Por meio da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (FRESP), o setor de fretamento estará presente no ARENA ANTP – Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito 2019, que acontece de 24 a 26 de setembro, no Transamérica Expo Center. O tema em foco será “Mobilidade Urbana: novos caminhos, desafios antigos”.
Para o último dia do evento, 26/09, coube à FRESP a missão de convidar dois especialistas em transporte e turismo para palestras voltadas ao setor de fretamento. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.arenaantp.com/inscricoes/.
Às 14 horas, no Auditório 2, o engenheiro civil e sociólogo Eduardo Vasconcellos fará uma análise com os pontos positivos do fretamento para a mobilidade urbana. Com mestrado, doutorado e pós-doutorado no tema, ele trabalha na área de políticas de transporte e mobilidade e hoje é diretor do Instituto Movimento e assessor técnico da ANTP.
Logo em seguida, às 15 horas, também no Auditório 2, Mariana Aldrigui, professora doutora e pesquisadora vinculada à USP, conversa com o público sobre “A transformação do consumidor e seu impacto no transporte”. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutora em Geografia Humana, atualmente preside o Conselho de Turismo da FecomercioSP – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. Ela dedica suas pesquisas à compreensão do papel do turismo no Brasil, combinando aspectos políticos, econômicos e sociais. Também coordena as ações da ONG Global Travel & Tourism Partnership no Brasil, além das iniciativas para expansão na América Latina.
O presidente da FRESP, Silvio Tamelini, afirma que poder incluir temas que envolvam o setor durante a Arena ANTP é essencial para entender sua importância estratégica dentro da mobilidade. “Ter a oportunidade de inserir o fretamento em um evento tão grandioso como este só reforça que temos muito o que colaborar tanto com a modalidade contínua quanto com o turismo no Brasil”, ressalta.
O evento
Com o tema “Mobilidade Urbana: novos caminhos, desafios antigos”, durante os dois primeiros dias a ARENA ANTP apresentará cerca de 17 módulos com dezenas de palestrantes convidados que falarão sobre as transformações significativas que estão surgindo no setor de Mobilidade Urbana.
No 3º dia ocorrerá a 22ª edição do Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito 2019, marcando o encontro de milhares de colaboradores que contribuíram com ações, programas de mobilidade urbana e de políticas públicas, na defesa permanente do transporte com qualidade, do trânsito seguro, de cidades sustentáveis e com qualidade de vida, abrigando todas as formas de mobilidade nas cidades brasileiras.
A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado (FRESP) é uma entidade sindical de grau superior, constituída há 25 anos com o objetivo de agrupar, representar, coordenar, proteger e estimular o aprimoramento das atividades de transporte de passageiros por fretamento.
Hoje a FRESP é composta por sete sindicatos: SETFRET, SINFRECAR, SINFREPASS, SINFRESAN, SINFRET, SINFREVALLE e TRANSFRETUR espalhados pelo Estado de São Paulo. Os sindicatos juntos congregam mais de 300 empresas de transporte profissional de pessoas por fretamento.
Foto 1 – Palestrante engenheiro civil e sociólogo Eduardo Vasconcellos.
Foto 2 – Palestrante Mariana Aldrigui, professora doutora e pesquisadora vinculada à USP e preside o Conselho de Turismo da FecomercioSP.
Crédito: Divulgação.