O tema central “Um Olhar para o Futuro” amplamente debatido na décima segunda edição do Congresso Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários), evento que movimentou entre os dias 8 e 10 de agosto toda a cadeia de distribuição de insumos agropecuários do país, esteve intimamente ligado à atuação da GoGenetic, startup de biotecnologia que nasceu na UFPR – Universidade Federal do Paraná, em 2016. Foi a primeira vez que a empresa expõe as suas soluções inovadoras frente ao setor. “Estamos muito próximos da indústria, mais recentemente dos produtores rurais, porém é essencial que o canal de distribuição de insumos faça parte dessa jornada que é muito promissora e um novo horizonte para os negócios. Em breve, será praticamente inviável pensar em produtividade e na sustentabilidade sem aprofundar os conhecimentos sobre a genética do solo, no controle dos produtos e sua performance nas plantas”, explica Vânia Pankievicz, fundadora e CEO da GoSolos, a plataforma de análises de solo da GoGenetic.
A GoGenetic é especializada em análises genéticas para o agro, focada no controle de qualidade de bioinsumos e na análise de solo por DNA. É pioneira na criação de um kit de detecção molecular, para ser aplicado diretamente na indústria, transformando o processo produtivo em informação genética. No final do ano passado, lançou também a plataforma GoSolos, que consiste no sequenciamento genético de uma pequena amostra de solo, que informa as sequências de DNA – de bactérias e fungos – encontradas em uma determinada área. O resultado é uma lista com a identidade de milhares de microrganismos que estão, de alguma forma, interferindo na produtividade.
A GoGenetic é uma startup com base biotecnológica. A empresa é resultado de teses de doutorado e pós-doutorado de cientistas que pesquisaram como os microrganismos interagem e beneficiam as plantas. A GoGenetic conseguiu transformar pesquisa científica (paper) em nota fiscal e beneficiar a agricultura nacional com precisão e tecnologia.
Foto: Equipe da GoGenetic.
Crédito: Divulgação.