, com capacidade para 21 mil unidades ao ano. Após
2018, o projeto prevê a instalação de fornecedores e ampliação da capacidade
para 50 mil veículos anuais. A planta atenderá ao mercado local e exportações
para a América do Sul e África e vai gerar 300 empregos.O investimento é
estimado em R$ 250 milhões.

A Foton Aumark do Brasil Ltda. é a representante
exclusiva no Brasil da Beiqi Foton Motor Co. Ltd (Foton) para a linha de
caminhões acima de 3,5 toneladas. A Beiqi Foton Motor (Foton) tem sede em
Changping District, Beijing (Pequim) e mais nove unidades fabricantes de peças
e veículos na China. O grupo tem faturamento anual de US$ 65 bilhões,
aproximadamente 40 mil funcionários, vendas anuais de 650 mil unidades e 11
marcas: Auman, AUV, Aumark, Midi, Vista, Saga, Ollin, SUP, Tunland, Forland e
joint venture com a Cummins e Daimler.
Fotos 1 e 2 – caminhões da Foton.
Crédito: Divulgação

 

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