FRANQUIAS ESTÃO EM ALTA, PARA QUEM DESEJA ABRIR UM NEGÓCIO EM 2023

As franquias têm ganhado espaço como uma opção de investimento seguro, em especial em tempos de crise econômica. Sendo assim, elas são uma excelente opção para empreender, em especial 2023 — que de acordo com a Associação Brasileira de Franchising – vai ser o ano das franquias. A expectativa positiva é por que, em 2022 o faturamento das franquias no país cresceu 12% no acumulado de 12 meses até setembro, superando os R$ 200 bilhões. Para 2023, a ABF um projeta um faturamento acima de 207 bilhões de reais.

Diante disso, a educadora financeira Aline Soaper, explica que o sucesso do franchising está ligado ao fato de que, para os novos empreendedores, as franquias já são testadas e validadas e representam um risco menor ao investidor. O empresário Clodoaldo Nascimento, criador do Grupo BDC — hoje detentor das franquias YES! Idiomas, Follow Me Idiomas e Cor & Unha, revela que têm investido na interiorização, na tendência low cost e na diversificação de negócios. Já a sócia fundadora da rede American Cookies, Francielle Faria conta que a marca investiu na tendência de franquias contêiner, com preço mais acessível e pela flexibilidade. O brasilisense Cayo Costa, sócio fundador rede Açaí Purissímo, explica que a marca também aposta no modelo contêiner, que atrai pela sustentabilidade e fácil instalação.

Segundo a educadora financeira Aline Soaper, além da vantagem de um modelo de negócios já testado e validado, as franquias oferecem outros atrativos como: manuais de funcionamento operacional, comercial e financeiro. “Isso aumenta as chances de sucesso para os novos empreendedores. O que o franqueado deve ter em mente é, que mesmo que a franquia seja um modelo financeiramente sustentável, o empreendedor deve estar preparado para atravessar principalmente os primeiros meses da implementação das franquias. Então a regra para quem pensa em investir em franquias é ter um bom planejamento financeiro, que vislumbre além do investimento inicial, o capital de giro e as reservas para se manter no primeiro ano de operação”, ensina Soaper.

Grupo BDC investiu na interiorização, tendência low cost e diversificação de negócios

Criada em 2022, pelo empresário Clodoaldo Nascimento, o Grupo BDC atua em três dos segmentos que mais crescem no franchising mundial, tem mais de 50 anos de experiência no segmento de educação, sendo detentora de duas marcas de idiomas a YES! Idiomas e a Follow Me, no Lazer com o Ilha Garden e agora no segmento de Beleza e Estética com a Cor & Unha. Tudo isso, visando unir marcas para acelerar o processo de expansão em larga escala. Além disso, todas as empresas do grupo têm por objetivo principal o empreendedorismo e a empregabilidade.

Na YES! apostamos nas grandes cidades e nas principais capitais do Brasil. Com a interiorização, mirarmos no interior, que ganhou um consumidor mais exigente e com poder aquisitivo mais alto. Formatamos nossos modelos para se adequarem ao tamanho das cidades que o franqueado deseja investir. Com a Follow Me, investimos em franquias de baixo custo, no modelo de negócios low cost, que segue uma tendência mundial. Além disso, os números do franchising mostram que a área de estética é a terceira em performance no setor de franquias, por isso a nova aquisição, da rede de franquias Cor & Unha. Estarem atentos ao mercado, e caso apareça alguma marca que a holding identifique como boa oportunidade, estarão sempre prontos para negociações”, conta Clodoaldo Nascimento, fundador do Grupo BDC e da Follow Me, e também CEO e presidente da YES! Idiomas.

American Cookies e Açaí Puríssimo apostaram no modelo contêiner

As franquias em contêiner, também são uma tendência — em especial pelo custo e por serem modelos compactos. Muito utilizado na construção civil em países da Europa e do Japão, e aqui no Brasil, com crescimento em especial nas marcas varejistas, o formato moderno é feito em uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece uma estrutura pronta, sustentável e de fácil instalação. A American Cookies, marca dos tradicionais cookies americanos, tem um modelo de franquia nesse formato, a fim de potencializar a expansão e interiorização da marca. O formato tem o intuito de ser uma franquia mais acessível da rede de cookies artesanais, com investimento inicial a partir de R$ 149 mil, o contêiner da American Cookies foi desenvolvido para oferecer versatilidade e flexibilidade para o investidor. O formato foi pensado para atender, principalmente, cidades menores, a partir de 50 mil habitantes, e em municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers. “Além de ser o modelo mais barato entre as nossas três opções de franquias, que são contêiner, quiosque e loja, o novo formato terá uma montagem mais rápida e prática, uma vez que chega pronto para ser instalado no local, e ainda oferece flexibilidade geográfica”, explica a sócia fundadora da rede American Cookies, Francielle Faria.

A rede Açaí Puríssimo, especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico, também investiu no formato de contêiner. Com investimento inicial de R$ 150 mil, o modelo oferece versatilidade para o investidor adequar o seu negócio ao espaço fornecido. “Esse é o primeiro formato contêiner da nossa rede e estamos otimistas de que será um dos modelos mais procurados. Estamos apostando todas as fichas nesse novo modelo, já que é um investimento mais previsível, uma vez que se trata de uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece uma estrutura pronta, sustentável e de fácil instalação. Nossa expectativa é fechar o ano de 2022 com 24 lojas inauguradas na capital. Estamos animados e esperançosos com a retomada do comércio e confiantes de que temos muito mercado a alcançar ainda”, comenta Cayo Costa, sócio fundador da marca.

 

Foto 1 – Educadora financeira, Aline Soaper.

Foto 2 – Clodoaldo Nascimento, fundador do Grupo BDC e da Follow Me, e também CEO e presidente da YES! Idiomas.

Foto 3 – American Cookies investiu no modelo contêiner, que são uma tendência.

Foto 4 – Unidade container da Açaí Purissímo.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

RODADA DE NEGÓCIOS PROMOVIDA PELO CIESP CAMPINAS MOBILIZA 140 EMPRESAS

A 1ª Rodada de Negócios promovida pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo …

Facebook
Twitter
LinkedIn