HYDRO REALIZA TREINAMENTO COM FORNECEDORES SOBRE DIREITOS HUMANOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Apoiar o desenvolvimento de seus fornecedores e estimular uma atuação socialmente responsável em toda a cadeia. Com esse objetivo, a Hydro, empresa integrada de alumínio e energia, está promovendo, em parceria com o Instituto Ethos, a quarta edição do Programa de Fornecedores da Hydro, o PDF, focado em Sustentabilidade e Direitos Humanos. O primeiro treinamento presencial ocorreu no último mês, no hotel Radisson Maiorana, em Belém. O tema abordado com representantes de 24 empresas foi Direitos Humanos e Responsabilidade Social Empresarial.  Pela primeira vez, por meio dessa parceria com a Hydro, o Ethos traz seu programa de sustentabilidade na cadeia de valor para o Pará. “Esta edição especial do PDF está alinhada ao nosso compromisso com os Direitos Humanos. Com este treinamento, compartilhamos conhecimento com nossos fornecedores, que têm a oportunidade de expandir suas iniciativas e atuar com o mesmo comprometimento e responsabilidade que a Hydro. Cada vez mais, é importante que as empresas atuem de forma responsável socialmente, garantindo direitos e promovendo uma sociedade mais justa, respeitosa, inclusiva e sustentável, avaliou Eduardo Kaiser, gerente sênior de Governança e Desenvolvimento de Fornecedores.

Este foi o primeiro módulo presencial do conjunto de capacitações e mentorias que compõem o programa, lançado em abril. Durante o encontro, o presidente do Instituto Ethos, Caio Magri, destacou o papel das empresas como parceiras para a construção de uma sociedade sustentável e mais justa. O treinamento foi conduzido pela coordenadora de Projetos de Direitos Humanos do Instituto Ethos, Scarlett Rodrigues. Além de promover o diálogo com os participantes, foram apresentados dados que refletem os recortes da sociedade brasileira em raça, gênero e orientação sexual e sua relação com o mercado de trabalho. No mesmo dia, também foi realizado um treinamento adicional com o time de Suprimentos da Hydro sobre o tema, a fim de que os profissionais estejam em linha com os compromissos de Direitos Humanos que tem sido trabalhados junto aos parceiros da companhia.

A atividade permitiu aos fornecedores, que atendem a Hydro e a Albras, perceberem o que já desenvolvem em suas empresas em relação a Direitos Humanos. “Nós fazemos mais do que cumprir leis. A gente faz da obrigatoriedade da lei uma oportunidade para transformar o que nos cerca, participando de fato das comunidades. O que a Hydro propicia hoje, neste treinamento, favorece o conteúdo para o nosso trabalho”, comentou Luiz Antonio de Lima, diretor da Conorte – fornecedora de serviços de engenharia e manutenção.

Estimulando o desenvolvimento local

O compromisso da Hydro com o estímulo à economia das comunidades vizinhas às suas operações é uma prioridade. Desde 2018, a empresa e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da REDES – Inovação e Sustentabilidade Econômica, promovem o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF). A iniciativa busca não só apoiar economicamente a região, mas também investir no potencial humano dos fornecedores locais. As três primeiras edições qualificaram mais de 400 pessoas com 71 módulos de aprendizado.

Este ano, a Hydro está promovendo uma edição especial sobre sustentabilidade na cadeia de valor, com foco em Direitos Humanos. Desenvolvida em parceria com o Instituto Ethos, a iniciativa teve como objetivo estimular e fortalecer a atuação empresarial responsável. No total, mais de 30 fornecedores, entre paraenses e de outros estados, participaram do programa.

Entre disciplinas, mentorias, self assessment, os fornecedores estão sendo capacitados para diagnosticar, planejar e criar planos de ação para apoiar sua responsabilidade corporativa e gestão em Direitos Humanos. Lançado em abril, as atividades do programa têm a duração de um ano.

 

Foto 1 – Capacitação Direitos Humanos – Programa de Desenvolvimento de Fornecedores.

Foto 2 –  Treinamento adicional com o time de Suprimentos da Hydro.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CO-FUNDADORA DO ARQ FUTURO DEFENDE RECUPERAÇÃO DOS CENTROS COMO OPÇÃO DE MORADIA

Nesta semana Campinas foi sede de um evento com palestrantes internacionais e expoentes brasileiros dos …

Facebook
Twitter
LinkedIn