HOTEL RAMADA, NO PARQUE CORPORATIVO BRESCO VIRACOPOS, CONQUISTA TÍTULO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL LEED SILVER

A Bresco Investimentos, referência em locação de galpões e escritórios eficientes e sustentáveis, acaba de conquistar a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), nível Silver, para mais um dos seus empreendimentos. Desta vez, o imóvel que ganha o título de construção sustentável é o Hotel Ramada, administrado pela Vert e pela Wyndham Hotéis e localizado dentro do Parque Corporativo Bresco Viracopos, em Campinas, considerado um dos empreendimentos mais sofisticados do Brasil.

Reconhecida mundialmente como parâmetro de mensuração para construções sustentáveis, a certificação Leed avalia várias premissas de sustentabilidade que foram adotadas e executadas no empreendimento com foco na eficiência energética. São analisadas, por exemplo, a economia no custo de energia, a redução do consumo de água potável para irrigação do paisagismo e o reuso de água tratada. São avaliados ainda itens como iluminação natural, qualidade do ar interior e uso de madeira certificada (FSC) para a consolidação de um empreendimento altamente sustentável e eficiente.

Inaugurado em 2006, com área construída de 7.019 m², o Hotel Ramada possui 200 quartos. Instalado em uma região estratégica e em pleno desenvolvimento, o hotel atende ao Parque Corporativo Bresco Viracopos, além do aeroporto de Viracopos e da região. “O empreendimento recebeu reconhecimento e pontos por inovação no controle da quantidade das águas pluviais, redução do consumo de água potável e na gestão dos resíduos de obra, com redução significativa da destinação a aterros sanitários”, explica Carlos Sisti, diretor de operações da Bresco. Edifícios com certificação Leed proporcionam diversos benefícios sociais, ambientais e econômicos. Os chamados prédios verdes têm geralmente, por exemplo, valores de condomínio mais baixos do que edifícios convencionais. Essa diferença decorre, especialmente, dos ganhos com a redução de consumo de energia, água e custo operacional do imóvel.

A Bresco é membro fundador do GBC (Green Building Council) Brasil e acredita que a certificação reforça o posicionamento da companhia no compromisso de buscar soluções sustentáveis para o desenvolvimento de imóveis que estejam em harmonia com o meio ambiente e com as comunidades do entorno, proporcionando bem-estar aos usuários. Do seu atual portfólio, a Bresco possui outros empreendimentos corporativos com certificação Leed, como o Hub Natura e o G1 Viracopos. “Estamos muito contentes com essa conquista, pois, além de ser um reconhecimento da nossa preocupação com o meio ambiente, colaboradores e sociedade, a certificação traduz também nossos pilares de inovação e sustentabilidade. Pertencer ao seleto grupo de hotéis líderes em sustentabilidade no Brasil certamente impacta nossos hóspedes. Promover o bem-estar de todos é, sem dúvida, papel fundamental da hospitalidade”, afirma Erica Drumond, CEO da Vert Hotéis, administradora do Ramada Hotel Aeroporto Viracopos.

A Bresco instalou no Parque Corporativo Bresco Viracopos carregadores para abastecer até dois veículos elétricos simultaneamente. O equipamento atende às características de carga para todos os veículos do mercado e será abastecido com energia proveniente da usina de energia solar com painéis fotovoltaicos instalada no empreendimento. Essa usina supre o consumo de energia das áreas comuns do condomínio, composto por iluminação com lâmpadas LED e sistemas de bombeamento com grande eficiência energética.

Além disso, o parque possui ETE (estação de tratamento de esgoto) composta por sistema de membranas ultrafiltrantes, que representa o que existe de mais avançado em tratamento de efluentes doméstico e industrial com capacidade de tratamento de 100% do efluente gerado. Esse processo permite o uso do efluente como água de reuso nos imóveis que possuem a caixa d´água destinada ao reuso para irrigação dos jardins e utilização específica nas bacias sanitárias. Quando há excedente de água tratada, é possível o descarte de uma água com grande teor de pureza no córrego Viracopos, sem nenhum prejuízo ao meio ambiente. Esse procedimento tem outorga do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo).

O parque tem 247 mil m² de área verde preservada e recebeu o plantio, manutenção e conservação de mais de 26 mil espécies da Mata Atlântica na área de preservação ambiental, visando o incremento da flora nativa. Além disso, há programas de controle e monitoramento da fauna, avaliações periódicas da emissão de ruídos gerados pelo empreendimento, controle da qualidade da água do córrego Viracopos, no trecho em que cruza o Parque Corporativo, e coleta seletiva de lixo.

As ações voltadas para a sustentabilidade vêm ao encontro da política da Bresco Investimentos, que sempre teve uma grande preocupação em seus empreendimentos com os assuntos ligados à preservação e à qualidade do meio ambiente.

O Parque Corporativo Bresco Viracopos é empreendimento de uso misto com aproximadamente 1 milhão de m² e terreno de 418 mil m² de área potencial construída, localizado ao lado do Aeroporto de Viracopos. O Parque Corporativo conta com prédios de escritórios, centros de treinamentos, galpões para logística, módulos para indústria leve e tecnologia, trilha ecológica para a prática de exercícios e o Hotel Ramada, com 200 quartos. Atualmente, operam no empreendimento as empresas John Deere, Grupo Ultra, DHL, Azul Linhas Aéreas, FCA – Fiat Chrysler Automóveis, Embraer Savis, UPS, Gollog e Benteler Automobiles.

A Bresco é uma empresa de investimento imobiliário com foco no segmento corporativo. Destaca-se pela sua equipe altamente especializada e com um amplo e reconhecido histórico de transações, pela qualidade de seus empreendimentos, assim como pelas relações que constrói e cultiva com seus clientes, fornecedores, parceiros e comunidades. Referência em terceirização imobiliária, a Bresco atua por meio de quatro modelos: Built to Suit (desenvolvimento e construção sob medida de acordo com as demandas de seus clientes, por meio de contratos de locação de longo prazo), Sale-leaseback (aquisição da propriedade do cliente e concomitante locação de longo prazo), Aquisição de propriedades em geral e Desenvolvimento especulativo (aquisição de terrenos e edifícios estrategicamente localizados para a implantação de projetos seguindo padrões de mercado, visando flexibilidade de uso para os ocupantes). Além do compromisso com a qualidade dos seus imóveis, a Bresco prioriza o cuidado com o meio ambiente, adotando as melhores práticas em seus projetos e na execução de suas obras.

 

Foto: Ramada Hotel Aeroporto Viracopos.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SAIBA USAR O TEMPO COMO ALIADO NO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

ARTIGO DE JOÃO GUILHERME CAENAZZO O planejamento sucessório – que por décadas chegou a ser …

Facebook
Twitter
LinkedIn