GOVERNANÇA, GESTÃO, INTEROPERABILIDADE E COMPLIANCE (2GI&C)

COLUNA DO CEO DO GRUPO BAHIA, JORGE BAHIA

As atividades contidas no Projeto  2GI&C estão direcionadas a disponibilizar para as empresas o controle total de suas operações e transações  sejam de natureza industrial, comercial, de serviços, e  econômica financeira, de forma a minimizar  desperdícios e possibilitar a geração sustentável de bons resultados.

O Projeto disponibiliza como legado uma poderosa ferramenta de gestão de dados societários e gerenciais.

A questão que traz diferencial  na atividade do 2GI&C está relacionada a metodologia inovadora de modelagem  de processos e a possibilidade  de análises rápidas das informações, com alternativas consistentes já pré-identificadas para as mudanças de  rumo se essa for a melhor alternativa, atrelando a  sincronicidade do ganho obtido com o desempenho dos colaboradores de forma a  identificar a necessidade de ajustes e de capacitação, isso a cada atividade do negócio, ou a atividades de áreas específicas.

Esse projeto de modelagem integrada de gestão, governança, interoperabilidade e compliance, tudo em tempo real, traz a análise do negócio um “laboratório vivo” voltado a identificar as possibilidades de melhorias nos processos e procedimentos da empresa apresentando ao gestor informações qualificadas, rastreadas e valorizadas para a sua decisão.

Importante ressaltar que  a abordagem não tem vinculação direta ou focada a área de Tecnologia de Informação da empresa, ou,  ao seu sistema de gestão financeira, o foco são os processos e procedimentos e fluxo de informações na modelagem 2GI&C.

Fazendo parte das atividades a serem desenvolvidas temos as análises econômicas, financeiras, fiscais, tributárias e contábeis  dos dados modelados como se em comparação  com o antes e o depois, indicando as possibilidades de ganhos reais. Aqui, podemos ter, por exemplo, impactos da Lei de Inovação, e outros benefícios que a empresa possa desconhecer ou que imaginou não seriam aplicáveis as suas atividades. Uma outra aplicação que pode ser parte integrante das análises está relacionada, por exemplo, a preparação da empresa para os parâmetros de atendimento da LGPD – lei geral de proteção de Dados.

Enfim, as aplicações e indicações do projeto 2GI&C podem apresentar para a empresa resultados importantes e que sejam estratégicos para as suas atividades.

Jorge Bahia, consultor e sócio proprietário do Grupo Bahia Associados, bacharel em administração de empresas, contador, consultor de empresas, palestrante, professor em cursos profissionalizantes, com experiência profissional de mais de 20 anos em empresas multinacionais atuando na área fiscal, tributária, contábil e controladoria.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CALOR PROVOCA AUMENTO DOS PROBLEMAS VASCULARES

Apesar de estarmos em uma estação intermediária entre o inverno e o verão, a primavera …

Facebook
Twitter
LinkedIn