ICP BRASIL LEVA BLOCKCHAIN ÀS ESCOLAS E UNIVERSIDADES

O novo hub da Internet Computer no Brasil (ICP) chegou neste ano com a proposta de trazer maior visibilidade para o mercado brasileiro com sua tecnologia inovadora e descentralizada e já está movimentando a indústria ao promover aulas sobre todo o ecossistema blockchain nas universidades e escolas a partir deste mês de março.

À frente deste importante projeto no Brasil está João Kury, cofundador e líder da Modular Crypto, que desenvolveu o roadmap e a proposta de fomento da comunidade da ICP no Brasil, criando um ponto de encontro com a comunidade cripto brasileira e um projeto blockchain internacional.

O programa teve início em fevereiro nas redes sociais e também no Colégio Uirapuru em Sorocaba e proporcionou aos alunos uma experiência de conhecimento sobre blockchain ao oferecer discussões sobre a tecnologia e suas aplicações, de forma simples, dinâmica e imersiva. Além disso, a discussão demonstrou a importância de se envolver em projetos tecnológicos que estão ditando as tendências profissionais a partir de agora.

O tema que envolve as aulas é “Introdução à tecnologia Blockchain e oportunidades no ecossistema”, e tem à frente da iniciativa os professores Eduardo Guariglia e Henrique Kopke.

A ideia do hub da ICP no Brasil é engajar a comunidade, promover e desenvolver novos talentos, além de reforçar como a blockchain da Internet Computer está transformando o mundo com sua eficiência e atuação distinta. Ao trazer a realidade do ecossistema para o ambiente da educação, os especialistas acreditam que é uma oportunidade ímpar para agregar conhecimentos e, principalmente, aproximar a blockchain das pessoas que ainda não estão familiarizadas com a tecnologia e suas infinitas possibilidades.

O mercado brasileiro tem um potencial enorme quando se trata de blockchain. Segundo dados da Chainalysis de 2023, o Brasil já é o maior país da América Latina em adoção de cripto, embora seja esquecido pela maior parte de projetos dentro do ecossistema. Isto devido a maioria dos materiais e conteúdos educativos sobre cripto estarem em inglês, ou no máximo espanhol, idiomas que a maior parte da população brasileira não está familiarizada.

Atentos às lacunas do mercado de blockchain brasileiro e seu potencial, a ICP Hub Brasil veio com a proposta de transformar essa realidade no cenário brasileiro e trazer mais acessibilidade ao conhecimento e oportunidades blockchains para as pessoas.

Outras instituições também serão contempladas pela iniciativa, como a Unesp, UFSCAR, UFRJ, escolas técnicas vinculadas ao Centro Paula Souza, Athom, Unip, Fatec, entre outras nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte-MG, Sorocaba-SP, Tatuí-SP e Itu-SP.

A ICP Brasil é uma blockchain autônoma e descentralizada que permite a construção e acesso por qualquer pessoa. O projeto foi incubado e lançado pela Fundação DFINITY em maio de 2021, embora tenha sido desenvolvido e estudado desde 2015. A Internet Computer é projetada para habilitar os serviços de internet, sistemas empresariais, finanças descentralizadas (DeFi) e aplicações descentralizadas (DApps) do futuro. Seu modelo de negócios gira em torno da criação de oportunidades econômicas.

Atualmente, a ICP conta com 23 HUBs oficiais ao redor do mundo, possui mais de 200 aplicativos em pleno funcionamento na blockchain, 76 subsídios concedidos, 25 mil novos usuários, 60 projetos incubados e colaboração com mais de 32 universidades.

 

Foto: Iniciativa educacional sobre blockchain promovida pela ICP Hub Brasil.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PARKINSON – O QUE É PRECISO SABER

ARTIGO DA MÉDICA LAURA MORIYAMA  A doença de Parkinson foi descrita em 1817 por James …

Facebook
Twitter
LinkedIn