GRUPO BAHIA ASSOCIADOS AMPLIA SEU PORTFÓLIO DE ATIVIDADES

O Grupo Bahia Associados é composto por seis empresas. A pioneira delas é responsável pelas atividades de Assessoria e Consultoria Tributária relacionadas a  tributos diretos e indiretos, que em virtude do sucesso das atividades realizadas incorporou aos seus projetos o planejamento financeiro com foco na estrutura tributária da operação da empresa. “Identificamos essa atividade, internamente no Grupo, como engenharia tributária, pois buscamos através dela racionalizar e dosar de forma legal, o pagamento de impostos na atividade desenvolvida pela empresa cliente, sendo que sua execução passa por  etapa  de  análise detalhada da operação realizada, sua localização, sua logística, seus clientes, fornecedores, sua estrutura manufatura,  comércio,  ou serviço,  sua distribuição, e outros vetores importantes na operação realizada, Explica Jorge Bahia, CEO do Grupo Bahia.

O conceito financeiro está agregado a elaboração do fluxo de caixa de impostos, assim como orçamento tributário que têm vinculação direta com o fluxo de caixa tradicional e com o orçamento regular da empresa. “Assim, buscamos demonstrar de maneira objetiva o impacto da carga tributária nas operações não em um momento estanque, mas conforme evolução das operações possibilitando um acompanhamento, também dinâmico, do planejamento financeiro da empresa para essa determinada atividade”, diz Jorge.

O Grupo Bahia tem a empresa de Contabilidade que realiza atividades dessa natureza junto a companhias  de porte médio a grande atendendo disposições específicas quanto a forma de registro de determinado evento, focando que essa forma propicie bons resultados econômicos e financeiros para a empresa, assim como a racionalidade de tributos sobre o seu resultado.

A empresa de Gestão de Projetos busca  transformar em realidade projetos de investimentos voltados a implantação, ampliação, ou realocação de empreendimentos, utilizando em seu dia a dia o expertise do Grupo Bahia em legislação fiscal e tributária e em aspectos e normas contábeis. “Temos como proposta, não somente trazer realidade a baixo custo para o investimento realizado,  mas  também, propiciar que a empresa investidora  possa ter a maximização de resultados operacionais assim como  fiscais e tributários em suas operações realizadas nesse  novo projeto”, destaca o CEO do Grupo Bahia.

Complementando o expertise individual, por empresa, o grupo tem a Bahia Atividades que  disponibiliza aos clientes forma de operação e gestão diferenciada e especializada de suas atividades, seja por trabalhos específicos ou por área, identificando essa atividade como   “outsourcing” no qual se agrega todo o conhecimento aplicado a área de controladoria, ou, isoladamente, na área contábil, financeira e fiscal-tributária, e em atividades relacionadas, gestão de custos, estoques, recebimento, e expedição.

A Bahia Comex atua no ramo de comércio exterior,  buscando facilitar, pontualmente,  para empresas locais a exportação de seus produtos, assim como importando produtos que sejam de interesse das empresas locais. O foco dessa empresa, no momento, está relacionado a operação com equipamentos sem similar nacional que possam ser de interesse de indústrias ou usuários  locais, quando para a operação, se identifica  possibilidades de redução de carga tributária seja na esfera federal ou estadual ou a aplicação, de regime especial de importação que se aplique ao bem ou a mercadoria em questão.

A Bahia Pequenas e Médias Empresas cuja proposta é atender as empresas com esse enquadramento, sejam ou não enquadradas no Simples Nacional, demonstrando ao pequeno e médio investidor seus riscos operacionais,  realizando a gestão financeira de sua atividade, e acompanhando a sua rentabilidade.

As três novas atividades agregadas, de forma oficial,  ao portfólio do Grupo Bahia tem o seguinte propósito: (I) gestão interina –  promover ganhos gerenciais; gerir crises e momentos de transição; promover mudanças organizacionais; otimizar acordos, gerir impactos. (II) fusões e aquisições –  valuation –  identificar o montante de investimento ideal de acordo com análise de mercado; planejar crescimento contínuo a curto médio e longo prazo; identificar aspectos que possam desvalorizar o negócio seja perante a concorrência ou ao mercado financeiro; negociar de forma justa e documentada o valor da empresa. (III) avaliação & recuperação financeira – promover  gestão de custos e despesas; entender e quantificar a alavancagem financeira do negócio; administração objetiva e produtiva de caixa; geração de impacto e formação de legado. “Estamos analisando essa ampliação de atividades já há algum tempo, e agora,  sentimos uma sinergia total das mesmas com tudo o que já disponibilizamos aos clientes e ao mercado. Agregamos a tudo que realizamos com qualidade de serviços em mais de 15 anos de Grupo Bahia Associados, mais fortes e decisivos componentes de   conhecimento,  estratégia, e alternativa” destaca Jorge Bahia.

O momento é oportuno para se buscar a  rentabilidade das empresas, assim como  para identificar oportunidades internas e externas que sejam produtivas, para implantar mudanças boas, positivas, que tragam bons resultados, para avaliar o mercado e identificar  nele as possibilidades que estejam ao alcance do investidor e demonstrem indicadores positivos.

O Grupo Bahia Associados é constituído por seis empresas  que atuam nas áreas:  Consultoria Empresarial; Assessoria Contábil,  Gestão de Projetos; Gestão de Atividades Administrativas; Comex e PME. Com um time de especialistas e estrategistas voltados à área econômica, financeira, contábil, fiscal e tributária, o grupo tem como proposta apresentar aos clientes um pacote de soluções indissociáveis, do qual faz parte a identificação de incentivos e benefícios fiscais e tributários, os efeitos econômicos e financeiros da operação, as melhores práticas de controles e informações contábeis para análise dos investidores, possíveis linhas de créditos e o efeito das mesmas no tempo, no fluxo de caixa das empresas, e nos seus resultados.

 

Foto: Jorge Bahia, CEO do Grupo Bahia.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

GOVERNO DE TAIWAN BUSCA REPRESENTANTES NA INTERMACH

A indústria de transformação tem papel vital na economia de Taiwan.  Para estar em linha …

Facebook
Twitter
LinkedIn