GRUPO CARREFOUR BRASIL ADQUIRE 30 LOJAS DA REDE MAKRO NO BRASIL

O Grupo Carrefour Brasil anuncia a aquisição de até 30 lojas da rede Makro no país. A compra faz parte da estratégia do Grupo para acelerar significativamente a expansão do Atacadão e reforça a estratégia multiformato e multicanal do Grupo.

As novas lojas foram adquiridas pelo valor de R$ 1,95 bilhão. Dos 30 pontos comerciais, 22 são propriedade integral e oito são alugados, além de 14 postos de gasolina, localizados em 17 estados do país. As lojas estão localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso, Alagoas, Santa Catarina, Pará, Amazonas, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraíba, Tocantins e Distrito Federal.

As lojas adquiridas, que somam 165.000 m² de área de venda, apresentaram em 2019 vendas brutas de aproximadamente R$ 2,8 bilhões e possuem grande complementaridade geográfica com as lojas já existentes do Atacadão. A transação permitirá ao Atacadão expandir sua presença no estado do Rio de Janeiro (7 lojas) e na região Nordeste (8 lojas). As novas lojas somam-se às 187 lojas já existentes do Atacadão que continuará com seu forte crescimento orgânico.

O Atacadão pretende converter a bandeira das novas lojas no período de 12 meses após o fechamento da transação. Dessa maneira, nossos clientes poderão se beneficiar dos preços, atratividade e eficiência que oferece o Atacadão, além das soluções e dos serviços financeiros do Grupo Carrefour Brasil.

Baseado no modelo do Atacadão, as vendas devem aumentar em mais de 60% e a estrutura de custos será otimizada, possibilitando o alcance gradual de níveis de rentabilidade similares aos existentes nas lojas atuais.

O Presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, destacou a importância dessa aquisição para o escopo de negócios do Grupo Carrefour. “Essa transação é o movimento mais importante do Grupo Carrefour no Brasil desde a aquisição do Atacadão em 2007. Isso evidencia nosso comprometimento com a expansão de nossos formatos de crescimento e está em linha com o Plano de Transformação do Carrefour 2022. O modelo de atacado tem sido um grande contribuinte para o crescimento do Carrefour nos últimos anos, especialmente no Brasil. Com essa transação, iremos expandir nossa presença no mercado brasileiro, o segundo maior mercado para o Grupo depois da França”, declarou.

O CEO do Grupo Carrefour Brasil, Noël Prioux, também enfatizou a importância dessa transação. “Esta transação é um acelerador de crescimento para o Carrefour no Brasil. Com essa aquisição o Atacadão vai fortalecer sua presença geográfica e consolidar ainda mais sua presença nacional. Essa aquisição, juntamente com nosso ritmo de crescimento orgânico com 20 lojas Atacadão abertas em 2019, vai representar uma aceleração equivalente a um ano e meio de expansão, marcando um importante avanço para o Grupo Carrefour Brasil”, disse.

A conclusão da transação está condicionada ao cumprimento de determinadas condições, incluindo o acordo dos proprietários das oito lojas alugadas e a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O fechamento da operação é esperado para o final de 2020.

O Grupo Carrefour manterá seus acionistas e o mercado em geral informados acerca da conclusão da transação.

Com uma rede multiformato de mais de 12 mil lojas em mais de 30 países, o Grupo Carrefour é um dos líderes mundiais do varejo alimentar. Carrefour recebe 105 milhões de clientes pelo mundo e registrou uma receita de € 80,6 bilhões em 2019. Com mais de 360 mil colaboradores que ajudam a tornar o Carrefour o líder mundial da transição alimentar para todos, proporcionando a todos alimentos acessíveis e de alta qualidade, todos os dias, não importa onde estejam.

O Grupo Carrefour Brasil é o maior varejista do país e opera mais de 690 pontos de vendas. Com vendas brutas de R﹩ 62 bilhões em 2019 e mais de 87 mil colaboradores, Carrefour é um dos maiores empregadores privados do país.

O Atacadão é a unidade de negócio de Cash & Carry do Grupo Carrefour Brasil. Líder em seu segmento, a companhia conta com 187 lojas de autosserviço pelo Brasil e 28 atacados de entrega. Em 2019, registrou vendas brutas de R﹩ 42 bilhões.

O Makro é uma empresa multinacional no segmento de atacado, de propriedade da holding holandesa SHV, que controla outras 7 empresas com presença em 60 países e mais de 60.000 funcionários.

O Makro conta com 15.000 funcionários em suas 167 lojas na Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela, com vendas de € 3,0 bilhões em 2019. O compromisso da empresa é fazer a diferença na vida de seus funcionários, clientes, fornecedores e comunidades.

 

Foto 1 e 2 – Unidades de negócios do Grupo Carrefour Brasil.

Foto 3 – Loja Makro.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

MESMO SEM FUNCIONAR, LOJISTAS DE SHOPPINGS DE CAMPINAS RECEBEM COBRANÇA

Com as atividades suspensas inicialmente até o final de abril, como medida de segurança para …

Facebook
Twitter
LinkedIn