HORTOLÂNDIA GANHA CENTRO COMUNITÁRIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E CIDADANIA

26 de agosto de 2015.
A
partir desta quarta-feira (26/08), a população de Hortolândia (SP) passa a contar
com um novo serviço oferecido pela Justiça. É o Cejusc (Centro Comunitário de Solução
de Conflitos e Cidadania), órgão que proporciona a conciliação de casos que, em
outras situações, poderiam resultar em processos judiciais. Por meio de um
mediador ou conciliador, casos que não dependem da decisão de um juiz podem ser
resolvidos de maneira ágil gratuita e eficiente. Para ter acesso ao serviço, o
cidadão pode procurar o mediador diretamente no fórum de Hortolândia. Este
mediador irá convocar as partes envolvidas para a conciliação. O objetivo é
resolver o conflito existente por meio do acordo entre as partes.
A
novidade foi apresentada, nesta terça-feira (25/08), no Fórum de Hortolândia,
pelo desembargador José Roberto Neves Amorim, presidente do Fórum Nacional de
Conciliação. Participaram da solenidade a juíza diretora do Fórum de Hortolândia,
Juliana Hibraim Guirao Kapor; a vice prefeita e Secretária de Governo, Renata
Belufe, que representou o prefeito Antonio Meira; e diversas outras
autoridades. “Este é o 142º Cejusc de São Paulo, estado que concentra 25
milhões de processos, um quarto dos processos do Brasil. O objetivo deste
serviço é promover a conciliação. A evolução social começa pela pacificação. A
pacificação é sempre o caminho mais curto, ideal, que as pessoas tem que
encontrar”, destacou o desembargador.
 Amorim
explicou que o serviço faz parte das políticas públicas do CNJ (Conselho
Nacional da Justiça) em prol da uniformização do atendimento da justiça em todo
o País. “Não podemos abrir mão desse ato de cidadania. O mediador tem a função
importante de aproximar as pessoas para que elas encontrem a solução para seus
problemas. Quando um juiz decide, ele encerra um processo, mas nem sempre
pacifica o conflito. A conciliação é um passo para a mudança da cultura”,
enfatizou o magistrado.
No
ano de 2014, conforme Amorim, mais de 100 mediações foram realizadas, Isso
significa que 100 casos de conflitos diversos, como casos de famílias, direitos
do consumidor, separações e outras situações foram resolvidas sem a necessidade
de abertura de processo, o que levaria mais tempo para ser solucionado. Além da
rapidez no atendimento da demanda do cidadão, o Cejusc diminui o nímero de
processos nos fóruns. “Um Cejusc equivale a 10 varas de família. Além disso,
temos um índice de sucesso de 93% das mediações”, exemplificou o desembargador.
“Esta é uma grande conquista para Hortolândia, que há algum tempo dependia dos
serviços do Fórum de Sumaré. Hoje, temos nosso fórum, com serviços acessíveis à
população e um trabalho maravilhoso sendo desempenhado pelo Judiciário aqui na
nossa cidade”, disse a vice prefeita. Renata lembrou que, em breve, o fórum
mudará de endereço para o novo prédio em construção, que vem sendo construído
em parceria com a Prefeitura. “O Tribunal de Justiça traz mais uma conquista
para a população de Hortolândia. O Judiciário busca de forma mais efetiva
atender ao povo por meio do Cejusc, com objetivo de proporcionar entendimento
antes que haja a procura pelo Fórum. É com grande alegria que recebemos este
serviço”, destacou a juíza Juliana Kapor.

Foto: Centro de conciliação de conflitos.
Crédito: Divulgação/PMH.

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