GARRAFA DE ÁGUA QUE REDUZ 200 TONELADAS NO CONSUMO DE PLÁSTICO GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL

Se o assunto é sustentabilidade, inovações no ramo de embalagens fazem toda diferença para o meio ambiente. Pensando nisso, a Plastipak Packaging do Brasil, referência internacional em qualidade e tendências no setor, em parceria com a Hélios, empresa de água mineral sediada na zona da Mata em Minas Gerais, desenvolveu uma garrafa de água mais leve, qGARRAFA DE AGUA unnamed (1)ue demanda menor consumo de matéria-prima. A novidade, que reduz em até 200 toneladas anuais o consumo de plástico, garantiu o Prêmio ABRE e World Packaging Organization Award, uma certificação internacional renomada da categoria.

O corte no uso de matéria-prima para produzir a embalagem corresponde a mais de 2 milhões de garrafas de água de 500ml. Em forma de comparação, se elas fossem colocadas lado a lado, formariam uma linha de 420 km, mais do que o equivalente à distância entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. “A otimização da geometria da garrafa e da preforma foram pensadas integradamente para atingir esse peso mais leve. Durante todo o processo, demos apoio técnico tanto na parte estrutural como no desenho do frasco, que é fundamental para o bom desempenho e resistência desse formato”, afirma Evandro Pereira, diretor geral da Plastipak Packaging do Brasil.

A fim de chegar ao resultado mais sustentável possível, a preforma escolhida para a garrafa mais leve foi de 9,7g, contra os 4,2g a mais da anterior, que possuía 13,9g. Além da economia de consumo de plástico e de diminuição de combustível durante o transporte, outra grande vantagem está na facilidade de abertura, com apenas ½ volta se consegue abrir e fechar a embalagem, trazendo maior conveniência para o consumidor. A frequente preocupação do consumidor com a qualidade de vida, saúde e bem-estar tem sido fundamental para impulsionar novidades como esta. “A embalagem é parte integrante da cadeia produtiva dos alimentos, por isso a Plastipak preza por minimizar os impactos ambientais e cuidar do mundo que as futuras gerações vão habitar”, explica Pereira.

Todo esse cenário confirma as influências do consumidor no setor. Suas necessidades e hábitos mudam rapidamente, e as indústrias do segmento devem estar atentas e acompanhar essas mudanças. Design, praticidade, preservação e segurança alimentar são os fatores mais levados em consideração na decisão da compra. Ele está cada vez mais exigente e quer transparência, de forma a ser informado sobre toda a procedência do produto desde a produção até a chegada em suas mãos. É preciso pensar na conveniência, abrangendo o processo do início ao fim. “A Plastipak Packaging do Brasil trabalha para atender a cadeia de valor como um todo, desde os seus fornecedores até o consumidor final em parceria com seus clientes. Estar mais perto desse público e do mercado possibilita investirmos em tecnologias e inovações que irão atender e superar suas expectativas”, destaca Pereira.

A Plastipak é uma empresa referência em qualidade e tendências de embalagens plásticas rígidas no desenvolvimento de preformas, frascos e potes em resina PET e HDPE. Oferecendo soluções completas e inovadoras para os mercados de bebidas, alimentos, higiene pessoal e limpeza, industrial e automotivo, a Plastipak possui tecnologias exclusivas, tais como o PET Barriers, Thermoshape, DirectObjectPrint e Diamond Clear.

Líder em inovações para a indústria de embalagens, com mais de 1.000 patentes ao redor do mundo, a empresa opera em mais de 43 fábricas, em 5 continentes. Com uma área de desenvolvimento e inovação exclusiva para o Brasil, os clientes Plastipak contam com a tradição e confiança de uma empresa global que completa 50 anos de mercado no próximo ano e com a dedicação e exclusividade do atendimento de um time local. Mais que uma solução completa em embalagens, a Plastipak cria produtos que inspiram escolhas e promovem soluções que envolvem marcas e corações. A Plastipak foi fundada em 1967 e está sediada em Plymouth, Michigan.

Foto: Garrafa de água fabricada pela Plastipak.

Crédito: Divulgação.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

MERCADO IMOBILIÁRIO CORPORATIVO RESISTE À CRISE DURANTE A PANDEMIA

Pesquisa realizada pela WIT Real Estate em parceria com a SiiLa Brasil apresenta um panorama …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn