INDÚSTRIA DA REGIÃO DE CAMPINAS REGISTRA GERAÇÃO DE EMPREGOS

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas registrou saldo positivo de empregos no mês de fevereiro de 2018 com 400 contrações. No acumulado do ano já são 1.950 contratações e nos últimos 12 meses, o saldo também é positivo com 2.000 postos de trabalho.5388(b)_Coletiva Ciesp-Campinas_Crédito_Roncon&Graça Comunicações

Em fevereiro, houve variação positiva de Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos de 2,73%; Produtos Químicos de 0,64%; Produtos de Minerais  Não Metálicos de 0,50% e Produtos de Borracha e de Material Plástico com alta de 0,34%.

A Sondagem Industrial relativa a fevereiro elaborada pelo Centro de Pesquisas Econômicas da Facamp (Faculdades de Campinas) junto às empresas associadas ao Ciesp Campinas mostra que além do aumento do emprego também tiveram índices positivos as vendas e a produção. O diretor do Ciesp Campinas, José Nunes Filho, entende que isso mostra uma consistência e significa que a economia está crescendo, mas bem lentamente. “Para que isso acelere um pouco mais precisa haver mais dinheiro disponível no mercado. Hoje os empresários estão endividados. Eles estão ainda preenchendo a sua capacidade com o que foi perdido, mas não existe dinheiro disponível para investimento. As taxas de juros são extremamente altas. Nós vivemos aqui um monopólio bancário, um cartel de cinco bancos com spreads artificiais, com taxas de juros das mais altas do mundo, então isso pode travar o crescimento da economia”,diz.

De acordo com a sondagem, os dados relativos às vendas em fevereiro de 2018 cresceram para 52,6% dos respondentes em relação a janeiro de 2018. Para 26,3% o valor das vendas foi estável e para 21,1% a variação foi inferior.

Com relação à produção para 57,9% dos respondentes houve aumento da produção em fevereiro de 2018 em relação a janeiro. Para 10,5%, a produção permaneceu inalterada e 31,6% que houve queda da produção do mês.

O diretor do Departamento de Comércio Exterior do Ciesp-Campinas, Anselmo Riso, comentou que embora a balança comercial regional continue apresentando déficit, o lado positivo é que a corrente de comércio (soma das exportações e importações) da região de Campinas em fevereiro desse ano  cresceu 25% quando comparada com fevereiro de 2017 – de US$ 800 milhões saltou para US$ 1 bilhão.

O economista e professor da Facamp, José Augusto Ruas, disse que os resultados não indicam uma retomada ou uma expansão. “Eu diria que nós estamos descongelando. O buraco econômico que nós entramos ao longo desses últimos anos é tão profundo que nós precisaremos de anos de crescimento para recuperar o que tínhamos em 2014. O que nós temos agora é um pouquinho de vendas e produção melhorando. Há um sintoma de lucratividade melhorando vagarosamente”, destaca.

Foto: Direção do Ciesp Campinas apresenta a sondagem industrial de fevereiro de 2018.

Crédito: Roncon & Graça Comunicações

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VIRACOPOS DEVE RECEBER 248 MIL PASSAGEIROS NO FERIADO DE PÁSCOA

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 248 mil passageiros entre esta …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn