GRUPO BAHIA CRIA PROCESSO DE GESTÃO COM ORIENTAÇÕES PARA EMPREENDEDORES QUE QUEIRAM SE HABILITAR NO E-COMMERCE

As vendas praticadas pela internet continuam em evolução e registrando crescimento no Brasil. Ao comparar as vendas de março com fevereiro, a expansão foi de 35,81%. Considerando a mesma base de comparação, o faturamento do setor também teve alta: 33,06%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

No período em que o comércio ficou fechado para as vendas nas lojas físicas, em decorrência da pandemia de Covid-19, o e-commerce foi a solução para os empresários em março de 2021. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), as vendas digitais atingiram R$ 80,3 milhões, representando um crescimento de 28,5% na comparação com março de 2020, que teve faturamento de R$ 62,5 milhões. No geral, porém, segundo os dados da Boa Vista – SCPC o faturamento apresentado pelo setor em março de 2021 mostrou uma redução de 2,91% em relação a março de 2020, e de 21,16% na comparação com fevereiro de 2021.

Com a reabertura do comércio para vendas físicas em maio, a movimentação financeira das vendas online, entretanto, seguiram em alta e somaram R$ 192,4 milhões, representando um crescimento de 22,3% em relação a maio de 2020.

Diante desse crescimento exponencial do e-commerce, o Grupo Bahia Associados disponibiliza orientações aos interessados na Gestão da Cadeia de e-commerce.

Para o CEO do Grupo Bahia Associados, Jorge Bahia, a plataforma de e-commerce é muito importante. “Uma boa plataforma, o que muitas vezes ocorre é que não tem o custo acessível, daí o motivo que muitos que entram no mercado optam pelo uso de um marketplace, e deixam em segundo plano o controle econômico e financeiro da operação”, diz

Jorge Bahia reitera que dentro do processo de e-commerce é fundamental manter as boas expectativas de mercado. “Observamos que algumas empresas que migraram para essa nicho de mercado, ou mesmo que já atuavam nele, seja através de ferramenta própria ou através de uma plataforma de marketplace, tem o foco de suas atenções, o que é plenamente justificável, exclusivamente na atividade de vendas. Sem dúvidas vender bem, atender ao cliente, manter as boas expectativas de mercado é fundamental”, avalia.

O CEO do Grupo Bahia, Jorge Bahia, considera de fundamental importância a interação de todos os itens de controle da operação. Não somente a venda em si, não somente a logística, mas a interação de processos, procedimentos de natureza econômica, financeira, de controladoria, de orçamento, de fluxo de caixa, e outros que sejam específicos e/ou dedicados aquele desenvolvedor, específico ao seu produto, ao seu nicho de mercado. “Mas é necessário, também, pensar e manter procedimentos de controles, de avaliação de rentabilidade do negócio, de acompanhamento da evolução econômica e financeira da operação. Esses pontos não podem ficar para segundo plano”, fortalece.

A dinâmica do e-commerce não permite erros ou ações sem planejamento, sem alternativas de implantações rápidas, tudo isso mantendo o perfil da empresa, e as características comerciais que trouxeram o negócio até os dias atuais.

A gestão do estoque, do contas a pagar, do contas a receber, o acompanhamento dos números societários, dos números gerencias, do fluxo de caixa, e mais recentemente a proteção de dados pessoais são pontos que não podem passar desapercebidos na operação comercial. Não podemos esquecer do melhor enquadramento tributário para realizar a operação.

É vital conhecer, e se possível ter acompanhamento da cadeia de fornecimento, e de sua localização na mesma, com a identificação clara de seus direitos e obrigações, e principalmente de pontos que você pode ajudar na administração desses elos operacionais que fazem parte do e-commerce.

Mais informações sobre a cadeia do e-commerce para dinamizar projetos ao seu negócio podem ser acessadas no link

https://www.grupobahiaassociados.com.br/post/gest%C3%A3o-da-cadeia-de-e_commerce

O Grupo Bahia Associados conta com um time capacitado e integrado, que disponibiliza ao mercado nacional e internacional um pacote de soluções balizado no suporte consultivo e operacional para a gestão de negócio.

 

Foto: CEO do Grupo Bahia Associados, Jorge Bahia.

Crédito: Divulgação

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