GRILETTO ADQUIRE A REDE MONTANA

10 de setembro de 2014.

O Grupo
J.Alves, holding brasileira do setor de franquias de alimentação,
concretizou no início deste mês a aquisição da rede de culinária rápida Montana Express e Montana Steaks, após seis meses de
negociação.. Com mais de 20 anos de atuação no segmento, a J.Alves é fundadora
da marca Griletto, que
compõe a maior rede de grelhados do Brasil. O valor da negociação com a dupla
Chitãozinho e Xororó que eram donos das marcas não foi revelado por questões
contratuais.
O presidente da holding, Ricardo Alves, disse que a
holding além da rede Griletto conta também com uma linha de varejo de operações
que atende não só a Griletto, mas também outras marcas instaladas em praças de
alimentação de shoppings Centers e um entreposto de processamento de carnes.
“Todas as operações são voltadas para o segmento de food service, seja com
processamento de carne, com operação de varejo, com franquia e agora com o
Montana”, diz.
Na avaliação de Ricardo Alves, a aquisição é
estrategicamente positiva quando se analisa o cenário de franquias em
alimentação, que em 2013 movimentou mais de R$24 bilhões no País, representando
20% do total do faturamento de R$115 bilhões registrado pelo setor de
alimentação rápida. “Isso vai representar muito porque  olhando o cenário do Montana com essa marca
consolidada e muito forte perante o público, eles estavam com uma expansão num
ritmo menos acelerado, então a gente está sentindo que tem uma demanda
represada com relação à expansão do Montana e é uma das coisas que vamos
desenvolver agora. A expectativa é que a médio prazo até 2017 é que o Montana
venha a representar 50% da receita do grupo. Em 2015, a gente já deve chegar a
30% e 35%”, destaca.
Ricardo Alves também avaliou que mesmo com essa
recessão técnica declarada na economia brasileira é importante para o
empreendedor ver que nesse cenário cabe avaliar as oportunidades de mercado
para investir e realizar aquisições como foi o caso do Montana. Ele foi
categórico em afirmar que a holding está aberta e se surgir a oportunidade de
um novo negócio está aberta para negociar. “O segmento de alimentação vem se
destacando no cenário econômico brasileiro devido a grande oferta de opções e
demanda do público por serviços práticos e de qualidade. O ano de 2013
registrou um crescimento de 16,6% em faturamento, em relação a 2012. Nossa
expectativa é manter o mercado aquecido e levar ao público cada vez mais
novidades”, enfatiza. Segundo Ricardo Alves, nos últimos 5 anos a Griletto tem
crescido em média 20% ao ano.
No planejamento estratégico da holding J.Alves está
o lançamento de uma nova unidade de negócio com a marca Griletto. “A gente está
lançando agora um modelo de loja compacta do Griletto para galerias e centros
comerciais. Alguma coisa um pouco mais simples que um shopping center que
envolva um investimento menor e demanda de um público também menor. Você pega
centros comerciais que tem um movimento muito grande de segunda a sexta, só que
não tem sábado e domingo, então se demandar o mesmo investimento que um
shopping é difícil de fechar a conta mesmo porque só vai ter um movimento
restrito de segunda a sexta, então a gente tem que enxergar essa necessidade. É
o que estamos fazendo abrindo novas oportunidades”, revelou.
O presidente da holding J.Alves, Ricardo Alves,
disse ainda que as churrascarias da dupla foram adquiridas as marcas. “O caso
das churrascarias foram adquiridas as marcas, só que a operação das duas lojas
do Montana Churrascaria, que conta com uma unidade em Campinas e outra em Goiânia,
nós licenciamos para os sócios anteriores. Nós podemos crescer com a marca
churrascaria, mas a operação das unidades não é nossa”, diz.
A holding J.Alves fechou 2013 com um faturamento de
R$160 milhões, dos quais 90% desse montante advém da marca Griletto, fundada em
2004 na cidade de Itu.  A primeira
franquia surgiu em 2009 em Araraquara. A rede Griletto conta com 14 unidades
próprias e 130 unidades franqueadas. Até o final de 2014 serão abertas mais 20
lojas no Brasil. “Eu entendo que é importante você ter unidades próprias também
para você poder se antecipar aos problemas que possam existir. Você sai na frente.
Eu acho muito difícil uma franquia que não entenda do negócio e não vivencie o
negócio consiga preparar isso com qualidade para os parceiros. Quem sofre no
ponto de venda da mesma forma que seus parceiros consegue ter uma visualização
muito melhor do negócio”, explica.
A expectativa para 2014, sem contabilizar a
operação das novas marcas é de um faturamento de R$220 milhões, projeção que
está sendo reavaliada.  Já o Montana Steaks, estabelecido em
Piracicaba/SP, é um restaurante a ‘la carte’  no estilo autêntico steakhouse,
com os melhores acompanhamentos da cozinha internacional. Com Griletto e
Montana, passa a ter mais de 240 pontos franqueados. Para este ano o volume
total de investimento da holding J.Alves, sem levar em conta a aquisição do
Montana, chega a R$ 10 milhões
A dupla Chitãozinho & Xororó, fundadora do Montana Express e Montana
Steaks, continua como embaixadora das marcas e em anúncio oficial declarou que
a parceria é mais um passo importante do plano de expansão da rede. “Ficamos
satisfeitos com a incorporação do Montana pelo Grupo J.Alves. Temos certeza de
que a marca Montana, que ajudamos a construir e tem muito valor para nós, irá
crescer ainda mais e o negócio como um todo manterá sua trajetória de sucesso.
A rede é sinônimo de qualidade e credibilidade e acreditamos que esta parceria
é mais um passo para fortalecer ainda mais a marca e consolidá-la como uma das
mais bem sucedidas do país em seu ramo de atuação”, afirmou a dupla.

Fotos 1 e 2 – Presidente da holding J.Alves, Ricardo Alves.
Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn