30 de agosto de 2014.
A 33ª edição da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas
ornamentais realizada em Holambra (SP) começou nesta sexta feira (29/08) e
segue até o dia 28 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h.
Holambra fica a 140 km da capital paulista e a 40 km de Campinas. São esperados
300 mil visitantes.
ornamentais realizada em Holambra (SP) começou nesta sexta feira (29/08) e
segue até o dia 28 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h.
Holambra fica a 140 km da capital paulista e a 40 km de Campinas. São esperados
300 mil visitantes.
A tendência da floricultura nacional em 2014 é marcada pelas
miniplantas que chegam como novas variedades ou, simplesmente, plantadas em
pequenos vasos para que fiquem menores. São vários os produtos oferecidos na
versão minilírios,antúrios, kalanchoes, sansevieria, orquídeas e cactus, entre
outros. Já os lançamentos trazem muitas espécies com novas variedades.
miniplantas que chegam como novas variedades ou, simplesmente, plantadas em
pequenos vasos para que fiquem menores. São vários os produtos oferecidos na
versão minilírios,antúrios, kalanchoes, sansevieria, orquídeas e cactus, entre
outros. Já os lançamentos trazem muitas espécies com novas variedades.
Entre eles, destaque para as dálias de vaso e de corte, para brasileiríssima
sálvia, para a alocácia e o tomate heart, que nasce na forma de coração. Tem
também novidades em rosas brancas e colorida, em lírios, antúrios, orquídeas,
anêmonas e ranúnculos. Um espetáculo de cores, magia e alegria, parafraseando o
tema da exposição de arranjos florais. “O lançamento de produtos novos no
mercado exige pesquisa e desenvolvimento de variedades que se adaptem
satisfatoriamente e alcancem os resultados esperados. Isso demanda tempo,
estudos e investimentos. Para o produtor chegar a estes resultados, teve que
antever este cenário. Buscar informações de mercado, fazer um verdadeiro
planejamento futuro para ir ao encontro ao que os profissionais e consumidores
procuravam”, explica Rachel Ferreira Osório, gerente comercial da Cooperativa
Veiling de Holambra que, juntamente com a Coperflora, responde por 50% de todo
o comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais.
sálvia, para a alocácia e o tomate heart, que nasce na forma de coração. Tem
também novidades em rosas brancas e colorida, em lírios, antúrios, orquídeas,
anêmonas e ranúnculos. Um espetáculo de cores, magia e alegria, parafraseando o
tema da exposição de arranjos florais. “O lançamento de produtos novos no
mercado exige pesquisa e desenvolvimento de variedades que se adaptem
satisfatoriamente e alcancem os resultados esperados. Isso demanda tempo,
estudos e investimentos. Para o produtor chegar a estes resultados, teve que
antever este cenário. Buscar informações de mercado, fazer um verdadeiro
planejamento futuro para ir ao encontro ao que os profissionais e consumidores
procuravam”, explica Rachel Ferreira Osório, gerente comercial da Cooperativa
Veiling de Holambra que, juntamente com a Coperflora, responde por 50% de todo
o comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais.
Apenas na Cooperativa Veiling já constam do catálogo de produtos
as versões mini do ananás, aspargo, cactus – inclusive do mandacaru -,
crisântemo, cyclamen, orquídea denphalaen, girassol, ixora amarela e vermelha,
violeta, kalanchoe e kalanchoe dobrado, samambaia havaiana e schefflera
(arbusto). No mercado estão disponíveis, também, minivioletas, bico de
papagaio, alocácias e gérberas.
as versões mini do ananás, aspargo, cactus – inclusive do mandacaru -,
crisântemo, cyclamen, orquídea denphalaen, girassol, ixora amarela e vermelha,
violeta, kalanchoe e kalanchoe dobrado, samambaia havaiana e schefflera
(arbusto). No mercado estão disponíveis, também, minivioletas, bico de
papagaio, alocácias e gérberas.
São
as novidades e as tendências que movimentam a floricultura nacional. Apesar da
falta de mão de obra especializada e de chuvas na região Sudeste, grande
produtora, o mercado deve crescer de 8% a 10% este ano, na mais pessimista das
previsões. A Expoflora é a grande vitrine para que isso aconteça, pois permite
apresentar ao mercado as novidades do setor e avaliar a opinião do público
consumidor.
Foto 1 – Recinto da Expoflora.
Crédito: Vera Longuini.
Foto 2 – Danças típicas holandesas.
Crédito: Humberto de Castro.