GABINETE DE CRISE DA PREFEITURA DE CAMPINAS MONITORA SERVIÇOS

O prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, instalou um gabinete de crise e está avaliando os impactos da greve dos caminhoneiros na cidade de hora em hora,  a fim de definir eventuais novos posicionamentos. onibus em campinasd9842ec09a993432f4c1927c31c38784

Na última quinta-feira (24/05), o prefeito havia decretado situação de emergência pública no município de Campinas para garantir a prioridade no abastecimento de combustíveis em veículos utilizados na prestação de serviços públicos essenciais, como atendimento à saúde, educação, coleta de lixo, transporte público, segurança, defesa civil, entre outros.

Com base neste decreto, a Prefeitura conseguiu na sexta-feira (25/05) à noite, na Refinaria de Paulínia, combustível para abastecer a frota do transporte coletivo e veículos que fazem a coleta de lixo. Também obteve o abastecimento de cloro usado pela Sanasa no tratamento de água, garantindo a sua distribuição. Essas operações de abastecimento foram realizadas com apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar (por meio do Baep) e da Polícia Civil.

O prefeito também já havia determinado ao Procon firmeza na fiscalização de possíveis abusos de preços na venda de combustíveis por parte dos postos. Desde quinta-feira, onze fiscais estão nas ruas para averiguar e punir práticas abusivas. Desde o dia 24 de maio, até as 10h desta segunda-feira, dia 28, o Procon recebeu 87 denúncias, realizou 46 fiscalizações e lavrou 34 autos em que foram solicitadas cópias das notas de compra de combustível pelo posto e da nota de venda ao consumidor final. O trabalho dos fiscais continua em andamento.

Após avaliar as consequências do desabastecimento de combustíveis ao longo desta segunda-feira (28/05), junto com o gabinete de crise, o  prefeito Jonas Donizette, determinou que os serviços públicos municipais funcionarão da seguinte maneira nesta terça-feira (29/05):

Saúde

Todas as unidades de saúde estarão abertas ao público nesta terça-feira. Os atendimentos da rede de urgência e emergência (UPAs, Prontos-Socorros e Samu) funcionarão, normalmente, 24 horas.

Educação

As aulas para todas as escolas municipais estarão suspensas nesta terça-feira (29/05) e quarta-feira (30/05). Estes dois dias serão repostos no calendário escolar, ao longo deste ano, garantindo assim os 200 dias letivos, conforme previsto em lei.

Transporte coletivo

O transporte coletivo vai operar com 75% da frota nesta terça-feira e na quarta- feira, por conta  dos carregamentos feitos na sexta-feira e domingo.

Coleta de lixo

Está mantida nesta terça-feira.

Sanasa

O abastecimento de água está garantido, bem como o tratamento de esgoto.

Guarda Municipal

Vai continuar com todo o seu efetivo nas ruas nesta terça-feira.

Procon

O trabalho do Procon será normal, com 11 fiscais visitando os postos e solicitando nota fiscal de compra de combustíveis pelo estabelecimento comercial e venda ao consumidor.

Foto: Frota de ônibus em Campinas.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CO-FUNDADORA DO ARQ FUTURO DEFENDE RECUPERAÇÃO DOS CENTROS COMO OPÇÃO DE MORADIA

Nesta semana Campinas foi sede de um evento com palestrantes internacionais e expoentes brasileiros dos …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn