FREUDENBERG CONTINUA A CRESCER DE FORMA SUSTENTÁVEL

O grupo mundial de tecnologia Freudenberg continua com seu bom desenvolvimento dos negócios apesar das condições econômicas desafiadoras. Em 2017, a Freudenberg aumentou as vendas para € 9,3 bilhões, o que representa um aumento de € 1,4 bilhões, ou 18,3% em relação ao ano anterior. Em 31 de dezembro de 2017, o Grupo Freudenberg empregava 47.653 pessoas (ano anterior: 46.266 pessoas). No Brasil, o número de colaboradores permanece estável, com 1.404. “Tanto operacional quanto estrategicamente, 2017 foi um ano de sucesso para a Freudenberg”, disse o Dr. Mohsen Sohi, CEO do Grupo Freudenberg. “Estamos no caminho certo para sermos uma das empresas de tecnologia mais inovadoras e eficientes”, completou.Alexandre Bicalho - Grupo Freudenberg

As vendas na América do Sul atingiram cerca de R$ 1 bilhão ou € 277 milhões, como resultado do crescimento de 5,1% em relação ao ano anterior, com uma maior participação das vendas brasileiras que aumentaram para R$ 795 milhões, um aumento de 10,7% (ano anterior: R$ 718 milhões). “A Freudenberg define sucesso total como sucesso financeiro mais o cumprimento da nossa responsabilidade com a sociedade. Portanto, consideramos o ano de 2017 bem sucedido. Aumentamos as vendas, melhoramos nosso posicionamento no mercado e ampliamos nossos projetos de responsabilidade social. Tudo isso, sem perder de vista o futuro, porque continuamos a ser orientados para o longo prazo investindo em pessoas, inovando e criando valor para o nosso cliente”, afirmou Alexandre Bicalho, Representante Regional da América do Sul. “Novamente, investimos fortemente e aumentamos nossa taxa de investimento, sem incluir as aquisições, para 5,4% (ano anterior: 5,2%)”, disse o Dr. Ralf Krieger, CFO do Grupo Freudenberg. Em 2017, a Freudenberg investiu um total de cerca de € 670 milhões (ano anterior: € 1.629 milhões) incluindo € 170 milhões em aquisições e cerca de € 500 milhões (ano anterior: € 407 milhões) em plantas de produção, ativos tangíveis, construções e ativos intangíveis (adições à demonstração da posição financeira). Deste montante, a Freudenberg investiu 9,6 milhões de euros no Brasil em 2017 (ano anterior: € 5,3 milhões). Um projeto importante foi a mudança do site Vibracoustic de Guarulhos para um novo e moderno site em Taubaté.

Inovação

A inovação é a chave para o sucesso corporativo de longo prazo. Durante o ano passado, a Freudenberg investiu mais do que nunca em inovação e conduziu atividades de pesquisa e desenvolvimento no valor de € 427,8 milhões (ano anterior: € 335,1 milhões, +27,6%). Isso corresponde a 4,6% das vendas (ano anterior: 4,2%). O objetivo de todas as atividades é aumentar ainda mais a participação de novos produtos nas vendas. A participação dos produtos com menos de quatro anos atingiu 33% (ano anterior: 28,7%).

Responsabilidade social

Para Freudenberg, o compromisso com a responsabilidade social vai além da cadeia de valor. Além de uma série de medidas, o objetivo do programa internacional “e²” (educação e meio ambiente) é proporcionar às pessoas acesso à educação e ao trabalho e incentivar a proteção ambiental. A Freudenberg está disponibilizando um total de € 14 milhões ao longo de 7 anos. Desde o lançamento da iniciativa em 2015 até o final de 2017, já foram aprovados um total de 60 projetos, que incluem desde pequenas ações até grandes programas educacionais nas áreas vizinhas à Freudenberg.

No Brasil, cinco ONGs indicadas por colaboradores estão sendo apoiadas pela iniciativa e² com 679 mil euros. O trabalho voluntário também é parte essencial do programa, por isso, colaboradores de todas as plantas têm doado seu tempo para fazer a diferença na vida da comunidade carente.

Desenvolvimentos em 2018

O Grupo Freudenberg planeja iniciar projetos de investimento com um valor total de cerca de € 400 milhões em 2018.

A empresa continua a investir no Brasil e anunciou o lançamento de seu primeiro negócio B2C sob a marca Vileda®, desde fevereiro de 2018. A Vileda® faz parte da Freudenberg Home and Cleaning Solutions (FHCS), uma Unidade de Negócios da Freudenberg, líder em produtos de limpeza mecânica para uso doméstico e profissional.

No primeiro trimestre de 2018, a Freudenberg já investiu cerca de € 90 milhões na aquisição e participação em empresas inovadoras e espera um crescimento geral total de 1,0 a 3,0% nos mercados relevantes para o Grupo.

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 30 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não-tecidos, filtros, produtos químicos especiais, produtos médicos, serviços de TI e os mais modernos produtos de limpeza. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa, com 169 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, pró-atividade e ação responsável. Em 2017, o Grupo Freudenberg empregou mais de 48.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 9,3 bilhões.

Foto: Alexandre Bicalho, Representante Regional do Grupo Freudenberg da América do Sul.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

NOVO PROGRAMA JORNADA EXPORTADORA DA APEXBRASIL ESTREIA NA COLÔMBIA

A primeira edição do novo programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn