HORTOLÂNDIA TEM PROJETO PILOTO DE RECICLAGEM DE COLCHÕES E SOFÁS

A Dow em parceria com o Instituto Akatu escolheu Hortolândia (SP), município da Região Metropolitana de Campinas, para um projeto piloto em nível nacional para circularidade de colchões, chamado Reuse.

A iniciativa que conta com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, tem como objetivo apoiar a coleta seletiva, sensibilizar e mobilizar a população em relação ao descarte correto e à reciclagem de resíduos incluindo colchões e sofás, reforçando o compromisso da Dow com a economia circular.

Por meio do Reuse, a Dow quer garantir que a espuma de poliuretano e os demais materiais que compõem os colchões e sofás sejam reaproveitados em um novo ciclo de produção, fomentando a circularidade e o desenvolvimento sustentável na região.

Até o momento, cerca de 1.800 sofás e colchões que iriam para aterros sanitários foram coletados e encaminhados à cooperativa local para reaproveitamento dos materiais, incluindo a espuma de poliuretano. Esse número deverá passar de 2.500 itens recuperados até dezembro.

O investimento do projeto é de mais de R$ 1 milhão e as ações estão centradas em diferentes frentes de atuação.

As ações educacionais coordenadas pelo Instituto Akatu com apoio da Prefeitura de Hortolândia são direcionadas a professores e alunos da rede municipal sobre consumo consciente e gestão de resíduos.

Adequação de PEVs – Postos de Entrega Voluntária, que receberam infraestrutura para acomodar sofás e colchões descartados pela população.

A implantação de um sistema logístico para enviar esses produtos à cooperativa que realiza a recuperação de materiais, como espumas, madeira, molas e tecidos.

Os projetos da Dow com foco em reciclagem e reaproveitamento de materiais fazem parte do conjunto de ações globais para alcançar as Metas em Sustentabilidade da empresa até 2050.

Essas metas incluem a neutralidade em carbono para proteção do clima e a eliminação dos materiais plásticos como resíduos para fortalecer a economia circular.

O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e cuidados do consumidor. A Dow opera 106 unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 35.700 pessoas. Em 2020, gerou aproximadamente US$ 39 bilhões em vendas. No Brasil, mais de 2 mil funcionários integram a equipe. A Dow atua em 10 unidades de produção distribuídas nos estados de São Paulo, Pará, Bahia e Minas Gerais. A sede das operações na América Latina está localizada na capital de São Paulo. Além disso, também conta com um Centro de Inovação com todos os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento integrados, em Jundiaí (SP). Em Hortolândia, a Dow tem uma fábrica de silicones.

 

Foto: Envio dos sofás e colchões descartados pela população para a cooperativa de reciclagem.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Facebook
Twitter
LinkedIn