FUNDAÇÃO DA ADCE CAMPINAS

ARTIGO DO ADVOGADO PAULO TOLEDO CORRÊA

A Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) foi fundada no Brasil em 1961, inspirada no movimento internacional de empresários cristãos, que surgiu na França em 1927 com o nome UNIAPAC (International Christian Union of Business Executives). A ideia era reunir líderes empresariais que compartilhassem os valores cristãos e que buscassem aplicá-los em suas empresas e na sociedade em geral. Foi também uma resposta de empresários católicos na Europa à grande crise econômica e social decorrente da primeira Guerra Mundial.

Atualmente a entidade UNIAPAC/ADCE tem sua sede mundial em Bruxelas e conta com representações em todos os continentes. No Brasil está em muitos estados, como São Paulo, na capital paulista e nas cidades de Santos, São José dos Campos e Sorocaba.

Campinas agora recebe a Associação dos Dirigentes Cristãos  de Empresa!

No contexto histórico, os primeiros membros da ADCE no Brasil eram empresários católicos, mas a associação também se abriu para líderes de outras denominações cristãs. No Rio Grande do Sul existe uma vertente católica e outra protestante e ambas são muito fortes e ecumênicas. Assim a  ADCE se tornou um espaço de reflexão e debate sobre a ética nos negócios, responsabilidade social das empresas e a importância da espiritualidade no ambiente corporativo.

Ao longo dos anos, a ADCE se expandiu para diversas regiões do País, criando seções estaduais e promovendo eventos e encontros para seus membros. A associação também se tornou um canal de diálogo entre empresários e líderes religiosos, buscando promover ações conjuntas em prol do bem comum.

Entre as iniciativas da ADCE, destacam-se a realização de cursos e palestras sobre temas relacionados à ética e à espiritualidade nos negócios, a promoção de projetos sociais em parceria com outras entidades e a participação em fóruns e debates sobre o papel das empresas na sociedade. Além da propagação e ensino da Doutrina Social da Igreja. A ADCE também se tornou um espaço de acolhimento e apoio para empresários que enfrentam desafios éticos em suas empresas, oferecendo orientação e aconselhamento baseados nos valores cristãos.

A ADCE tem se dedicado a promover a integração entre seus membros e a fortalecer sua atuação em âmbito nacional. A associação tem buscado ampliar sua presença nas redes sociais e na mídia, divulgando suas iniciativas e valores para um público mais amplo.

Atualmente é uma das principais entidades representativas de empresários cristãos no Brasil, reunindo líderes de diversas denominações e setores da economia. A associação continua a promover o diálogo e a reflexão sobre a ética e a espiritualidade nos negócios, buscando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

A ADCE Campinas nasce com dois focos iniciais de atuação: apoios ao empreendedorismo voltado para jovens carentes e também aos jovens empresários.

Dentro dessa visão ecumênica, convidamos empresários e executivos para a palestra inaugural de fundação da ADCE Campinas, nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, às 19 horas, no Centro Pastoral Monsenhor Fernando de Godoy Moreira (na Nova Campinas). Contaremos com a presença do ilustre palestrante advogado Almir Pazzianotto Pinto, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do TST- Tribunal Superior do Trabalho, que abordará o tema CLT, empresas e o momento do Brasil.

Sejam todos bem-vindos!

 

Paulo Roberto Toledo Corrêa é advogado e fundador da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE)

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CO-FUNDADORA DO ARQ FUTURO DEFENDE RECUPERAÇÃO DOS CENTROS COMO OPÇÃO DE MORADIA

Nesta semana Campinas foi sede de um evento com palestrantes internacionais e expoentes brasileiros dos …

Facebook
Twitter
LinkedIn