GRUPO DPASCHOAL INVESTE R$ 120 MILHÕES EM NOVO MODELO DE NEGÓCIO

O Grupo DPaschoal, com sede em Campinas,
completou em junho 64 anos de atuação no mercado de prestação de serviços
automotivos especializados, e entra em uma fase de desenvolvimento de projetos
que visam aumentar a participação do grupo no mercado, não apenas como grande
varejista, mas também como distribuidora de conceitos e conhecimento. O Grupo
DPaschoal compreende também a Fundação Educar e as empresas Daterra, DPK e
portal AutoZ. Para o presidente do Grupo Dpaschoal, Luis Norberto Pascoal, a
empresa passa por uma nova fase, inovando com tecnologia e buscando uma
reestruturação buscando novos seguimentos no mercado.  

E com
foco nessa inovação o Grupo DPaschoal
está trazendo para o Brasil um novo conceito de plataforma de
atendimento ao mercado de reposição de peças, reparos e diagnoses. O Auto Check
Center (ACC) chega ao país através de uma parceria com a ATR, sediada em
Stuttgart, Alemanha, e a expectativa do grupo é realizar a abertura de 84
unidades nos próximos cinco anos. De acordo com o diretor de suprimentos do
Grupo DPaschoal, Rodrigo Benatti estão sendo investidos nesse novo modelo de
negócio R$ 120 milhões “Conseguimos analisar, em parceria com a ATR, que não
basta comercializar autopeças e acessórios. Vamos oferecer uma nova alternativa
em relação às existentes no mercado, com a comercialização de produtos,
capacitação profissional e serviços de diagnoses rápidas e precisas. A partir
dessa análise, estamos trazendo para o Brasil o conceito ACC”, afirma.
A ATR já
possui esse modelo de negócio em mais de 900 pontos na Europa, e a primeira
unidade nacional do ACC será
inaugurada na cidade de Bauru. “Realizamos estudos mercadológicos para definir
a abertura dessas 84 unidades. São regiões onde pretendemos aumentar nossa
participação no mercado. O novo negócio será abastecido por uma rede de
distribuidores de autopeças nacionais, com produtos devidamente reconhecidos
pelo mercado pela sua qualidade e confiança do consumidor”, explica Benatti.

Toda a
rede ACC contará com programas exclusivos, como o centro Maxxi Check, onde o  profissional
terá acesso à ferramenta de diagnose, e o Maxxi Parts, banco de dados automotivos com uma linha completa de
autopeças e acessórios. O programa de relacionamento Clube ACC concederá aos clientes benefícios em produtos e serviços
da rede.  Os centros de soluções integradas serão focados também na
especialização de profissionais do setor automotivo, através do Maxxi Training. “Com o Maxxi Training, Distribuidor de
Conhecimento, o profissional poderá ter contato direto com o fabricante dos
produtos, e, assim, aumentar sua capacitação na aplicação e realização correta
de serviços. A nossa proposta é uma resposta à complexidade técnica da
indústria automotiva, que aumenta diariamente face às novas tecnologias e às
exigências do mercado consumidor. Desde o início das operações do Maxxi
Training, já capacitamos mais de 15 mil profissionais”, explica Benatti.

O
instalador que não tiver onde descartar as peças que foram substituídas poderá
levá-las até uma unidade ACC, e, através do programa de sustentabilidade EcoMAXX, serão destinadas corretamente
à reciclagem. “Vamos oferecer todas essas alternativas para completar o serviço
do profissional, que poderá contar com a rede ACC como parceira de disseminação
de conhecimento, serviços e produtos de qualidade”, finaliza Benatti.

O Auto Check Center é um modelo
de negócio desenvolvido pela ATR,
e já atuante em vários países da Europa. A ATR surgiu na década de 60, com a
associação de cinco empresas na Alemanha, que buscavam desenvolver estratégias
mercadológicas integradas. Com passar dos anos, distribuidores de autopeças de
outros países mostraram interesse em participar do grupo dando origem ao
processo de internacionalização, buscando conhecimento e experiência em vários
mercados do mundo. Hoje são mais de 30 empresas em todos o mundo.

A DPaschoal
possui mais de 500 lojas, sendo 170 próprias e as demais em sistema de
franquia, distribuídas pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas
Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás, conta com 3.600
funcionários e mantém em 2013 as diretrizes de sua fundação, que englobam
respeito por colaboradores, clareza no atendimento ao cliente, disseminação de
conteúdo especializado e preocupação com questões sociais e ambientais.
Segundo, Luis Norberto Paschoal, a empresa deve crescer em 2013, 5%. “Este ano
a gente acredita que vá crescer 5%, pois nós estamos tentando atender o setor
agrícola, que é onde está crescendo a economia A indústria brasileira não vem bem
nos últimos anos. Eu era muito focado na indústria e agora estou focando na
agricultura. Eu estou pondo mais pneu agrícola, mais vendedor voltado para a
fazenda e treinamento com foco no atendimento agrícola”, explica.

