GRUPO SABIN APRESENTA ESTUDOS E INOVAÇÕES NO MAIOR CONGRESSO DE MEDICINA LABORATORIAL DO MUNDO

Pelo 19º ano consecutivo, o Grupo Sabin marca presença no maior congresso de medicina laboratorial do mundo, o AACC Annual Scientific Meeting & Clinical Lab Expo. Neste ano, o evento aconteceu na última semana de julho, na Califórnia (EUA), e teve como tema “We Are One”, que traz a proposta de questionar, desafiar e compartilhar ideias. Além de uma equipe de profissionais, o Sabin levou cinco trabalhos que foram selecionados para serem apresentados e discutidos no evento.

O evento é realizado pela American Association for Clinical Chemistry (AACC), que, após 75 anos, passa a ser chamado ADLM – Association for Diagnostics & Laboratory Medicine. A instituição é uma organização dedicada à ciência clínica-laboratorial aplicada à assistência médica, com atuação em educação profissional, advocacy e na promoção da colaboração entre os profissionais do segmento de medicina diagnóstica. “Participar, junto com especialistas do mundo inteiro, dos debates e apresentações sobre o que tem de mais inovador na medicina diagnóstica faz parte da nossa constante busca pela qualidade e excelência nos nossos serviços” afirma a presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.

Também participaram do evento demais diretores do Grupo Sabin como o diretor-técnico, Rafael Jácomo; a diretora-técnica de Expansão, Cyra Araújo; o diretor administrativo de expansão, Guilherme Oliveira; e o coordenador do setor de Genômica, Gustavo Barra.

A presidente-executiva destaca a importância de participar. “Participar desse fórum é sempre uma oportunidade de boas trocas, antecipando tendências e conhecendo as melhores práticas do setor em todo o mundo. E para nós, do Grupo Sabin, ver cinco trabalhos nossos apresentados neste evento é motivo de grande satisfação”, reforça.

Um dos trabalhados apresentados tem o título “A incorporação da triagem para citomegalovírus congênito ao teste genético neonatal realizado em swab de saliva: uma interseção entre genética humana e doenças infecciosas”. O artigo trata sobre a incorporação da triagem para citomegalovírus congênito no teste da bochechinha, uma das recentes inovações que a equipe de Genômica do Sabin Diagnóstico e Saúde disponibilizou ao mercado de análises clínicas em 2023.

Outro trabalho versa a respeito da implementação de detecção rápida de Monkeypox (varíola do macaco), que também foi realizada pelo Sabin durante a emergência de saúde pública ocasionada pela doença. Os especialistas do Núcleo Técnico Operacional (NTO) central que a empresa mantém em Brasília, desenvolveu uma metodologia que detecta o monkeypox vírus através do material genético, com identificação específica para varíola dos macacos.

A aplicação da tecnologia de automação de processos robóticos para automatizar a liberação de resultados de patologia e reduzir custos, tempo e mão de obra em um laboratório clínico;  a aplicação de metodologia lean no processamento de testes de eletroforese para reduzir o tempo de produção, e ainda, o benchmarking de bioinformática e ferramentas moleculares para variantes de número de cópias chamadas do genoma humano: uma visão detalhada de éxons únicos, foram os outros  trabalhos apresentados no congresso, na Califórnia. “Como referência em medicina diagnóstica, temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias e, para isso, investimos continuamente em pesquisa técnico-científica e atualização dos nossos colaboradores, os trabalhos que apresentamos trazem alguns dos resultados desses investimentos”, ressalta Lídia.

O Grupo Sabin é referência em saúde com destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.

Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 6,5 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.

 

Foto: Presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS TEM COMO TEMA MOBILIDADE URBANA INTELIGENTE DE FORMA SUSTENTÁVEL

Neste episódio do podcast Panorama de Negócios vamos falar sobre mobilidade urbana inteligente de forma …

Facebook
Twitter
LinkedIn