IGET APONTA RITMO DE RECUPERAÇÃO DO VAREJO

O IGet Varejo, índice desenvolvido pelo Departamento Econômico do Santander em parceria com a Getnet, apontou crescimento pelo segundo mês consecutivo, descontados valores sazonais, dando sinais de recuperação do setor gradualmente. Os varejos ampliado e restrito tiveram alta mensal de 8,6% e de 11,7%, respectivamente. Na comparação anual, o aumento foi de 12,6% no ampliado e 13,1% no restrito. “Mesmo sem contar com o Dia das Mães, quando registramos recorde de transações de cartões de débito e crédito, temos visto o varejo mais aquecido desde a segunda quinzena de abril, retomando aos poucos suas atividades”, afirma André Parize, CFO da Getnet.

Das categorias que mais impulsionaram as vendas em maio foram Artigos Pessoais (46%), Vestuário (34,8%), Materiais para Escritório (21,2%) e Partes e Peças Automotivas (10,8%). Importante destacar também o aumento do consumo em Supermercados de 2,4%, uma vez que não teve alta nem queda em abril.

O economista do Santander, Lucas Maynard, faz uma avaliação dos números. “Os números de março, que foram negativos, carregaram estatisticamente um efeito de baixo desempenho da atividade econômica para o segundo trimestre. Porém, com o aumento das vendas no varejo em abril e maio apontados pelo IGet, podemos prever mais equilíbrio do setor terciário”, conclui.

O IGet – Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro – utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória da atividade econômica no Brasil. O método é o same store sales (vendas de uma mesma loja) a cada dois meses. Em maio, a amostra foi de 150 mil estabelecimentos no comércio varejista. São empresas de diferentes tamanhos, segmentos e regiões.

A Getnet é uma empresa de tecnologia do grupo Santander que oferece um portfólio completo de produtos e serviços de meios de pagamentos, com tecnologia de ponta que permite a integração com todos os meios de captura. Com o conceito de multicanalidade, a empresa entrega soluções digitais e físicas, de acordo com a necessidade de cada cliente, seja ele pequeno, médio ou um grande empreendedor e para todos os ramos de atividades. A qualidade da entrega da Getnet é medida com foco na experiência, satisfação e engajamento dos seus clientes certificada pelo selo RA1000, do Reclame Aqui. Além disso, a empresa possui as principais certificações do mercado que garantem segurança e otimização de processos, como os Selos ISO 9001, 27001 e 10002, Visa Pin 2.0, PCI entre outros. A Getnet trabalha para fazer com que o empreendedor brasileiro tenha cada vez mais sucesso e aumente suas vendas. A companhia está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo, segundo o ranking Great Place to Work.

 

Foto: André Parize, CFO da Getnet.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ÁREA CENTRAL LANÇA PRÊMIO REDES E CENTRAIS DE NEGÓCIOS 2021

Reconhecer esforços e projetos que ganharam destaque durante o ano é o objetivo do Prêmio …

Facebook
Twitter
LinkedIn