IMÓVEIS COM SELO FITWEL PODEM TER VALORIZAÇÃO DE ATÉ 20%

IMÓVEIS COM SELO FITWEL PODEM TER VALORIZAÇÃO DE ATÉ 20%

O mercado imobiliário vem assistindo a uma tendência cada vez mais forte: a valorização de imóveis em empreendimentos certificados com selos de saúde, bem-estar e sustentabilidade. Um exemplo recente é o bairro planejado Órigo, da 3z Realty, que acaba de conquistar duas estrelas do selo Fitwel Building Health For All — tornando-se o único empreendimento de Campinas a receber essa certificação internacional.

O selo Fitwel é um dos principais reconhecimentos globais para projetos que promovem ambientes mais saudáveis e sustentáveis. De acordo com Franco Pasquali, economista e CEO da 3z Realty, imóveis localizados em empreendimentos certificados podem alcançar uma valorização de até 20%. “Uma certificação como essa pode agregar mais valor ao empreendimento ao longo do tempo. No entanto, para conquistá-la é preciso muito trabalho e o desenvolvimento de estratégias comprovadas para otimizar a saúde nos espaços construídos, melhorar a qualidade do ar interno, adotar soluções ambientais, entre outras ações”, explica Pasquali.

Situado às margens da Rodovia Dom Pedro, o Órigo se destaca por integrar práticas voltadas à saúde, convivência e sustentabilidade. O projeto inclui espaços de lazer, áreas para atividades físicas, incentivos à alimentação saudável, bicicletários e calçadas largas que favorecem caminhadas e reduzem a circulação de veículos, promovendo mais bem-estar aos futuros moradores.

Soluções sustentáveis para enfrentar mudanças climáticas

Outro diferencial do Órigo é o compromisso com a sustentabilidade e a resiliência ambiental. O projeto foi desenvolvido para enfrentar desafios como mudanças climáticas e eventos extremos, como chuvas intensas, cada vez mais frequentes.

Entre as soluções implementadas, destacam-se a instalação inédita em Campinas de 14 biovaletas, somando cerca de 2.951,67 m², destinadas a gerenciar o escoamento de águas pluviais. O bairro contará ainda com 114 canteiros pluviais (570 m²) e dois jardins de chuva (228,38 m²). Essas estruturas ajudam a desacelerar, filtrar e absorver a água das chuvas, reduzindo os riscos de enchentes e sobrecarga dos sistemas de drenagem.

Além disso, o projeto prevê o aumento de áreas verdes para reforçar o sombreamento, reduzir ilhas de calor e proporcionar bem-estar psicológico, estimulando o contato com a natureza.

Com essas iniciativas, o Órigo não apenas antecipa tendências do mercado imobiliário, como também reafirma o compromisso da 3z Realty em criar empreendimentos mais sustentáveis, saudáveis e preparados para os desafios do futuro.

Foto 1: Franco Pasquali, economista e CEO da 3z Realty.

Foto 2 – Bairro planejado Órigo.

Crédito: Divulgação.

Assine nossa newsletter

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Aplicam-se os Termos de Serviço.