HIDROCIRURGIA COMEÇA A SER REALIZADA EM CAMPINAS

O Grupo Surgical, especialista em cirurgia de urgência e emergência, realizou recentemente a primeira hidrocirurgia em Cirurgia Geral, em Campinas (SP). A tecnologia, que chegou recentemente ao país, foi aplicada no Hospital e Maternidade Madre Theodora, em um paciente de 22 anos, vítima de acidente de moto. “Este paciente teve uma grande escoriação no antebraço, que evoluiu para infecção da ferida. Houve, então, necessidade de debridamento e nós optamos pela hidrocirurgia por vários motivos, entre eles, a precisão do procedimento, que evita a perda de tecido saudável”, explica o CEO do Grupo, Bruno Pereira, cirurgião do Trauma, Urgência e Emergência.

Apesar de sua eficiência em outros países, a hidrocirurgia é uma novidade aqui no Brasil. Em Campinas, ela só havia sido usada no Centro de Tratamento de Queimados. “Poucos locais já trabalham com essa tecnologia, que é muito eficiente para a retirada de tecido morto em feridas agudas ou crônicas, como as causadas por um trauma, diabetes, etc”, diz Bruno, que passou por um treinamento nos Estados Unidos para poder utilizar a técnica em nosso país.

Com a hidrocirurgia, a retirada do tecido morto é feita através de um jato de solução altamente pressurizado e de aspiração de conteúdo simultaneamente. Este jato é projetado de um lado do aparelho e recolhido do outro, causando um efeito de sucção. “Isso permite ao cirurgião remover tecidos e bactérias de uma só vez, com uma excelente precisão”, afirma Pereira. “Com certeza, é uma tecnologia que traz muitos benefícios para o paciente e para cirurgião, inclusive com a redução da contaminação cruzada”, completa.

Entre os benefícios citados pelo cirurgião, estão a precisão das ressecções, que permite atuar apenas no tecido desvitalizado, poupando o tecido saudável, e o tempo de recuperação das feridas. “É uma técnica que tem se mostrado muito eficiente em casos de abdome aberto contaminado, escaras de pressão e em queimaduras, por exemplo”, explica. A tecnologia também reduz o risco de hemorragia.

O Grupo Surgical é o primeiro do País especializado em cirurgias de urgência e emergência. Ele tem como como responsável técnico o Prof. Dr. Bruno M Pereira e é formado por 11 cirurgiões. A equipe atende em vários hospitais de Campinas e região (Hospital e Maternidade Madre Theodora, Santa Casa de Campinas, Hospital Metropolitano, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital Santa Tereza, Progastro, Hospital Galileo e Santa Casa de Vinhedo). Focado em um trabalho de excelência, o Surgical possui duas certificações de qualidade do INMETRO, através da certificadora ALC – América Latina Certificações: a ISO 9001 e a OHSAS 18001.

 

Foto 1 – CEO do Grupo Surgical, Bruno Pereira, cirurgião do Trauma, Urgência e Emergência.

Foto 2 – Planejamento da hidrocirurgia.

Foto 3 – Realização da hidrocirurgia.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Facebook
Twitter
LinkedIn