Em 2013,
o Grupo DPaschoal se concretiza no mercado como um distribuidor de conhecimento
técnico, inovador em conceitos de atendimento, tecnologia e sustentabilidade e
fiel investidor no futuro da sociedade e melhorias do setor automotivo.”Planejar
tecnologia, planejar treinamento, planejar novos valores de funcionários,
planejar novos fornecedores para o futuro e o mais importante ter um
prognóstico das ações”, diz.

O Grupo
DPaschoal desenvolve uma política de investimento em seus funcionários. Todos
são acionistas da empresa. “Tudo que a empresa fizer ele ganha. O funcionário
tem um seguro, que é aposentadoria nas ações. Quando ele se aposenta essas
ações ao transformadas na qual ele ganha um bônus e vive de dividendo”,
explica.

Além
disso, segundo Luis Norberto Paschoal, os funcionários tem plano de carreira e
todo o estudo para a careira desse funcionário é pago pela empresa, na qual o
percentual da bolsa de estudos é proporcional à nota que ele tira.”Se ele tira
nota 7, a bolsa é de70%. Se ele tira 8,a bolsa é de 80% “, comenta.

Esses
funcionários duas vezes por ano são avaliados por seus superiores com o intuito
de identificar  aqueles que tem condições
de crescer dentro da empresa. “Quando o funcionário sai da DPaschoal, se ele
sai direito e numa boa, não precisa vender as ações, pois a qualquer momento
ele pode voltar a trabalhar aqui. Quem é jovem bem formado numa boa escola e
conseguir entrar numa faculdade no estrangeiro que seja boa, nós também
financiamos. Nós temos hoje um funcionário estudando na Inglaterra com a
empresa fornecendo todo o recurso para ele estudar lá por um ano e meio”, diz.

Com a
política “Medir, Testar e Avaliar antes de trocar”, inserida no programa
Economia Verde, o Grupo DPaschoal entrega ao cliente, além de conhecimento
sobre sustentabilidade e descarte adequado de peças, um diagnóstico correto
sobre a troca de peças em seu veículo. O conceito da empresa ensina o
consumidor a medir a dimensão do problema, testar a peça que, possivelmente
deve ser trocada e avaliar a condição desta, para evitar a troca desnecessária
e aumentar o descarte irregular de itens no meio ambiente.

Para
melhorar o atendimento e aumentar sua participação no mercado, o Grupo
DPaschoal investiu em equipamentos exclusivos e serviços diferenciados no
mercado automotivo. Com o auxílio de aparelhos adequados, a diagnose em
veículos se tornou mais específica e clara ao consumidor.

Reforçando
sua participação no mercado automotivo nacional, o Grupo DPaschoal inaugurou,
em 1987, a distribuidora de autopeças DPK,
que conta com o mais avançado sistema de distribuição, em dezoito depósitos
espalhados pelo Brasil.

Buscando
complementar os serviços já existentes no mercado de autopeças, o Grupo
DPaschoal idealizou um projeto de disseminação de conhecimento técnico
específico para profissionais do setor de reparos automotivos. O Maxxi
Training, Distribuidor de Conhecimento e Conteúdos da DPaschoal, surgiu a
partir da necessidade do contato direto entre fabricante e profissionais do
setor. A proposta é uma resposta à complexidade técnica da indústria
automotiva, que aumenta diariamente face às novas tecnologias e às exigências
do mercado consumidor.

O Grupo
DPaschoal investiu na qualidade de serviços para a linha leve e expandiu seus
negócios para o segmento de veículos pesados e agrícola. No mercado voltado a
caminhões e ônibus, a empresa foi responsável pela implantação de projetos de
sucesso, como o RecMAXX, o SAFFMAXX e o programa de relacionamento TruckCard.

A empresa
conta com 11 oficinas de recapagem e 17 Truck Centers espalhados pelo país,
trabalhando no fornecimento de pneus, serviços e acessórios para veículos de
passeio, caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas e industriais.

Para
crescer, é preciso estar preocupado com o futuro. Tendo em consciência que o
jovem de hoje é o adulto de amanhã, o Grupo DPaschoal iniciou em 1989 as
atividades da Fundação Educar. Com a intenção de promover a educação cidadã
como estratégia de transformação social, a Fundação Educar desenvolveu inicialmente
a “Academia Educar”, que promove a formação de núcleos de lideranças juvenis em
escolas públicas, criando oportunidades para que o jovem descubra seu
potencial, tornando-se capaz de transformar sua realidade, a de sua escola
e da comunidade. Outro destaque da Fundação Educar é o “Trote da Cidadania”,
que premia projetos universitários que substituem o trote tradicional e o “Leia
Comigo”, que já distribuiu gratuitamente mais de 35 milhões de livros para
escolas públicas, organizações sociais e bibliotecas.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn