GOVERNADOR TARCÍSIO DE FREITAS LANÇA CONSELHO VOLTADO À ‘NOVA INDUSTRIALIZAÇÃO’ DE SÃO PAULO

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou nesta quinta-feira (16/03), um decreto para a criação do Conselho Estadual de Promoção da Reindustrialização do Estado de São Paulo. A assinatura foi feita junto a lideranças do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na sede das duas entidades, na capital paulista.

O conselho, anunciado em Reunião Extraordinária da Fiesp, tem caráter consultivo, nível estratégico e é destinado a orientar as ações, políticas e diretrizes governamentais da nova industrialização do estado, de acordo com o decreto. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, será o presidente. Já a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística ficará com a cadeira da vice-presidência do conselho. As demais cadeiras do conselho serão ocupadas por representantes da Secretarias da Casa Civil, da Fazenda e Planejamento, de Parcerias e Investimentos, de Negócios Internacionais, além da Fiesp e do Ciesp.

Após assinar o decreto, Tarcísio disse que São Paulo poderá ter um trabalho mais agressivo a partir de agora no sentido de se tornar mais competitivo. Em sua opinião o estado precisa aproveitar a desorganização das cadeiras de produção e a busca por novos parceiros confiáveis de vários players globais. “Acordamos agora na pandemia e com a Guerra da Ucrânia, percebendo o nosso grau de vulnerabilidade. Então, há uma avenida agora para caminhar e a oportunidade está na nossa frente, porque as cadeias globais de produção vão ter que se re-especializar. Ninguém quer ser mais tão vulnerável”, disse o governador.

Para ele, os processos têm de ser ágeis e as burocracias precisam ser eliminadas. O governador disse ainda que São Paulo irá apoiar integralmente a Reforma Tributária em nível federal, apesar de também trabalhar com iniciativas locais como a criação do conselho. “Acredito muito nesse passo que está sendo dado hoje. Acredito muito nesse conselho que está sendo criado, acredito muito na interação do governo com o setor privado. Isso é poderoso para gerar ação. É poderoso para gerar criatividade e solução para os problemas. Se o empresário sentar com o governo, nós vamos ter uma boa solução e, com certeza, isso vai se traduzir lá na frente em investimento”, afirmou Freitas. O governador ainda defendeu uma revisão na cobrança de tributos, investimentos em educação, transformação digital e melhorias em infraestrutura, como no caso do Porto de Santos.

O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, celebrou a criação do conselho e disse que o governo tem feito um trabalho “brilhante” e em um “ritmo alucinante”. Cervone tem participado de frequentes reuniões junto ao secretário de Desenvolvimento Econômico de Tarcísio. “Nossas entidades estão de mãos dadas com o seu governo pelo bem de São Paulo e do Brasil”, afirmou o presidente do Ciesp, entidade que representa oito mil indústrias paulistas e tem grande capilaridade, com 42 regionais espalhadas pelo estado de São Paulo.

O presidente da Fiesp, Josué Gomes, também comemorou a iniciativa e disse considerar Tarcísio um “desenvolvimentista moderno”. “São Paulo, que é a locomotiva do Brasil, agora vai poder puxar o Brasil de forma mais célere”, disse Gomes.

De acordo com o secretário Jorge Lima, o governo iniciou reuniões para promover coalizões regionais, identificando e fortalecendo as vocações locais. De acordo com ele, já foram realizadas reuniões nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba, por exemplo. A ideia é alcançar 16 regiões até o final de junho, segundo o secretário.

O evento também teve a presença do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, dentre outras personalidades da indústria.

 

Foto:  Criação do Conselho Estadual de Promoção da Reindustrialização com o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, governador Tarcísio de Freitas e o presidente da Fiesp, Josué Gomes.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn