HORÁRIO DE VERÃO PODE AUMENTAR VENDAS EM 25%

Com maior
tempo de iluminação solar após o expediente normal dos trabalhadores e
profissionais liberais, há a clara tendência de que as pessoas fiquem mais
tempo na rua. O horário de verão pode significar o aumento de 25% de
faturamento após as 17h30m para os lojistas que ampliam seu horário de
funcionamento em uma hora, aproveitando o dia mais longo. O índice foi apontado
por levantamento realizado pelo Departamento de Pesquisa da Federação das
Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS).

Com mais tempo livre sob a luz solar, as pessoas permanecem nas ruas por mais
tempo, sem a tradicional pressa de chegar em suas casas. “Assim, é possível
fazer suas compras com calma, sem a pressão do horário no intervalo de almoço”,
aponta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Nesse período, o fato de adiantar os relógios das Regiões Sul, Sudeste e
Centro-Oeste em uma hora, desafoga a necessidade de geração de eletricidade no
horário de pico de consumo (entre 18h e 21h), na ordem de 4,6%. A economia
total de energia chega a cerca de 2000 megawatts, de acordo com o Ministério de
Minas e Energia, o que corresponde a cerca de 75% do consumo anual de energia
em Porto Alegre.

De acordo com o Departamento de Pesquisa da FCDL-RS, o horário de verão é o
segundo fator mais importante de alavancagem das vendas varejistas no último
trimestre do ano. Este só perde para os números oriundos do Natal.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS,
fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como
principal objetivo o desenvolvimento do setor varejista gaúcho, amparando e
defendendo os interesses dos seus associados, através de uma agenda estratégica
focada em tornar o setor referência mundial até o ano de 2017. Gestora Estadual
do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, criado há 57 anos por lojistas, é hoje
referência Estadual e Nacional em informação de crédito de consumidores
inadimplentes, dados e indicadores de inadimplência e análise de risco nas
vendas a prazo no varejo.

Foto 1 – Livraria Dienstmann

Crédito: Marcelo Matusiak

Foto 2 – Presidente da FCDL – RS, Vitor Augusto Koch.

Crédito: Divulgação

 

 
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