FUNDAÇÃO MANTIDA PELO HOSPITAL VERA CRUZ PROMOVE CURSO GRATUITO DE PRIMEIROS SOCORROS

A Fundação Roberto Rocha Brito (FRRB), mantida pelo Hospital Vera Cruz de Campinas, abre 25 vagas ao público para uma edição gratuita e reduzida do curso de primeiros socorros que ocorrerá em 25 de abril, com duração de três horas. Neste formato, a capacitação abrange o atendimento das emergências cardiovasculares e obstrução de vias aéreas, situações que podem levar a uma parada cardiorrespiratória. O aprendizado do curso Salva Corações pode ser aplicado em adultos, crianças e bebês e o aluno recebe manual e certificado da Fundação.curso primeiros socorros_1

A edição reduzida ministrada na quarta-feira é uma das versões do curso Primeiros Socorros com Ressuscitação Cardiopulmonar e utilização do Desfibrilador Externo Automático, certificado pela American Heart Association (AHA). No modelo completo, que será apresentado no dia 27, na sexta-feira, o curso apresenta duração de sete horas e ensina habilidades e noções básicas de primeiros socorros, atuação em emergências médicas; emergências por ferimentos; emergências relacionadas ao meio ambiente; Paradas Cardiorrespiratórias (PCR) e a utilizar corretamente um desfibrilador externo automático (DEA). O aluno recebe uma carteirinha internacional da AHA, que tem validade de dois anos, quando é recomendável ao portador fazer uma reciclagem. O custo é de R$ 320,00, pode ser feito tanto por leigos, quanto por profissionais de saúde e está na grade de programação da FRRB a cada dois meses.

De acordo com a coordenadora administrativa da Fundação, Eliane Pinheiro, as duas versões do curso permitem a rápida identificação do problema, conduzem à correta sequência de atendimento para ressuscitação cardiopulmonar e preparam a pessoa para usar o DEA.

O curso de primeiros socorros é uma das diversas capacitações na área de saúde que a Fundação Roberto Rocha Brito oferece. Criada por médicos do Hospital Vera Cruz há 30 anos com o objetivo de garantir atualização e especialização da equipe do hospital, a FRRB abre ainda a possibilidade de profissionais de outros hospitais e também a população de que participem de cursos com os mais variados temas do segmento.

A FRRB é unidade cCurso de primeiros socorrosredenciada da American Heart Association e inaugurou recentemente o seu Centro de Treinamento Dr. Irmo Huberto Morelli, que oferece salas de aula, anfiteatros, equipamentos e professores qualificados.

Lei Lucas

Está em fase de obter a sansão do prefeito de Campinas Jonas Donizette o projeto de lei (PL) conhecido como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros de parte dos professores e funcionários de instituições de ensino. Outros estados pegaram carona na iniciativa campineira e sugerem a mesma legislação. Em março, a Câmara Federal dos Deputados também aprovou o PL 9468/2018, com a diferença de ampliar a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros para estabelecimentos de ensino privado também. A proposta está em apreciação pelo Senado Federal.

A onda de projetos surgiu com o movimento encabeçado pela mãe de Lucas, Andrea Zamora Bettiati, e a tia, Alessandra Begalli Zamora. Lucas tinha 10 anos e morreu após se engasgar com um pedaço de salsicha durante um passeio escolar, em setembro de 2017, cujo laudo constatou asfixia mecânica. Naquela ocasião, especialistas que examinaram o corpo do estudante afirmaram que manobras de salvamento feitas por alguém que tivesse conhecimento básico de socorrismo poderiam evitar a sua morte.

Só em 2016, mais de 2,3 mil crianças de zero a 14 anos morreram devido à falta de pessoas habilitadas a prestar os primeiros socorros. Destas vítimas, mais de 800 foram por sufocamento.

Fotos 1 e 2 – Curso de Primeiros Socorros.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn