INDAIATUBA REALIZA A 21ª FESTA DAS NAÇÕES COM HOMENAGEM À COLÔNIA ALEMÃ

A 21ª edição da Fenui (Festa das Nações Unidas de Indaiatuba), que conta com o apoio da Prefeitura será realizada de 05 a 07 no Pavilhão da Viber. Este ano a Fenui homenageará a Colônia Alemã do Bairro Friburgo, em Campinas, divisa com Indaiatuba, que comemora esse ano seus 140 anos de fundação. Com entrada gratuita, o objetivo é preservar a história da imigração alemã e a cultura por meio de festas e atividades culturais. A organização da festa promoverá pela primeira vez o ingresso solidário, cujo objetivo é arrecadar um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite, que posteriormente serão doados para entidades de assistência social de Indaiatuba.

Com uma rica programação que oferece uma série de atrações culturais e gastronômicas típicas de diferentes países e regiões do Brasil, a Fenui visa estimular a confraternização étnica e cultural.  A AEEI atualmente é composta por seis etnias: Italiana, Japonesa, Alemã, Suíça, Nordestina e Coni (afrodescendente).

Também marcaram presença na coletiva de imprensa o vereador Massao Kanesaki (DEM), a presidente da AEEI, Maria Angela Faustino, o secretário da AEEI, Sérgio Seigi Saito, dentre outros integrantes da associação e embaixadores de cada uma das etnias.

Concurso Cultural nas Escolas

No domingo (07) às 15h o público poderá conhecer os vencedores do concurso cultural de desenho e redação promovido pela associação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação para alunos de oito escolas municipais da cidade. São elas: da EMEB “Prof. Wladimir Olivier”; EMEB “Prof.ª Sylvia Teixeira de C. Sannazzaro”; EMEB “Prof. Antonio Luis Balaminutti”; EMEB “Profª Renata Guimarães Brandão Anadão”; EMEB “Profª Maria José Ambiel Marachini”; EMEB “Profª Laura Fahl Corrêa”; EMEB “Padre Joaquim Aparecido Rocha” e EMEB “Dom Ildefonso Stehle”.  O tema proposto para os estudantes foi: “A Cultura Alemã em Indaiatuba e Região”.

Colônia Alemã

As 34 famílias fundadoras de Friburgo partiram de Holstein (norte da Alemanha) em 1857. “Friedburg”, cujo significado é “Castelo da Paz” foi doado aos moradores, pois o convívio fraternal, e a tranquilidade reinava entre aquelas famílias. Cultivavam batata, arroz, feijão, milho, café e conseguiram também um bom rebanho de gado de leite. Os produtos eram comercializados, em sua maioria, em Campinas. Atualmente a colônia alemã conta com o grupo de dança Tanzgruppe Friedburg.

 

Foto: Apresentação da Festa das Nações.

Crédito: Divulgação/PMI

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

RAPIDÃOAPP DEVE FECHAR PRIMEIRO ANO DE ATIVIDADES COM 250 OPERAÇÕES

Criada para atender a pequenas e médias cidades, entre 25 mil e 600 mil habitantes, …

Facebook
Twitter
LinkedIn