GRUPO FERNANDES INCORPORA ETIQUETA ELETRÔNICA DE PREÇO EM TODA SUA REDE

O Grupo Fernandes, tradicional rede atacadista de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, comemora os resultados positivos obtidos com o investimento feito na modernização dos processos administrativos e operacionais de suas lojas e com a implementação das etiquetas eletrônicas de preço.

O Gerente Regional de TI do Grupo Fernandes, Brênno Katayama, explica que a dificuldade de uma precificação assertiva motivou a rede a instalar as etiquetas eletrônicas da Toledo do Brasil, líder em soluções de pesagem e gerenciamento de informações. “À medida que a nossa operação estava aumentando, sentíamos a necessidade de uma precificação mais assertiva, uma vez que a média de alteração de preços era de mais ou menos 200 itens diariamente. Sentíamos, na pele, problemas com clientes no caixa, na área de venda e, em alguns casos, até situações com Procon. Isso acontecia porque toda troca era feita de forma manual, uma por uma, que na maioria das vezes levava mais de duas horas”, diz.

Segundo ainda Brênno Katayama, o primeiro contato com as etiquetas eletrônicas foi em 2017. “Em um primeiro momento, não tivemos muito interesse, afinal era uma solução relativamente cara e parecia ser algo distante da nossa realidade, já que tínhamos três lojas, com um total de 18.500 produtos sinalizados, e ficaria inviável financeiramente”, afirma.

O Gerente Regional de TI do Grupo Fernandes, Brênno Katayama, explicou que em 2019, o Grupo Fernandes voltou a discutir a questão das etiquetas eletrônicas. “Retomamos a ideia das etiquetas eletrônicas, desta vez já analisando o assunto com mais atenção, olhando para números gastos mensalmente e anualmente com despesas na operação, na compra das etiquetas de papel, do material usado para impressão, das impressoras e o custo da mão de obra para que tudo isso funcionasse.  Fizemos todo esse levantamento e percebemos que a etiqueta em papel era extremamente cara e ineficaz”, diz.

Foi então, nesse momento, que o Grupo Fernandes fez novo contato com a Toledo do Brasil. “Fui nomeado responsável do processo de estudo e implantação da solução. Evoluímos com a Toledo do Brasil no que diz respeito a projeto e infraestrutura, com uma particularidade a mais, ou seja, ela nos trouxe o atendimento da equipe de Vendas/ Assistência Técnica responsável pela implantação, que no meu ponto de vista fez toda diferença”, enfatiza.

A filial Atacadista Pantaneiro, recém-inaugurada na época, foi a primeira loja onde foi instalada a etiqueta eletrônica. “Fizemos a viabilidade do local, analisando a infraestrutura, pontos de instalação e o mais importante, número de etiquetas que seriam necessárias para implantação, informação essa que é crucial para leitura dos produtos que serão precificados com a tecnologia”diz.

Com o levantamento todo pronto, em novembro de 2019, foi instalada, pela primeira vez, a etiqueta eletrônica em uma loja da rede.  “Foi uma surpresa muito grande no estado, afinal ninguém havia ouvido falar de um atacarejo trabalhar com esse tipo de tecnologia. Nós tínhamos acabado de entregar uma loja complemente diferente de qualquer estrutura já vista na região, e não poderíamos deixá-la sem esse ‘brilho’, tínhamos que começar nessa loja”, comemora Katayama acrescentando que levou, mais ou menos, de 15 a 25 dias, a instalação da etiqueta eletrônica na loja, totalmente assistida pela Toledo do Brasil.

Com pouco mais de 30 dias da instalação da etiqueta eletrônica de preço, ressalta o Gerente Regional de TI do Grupo Fernandes, já havia um entendimento da eficácia da solução e a precificação assertiva.  “Conseguimos diminuir cerca de 60% o custo da operação no que diz respeito ao trabalho de nossos colaboradores para troca, impressão, conferência e correção das etiquetas de papel. Eliminamos problemas na frente do caixa, ou seja, a solução funcionava mesmo.  E o melhor de tudo, bastava apenas dois minutos para atualizar uma loja inteira. Nós já trabalhávamos em um modelo de atacarejo, com quadro de funcionário reduzido, e com essa solução, otimizamos, ainda mais, o tempo da equipe na loja, dando foco em abastecimento, processos e atendimento. A etiqueta já não era mais uma preocupação”, enfatiza.

Como os resultados foram significativamente positivos, o Grupo Fernandes resolveu levar a tecnologia para as demais lojas da rede: Matriz, Filial 13 de Junho, Filial Popular, e Filial Ladário.

Em setembro de 2020, todas as lojas da rede já eram 100% etiquetas eletrônicas. “Em uma única central, com um simples computador podemos fazer qualquer correção de preço dentro das nossas lojas, basta alguns cliques”, destaca.

Katayama, exemplificou a eficácia da tecnologia.“Em uma filial há proximamente um mix de 9.500 produtos expostos, ou seja, havia pelo menos esse número de etiquetas impressas. E em um dia normal de alteração de preços e ofertas, tínhamos que alterar mais de 200 etiquetas manualmente, sendo que essa operação era composta por 23 colaboradores que ficavam responsáveis pela alteração dos preços e abastecimento da loja. Após a implantação da tecnologia, reduzimos a operação para 11 colaboradores com foco nos processos e abastecimento e um colaborador apenas monitoramento as cinco lojas nas alterações de preços diárias”, revela.

Recentemente, o Atacado Fernandes inaugurou a Filial Cohab, a quinta loja da rede, que já nasceu na tecnologia da etiqueta eletrônica. “Nós não abrimos mão dessa tecnologia. Temos alguns projetos já em andamento de novas lojas que definitivamente tem em seu orçamento gondolas, balcões, caixa e, certamente, etiqueta eletrônica”, comenta.  “Em síntese, a tecnologia nos trouxe redução do custo operacional, inovação para o cliente e segurança de um preço correto. Sabemos que o investimento não é baixo, porém analisando os números friamente, o custo de operação, despesas com material e impressão, mão de obra etc., essa solução se paga tranquilamente em 12 meses.  Hoje, todo o grupo Fernandes tem mais de 21 mil etiquetas eletrônicas em funcionamento automatizadas”, finaliza.

 

Fotos 1 a 3 – Utilização da etiqueta eletrônica.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

INSTITUTO LAFARGEHOLCIM REALIZA AÇÃO JUNTO A COLABORADORES E DOA MILHARES DE BRINQUEDOS

O mês de outubro foi marcado pela solidariedade nas cidades onde a LafargeHolcim tem fábricas …

Facebook
Twitter
LinkedIn