HOME OFFICE: O QUE É ESSENCIAL PARA UMA GESTÃO EFICIENTE

Há cerca de um ano, grande parte das empresas começou um processo de adaptação que, apesar do caráter temporário, tornou-se definitivo em muitas áreas. O home office, alternativa que surgiu para solucionar a necessidade de isolamento social diante da pandemia da Covid-19, invadiu as empresas, das mais disruptivas às mais tradicionais. Hoje, muito mais que uma simples movimentação provisória, a prática representa uma mudança estrutural e o início de uma nova era no ambiente de trabalho.

De acordo Danielle Loudal, gerente de Recursos Humanos da LUZ Soluções Financeiras, independente do porte ou segmento, é hora de as empresas revisitarem ações e processos operacionais para manter este modelo de trabalho produtivo e alinhado ao propósito e à cultura organizacional. Para ajudar neste caminho, a executiva apresenta algumas dicas práticas que, segundo ela, são essenciais.

Disponibilizar equipamentos

O primeiro ponto fundamental na prática do home office é garantir que os colaboradores tenham acesso aos equipamentos necessários às suas atividades diárias. Seja com computador, notebook ou celular, o processo inicial é, de fato, fornecer as ferramentas para que ele execute o seu trabalho de casa. Neste ponto, segundo Danielle, algumas empresas podem oferecem benefícios adicionais, como mesas, cadeiras ou ajuda com gastos de Internet, porém estes benefícios variam de acordo com as disponibilidades de cada companhia. “O fundamental é criar formas para que o colaborador tenha acesso ao ambiente tecnológico da empresa e execute as suas atividades diárias”, ressalta.

Controle de horas

Por estarem em casa, uma das grandes preocupações de empresas e colaboradores é a questão do período de trabalho, sempre buscando o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Neste quesito, as empresas, sejam pequenas, médias ou grandes, devem definir políticas de controle, inclusive por questões trabalhistas. Seja pelo horário de acesso à rede, a inclusão diária em um banco de horas ou no controle direto realizado pelo gestor, todas as empresas precisam definir formas de acompanhamento para garantir não só as entregas, como também o bem estar do colaborador.

Produtividade

Uma das grandes dúvidas das empresas com o home office é a questão da produtividade. Como acompanhar o desempenho do seu colaborador à distância? De acordo com Danielle, uma forma simples e eficaz é acompanhar as entregas e definir períodos para conclusão de trabalhos ou projetos. “As empresas buscam resultados e, ao acompanhar o  desempenho de seus colaboradores também por resultados e entregas, o modelo fica menos burocrático e mais produtivo. Cada gestor pode alinhar as suas necessidades com os seus respectivos times”, explica.

Comunicação

Se ter acesso aos equipamento é um ponto essencial para o início do trabalho em home office, manter uma boa comunicação com o colaborador é fundamental para que este modelo seja duradouro. “E neste quesito podemos destacar duas frentes principais: a comunicação entre as equipes e a comunicação da empresa com todos os colaboradores”, destaca. Segundo Danielle, reuniões periódicas e bate-papos informais constantes precisam ser incentivados para reduzir os impactos da distância física.

Reforçar valores e a cultura interna

Mesmo longe fisicamente, as empresas precisam criar ferramentas que reforcem os valores e a cultura interna. E para novas contratações, este processo é ainda mais importante. “Colaboradores que foram contratados durante a pandemia para trabalhar no modelo de home office não tiveram a oportunidade de vivenciar os valores diretamente na companhia. Assim, se reforçar a cultura já é essencial para colaboradores antigos, para os novos, é um grande desafio. Eles precisam conhecer e sentir esta cultura mesmo à distância. Por isso, a criação de eventos online, treinamentos constantes e reuniões pontuais podem ser grandes aliados”, reforça.

De acordo com Danielle, com estas ações em prática, é possível uma boa gestão do home office. “As empresas podem também pensar na adaptação de benefícios. No entanto, primeiramente é preciso cuidar de todos estes itens que consideramos essenciais”, afirma.

Como responsável pela área de RH da LUZ Soluções Financeiras, empresa com mais de 100 colaboradores nos escritórios de São Paulo e São Carlos, Danielle conduziu a implementação do home office para 100% das funções desde meados de março de 2020. Até aquele momento, o trabalho remoto era utilizado pontualmente. Passado cerca de um ano, o home office já tornou-se um modelo definitivo para muitas funções da empresa, o que permitiu, inclusive, a contratação de profissionais de outras localidades do país. “Nos reuníamos remotamente e as videoconferências diminuíram a sensação de distanciamento. Os negócios continuaram crescentes e os ganhos foram percebidos em todas as frentes’, afirma.

Desde de 1999 no mercado e com mais de 100 colaboradores, a LUZ desenvolve soluções inovadoras para gestão de risco, consultoria especializada e governança corporativa. O objetivo é ajudar instituições, financeiras ou não, a controlarem seus recursos de forma eficiente,  com segurança e transparência.

A empresa possui três unidades de negócios: MITRA (solução financeira integrada front to back), Previdência (soluções destinadas aos clientes institucionais) e Consultoria (especializada em consultoria de risco). Também fazem parte do grupo duas empresas voltadas para o mercado de crédito, a POP BR – Provedora Oficial de Preços Brasil, empresa especializada em apreçamento de Renda Fixa Corporativa, e a POP Trade, plataforma de negociação desses ativos.

 

Foto: Danielle Loudal, gerente de Recursos Humanos da LUZ Soluções Financeiras.

Crédito: Divulgação

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