GERADORES CUMMINS FORNECEM ENERGIA PARA CENTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENERGIA E MATERIAIS, LOCAL DE EXCELÊNCIA EM PESQUISAS, EM CAMPINAS

Referência em pesquisas de tecnologia de ponta, o Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), agora conta com dois grupos geradores da Cummins Power Generation para garantir a alta qualidade de fornecimento de energia exigida para funcionamento dos seus Laboratórios e, em especial, do acelerador de partículas, utilizado em pesquisacelerador de particulas (7 of 10)as científicas e industriais, operado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), um dos Laboratórios que faz parte do CNPEM.

O LNLS opera a Fonte de Luz Síncrotron, produzindo ondas eletromagnéticas a partir da energia cinética de feixe de elétrons com velocidade próxima a velocidade da luz. Pesquisadores que atuam em diversas áreas do mercado utilizam a Radiação Síncrotron para coletar informações relevantes sobre as propriedades estruturais e químicas dos materiais no nível molecular.

A Usina Elétrica de 5.000 kVA, com dois geradores modelo C2000D6 (2x 2500kVA), de fabricação Cummins, foi montada pela Distribuidora de Motores Cummins (CDMC),  em 2015, com o fornecimento de uma unidade completa, inclusive transformador e painéis de média tensão e a reinstalação nesse mesmo local de uma unidade geradora existente, de mesma característica técnica, adquirida anteriormente pelo CNPEM em 2001, para operar em paralelo entre si e em processo de rampa com a rede de energia da concessionária local. “A alimentação de energia elétrica do projeto venceu um grande desafio, uma vez que teve que ser efetuada com qualidade superior à estabelecida pela maior parte das normas técnicas, pois pequenas variações na tensão e corrente, aceitas por quase todas as cargas tiveram que ser eliminadas ou mitigadas, para não afetar a fonte de luz síncrotron”, explica Eduardo Borges Aparício. Silva, gerente de Vendas de Grupo Gerador da CDMC.

O LNLS possui hoje 18 estações de pesquisa – chamadas linhas de luz – voltadas ao estudo de materiais orgânicos e inorgânicos, por meio de técnicas que empregam radiação eletromagnética IMG_0187desde o infravermelho até os raios X. O LNLS está neste momento construindo o Sirius, uma fonte de luz sincrotron de quarta geração, planejada para ser uma das mais avançadas do mundo.

A Cummins Power Generation, fabricante que fornece sistemas completos de geração de energia a Diesel e gás natural, atendendo demandas de diversos portes, desde grupos geradores de 8 kVA até 4375 kVA. Com uma rede de mais de 611 distribuidores em 190 países, a companhia é referência mundial na fabricação de grupos geradores há mais de 90 anos.

No Brasil são 37 pontos de cobertura com distribuidores, dealers e postos avançados de atendimento, e estrutura completa para desenvolvimento do projeto, venda, locação, instalação, treinamento e assistência técnica. Mais informações: www.cumminspower.com.br ou pelo Disque Energia: 0800 701 4701.

 

Fotos 1 e 2 – Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CAMPINAS É A CAPITAL BRASILEIRA DO EMPREENDEDORISMO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A cerimônia de abertura do Campinas Innovation Week, na noite desta segunda-feira (10/06) foi um …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn