FRANQUIA ONLINE DE REFORÇO ESCOLAR AVANÇA NO PAÍS

Vindo de uma família simples da periferia de São Paulo, Rafael Rocha, de 34 anos, começou a trabalhar durante a adolescência. Após quase uma década de uma trajetória profissional que não o satisfazia, o sonho de ser professor o moveu a prestar vestibular para a Universidade de São Paulo (USP), onde passou para o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. A mudança de rota o colocou diante do desafio de viver apenas com as bolsas oferecidas pela faculdade, já que sempre possuiu uma renda fixa. Para complementar o orçamento, dava aulas em cursos comunitários e eventualmente em uma escola no bairro do Capão Redondo, na periferia da capital paulista. Até que, em 2014, quando estava no meio do processo de graduação, Rafael conheceu Carolinne Coutinho, de 32 anos, que estava quase se formando. E assim começa a surgir a Monitorias Reforço Escolar.

Com sua experiência administrativa e financeira, além de dominar ferramentas de design para montar sites e outros materiais, Rafael teve a ideia de montar seu próprio negócio de aulas particulares, intermediando professores, e convidou Carolinne para fazer parte dessa aventura. Após trabalhar dia e noite durante dois meses para montar o projeto, incluindo sites, campanhas e equipe de professores, os sócios conseguem seu primeiro cliente em fevereiro de 2015. “O ano de 2015 foi repleto de muitos desafios e validações, pois precisamos continuar trabalhando em outros lugares para conseguirmos que a Monitorias desse certo. No final do mesmo ano, após muitas aulas ministradas, conseguimos abandonar nossos empregos para nos dedicarmos 100% ao crescimento da nossa marca”, conta Rafael.

Em 2017, a dupla conheceu a pedagoga Danielle Ratte, que se juntou ao seu time de colaboradores. Em pouco tempo, após grande destaque, ela se tornou sócia na empreitada.

Solução na crise e crescimento com franquias

O mercado de franquias de educação movimenta mais de R$ 11 bilhões por ano. De olho nesse potencial, em 2019, os sócios formataram o modelo de negócio e entraram no mundo do franchising. No mesmo ano, a sede da empresa se muda para Osasco, na região metropolitana de São Paulo.

Em 2020, no entanto, Rafael, Carolinne e Danielle reformularam todo o projeto para driblar a crise ocasionada pela pandemia de covid-19. Com um modelo 100% online, mais acessível e uma plataforma desenvolvida para a administração do negócio pelo franqueado, os sócios notaram rapidamente o resultado da aposta na digitalização, aumentando o número de franqueados de dois para 19 em apenas seis meses. “A Monitorias consegue identificar todas as necessidades e dificuldades do aluno, através de uma avaliação inicial. Montamos um programa de estudos personalizado, adaptado às necessidades do aluno. Com nossas aulas, o aluno aprende de verdade, atinge suas expectativas e melhora sua autoestima. Oferecemos apoio e suporte pedagógico permanente, sempre que o aluno precisar de assistência”, explica Rafael.

Atualmente, a marca conta com 64 unidades, sendo 63 franquias e uma própria. A Monitorias oferece reforço escolar 100% online e ao vivo, em 2 formatos: aulas particulares recorrentes, de 1 à 5 vezes por semana, contratado em pacotes de aulas, e aulas particulares avulsas, para necessidades pontuais dos alunos, podendo ser contratadas em pacotes ou em aulas individuais.

Em 2022, a Monitorias reformulou seu modelo de franquias visando um formato mais enxuto e de menor custo, com menos cobranças mensais e maiores possibilidades de ganhos. Além disso, a marca lançou também a “área do aluno”, por meio do qual o estudante consegue acompanhar sua agenda de aulas, seu desempenho e pagamentos. Em 2021, a marca faturou mais de R$ 1 milhão e a expectativa é de dobrar a receita esse ano.

 

Foto: Rafael Rocha da Monitorias Reforço Escolar.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Facebook
Twitter
LinkedIn