IBEF CAMPINAS INTERIOR PAULISTA DISCUTE REFORMA TRIBUTÁRIA EM EVENTO

IBEF CAMPINAS INTERIOR PAULISTA DISCUTE REFORMA TRIBUTÁRIA EM EVENTO

A Reforma Tributária é cercada de muitas dúvidas sobre o processo de implementação nas empresas, a partir de sua regulação. O IBEF Campinas Interior Paulista – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças promoveu na última terça-feira (29/10), no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas, um evento com o tema “Impactos da Reforma Tributária na Gestão das Empresas”.

O presidente do IBEF Campinas Interior Paulista, Valdir Augusto de Assunção, disse que é o terceiro evento promovido pela Instituição voltado para a reforma tributária. Para ele, tanto no primeiro quanto no segundo evento tinham, ainda, muitos assuntos num plano mais macro da reforma tributária. “Nesse último evento já começam a surgir duvidas mais práticas, que são de fato, o dia a dia das empresas. A dificuldade que você vai ter em questões relacionadas ao tributo. Até então, quem pagava era quem vendia e agora vai ser quem comprou o produto que vai ter que pagar por conta daquele que vendeu, então começam a ter complicações de como eu controlo isso. Como eu me certifico que esse tributo está sendo pago? Quais os sistemas que as empresas têm que ter? Como elas vão estar se preparando para isso? Sistemas de informática, SAP, então são várias questões que para serem colocadas em prática dependem de mudanças na cultura da empresa, de investimentos que a empresa terá que fazer para poder processar todas essas informações”,  apontou.

Carlos Leme, Head of Tax da Zoetis e um dos palestrantes, destacou que estamos em um estágio no qual existem mais duvidas do que soluções. Por isso é o momento do debate e de se apoiar para enfrentar os desafios que estão por vir. “Para mim as duvidas ainda não estão nas duvidas técnicas, de interpretação, mas sim nas duvidas de implementação de como as pessoas vão se preparar internamente  e fazer a implementação”, disse.

Carlos Leme também acredita ser primordial o desafio de sensibilizar as demais áreas dentro da companhia nessa questão tributária. “Precisa se extrapolar de que a reforma tributária é um tema exclusivo da área tributária. Ela atinge a organização de ponta a ponta. Para mim, o maior desafio  é esse no momento em sensibilizar as demais áreas e alta administração”, concluiu.

O outro palestrante, Bruno Gemeinder Teixeira, Head of Tax da Siemens Energy declarou que as duvidas e incertezas são pertinentes até porque o pacote legislativo ainda não está terminado e ainda tem muito a ser discutido. “Como a reforma tributária vai impactar os negócios, cadeia logística, cadeia de valor, eventual concorrência em termos de precificação, necessidade de investimento em infraestrutura, de sistemas e não só pensando na parte tributária, mas também a própria parte de ERP, que são sistemas que rodam os negócios. A gente percebe que são incertezas, são indagações que são compartilhadas por todos os colegas, principalmente, aqueles que trabalham na área tributária”, avaliou.

Bruno Teixeira reforçou que um dos desafios tange em como fazer essa gestão da área tributária e que conexões têm com outros departamentos. “Pensando no planejamento que necessitaremos ter para enfrentar a reforma tributária em um modelo novo e a gente vai ter que reaprender a navegar nesse novo mundo que vem pela frente”, finalizou.

O presidente do IBEF Campinas Interior Paulista, Valdir Augusto de Assunção, afirmou que muitos eventos serão realizados para discutir os avanços que venham a ser feitos durante o processo de implementação da reforma tributária.

Fotos 1 e 2 – Evento promovido pelo IBEF Campinas Interior Paulista com o tema “Impactos da Reforma Tributária na Gestão das Empresas”.

Crédito: Divulgação.

Assine nossa newsletter

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Aplicam-se os Termos de Serviço.